O ovo está entre os alimentos mais consumidos diariamente e muito se fala sobre seu benefício ou prejuízo à saúde. O objetivo deste artigo é explicar as propriedades do ovo e se ele é benéfico ou não à saúde.

O ovo é rico em proteína de alta qualidade, gorduras saudáveis ​​e muitas vitaminas e minerais essenciais, sendo estes detalhes conhecidos por muitos, além também de ter propriedades únicas que os tornam fortes aliados ​​para perda de peso.

Confira o real benefício do ovo para quem deseja emagrecer

O ovo tem baixa caloria

A maneira mais simples de perder peso é reduzir a ingestão diária de calorias, um ovo grande contém apenas cerca de 78 calorias, por outro lado é muito rico em nutrientes. As gemas em especial são ricamente nutritivas.

Três ovos grandes cozidos contêm menos de 240 calorias. Ao adicionar uma generosa porção de vegetais, você pode ter uma refeição completa com cerca de 300 calorias, algo essencial para quem deseja emagrecer.

“Vale lembrar que, se você fritar os ovos com óleo ou manteiga, adicionará a eles cerca de 50 calorias para cada colher de chá usada.”

A proteína do ovo diminui a fome

O ovo é um alimento completo e é incrivelmente denso e cheio de nutrientes, isso se dá principalmente ao alto teor de proteínas.

Sabe-se muito bem que os alimentos ricos em proteínas reduzem o apetite e aumentam a saciedade, em comparação com alimentos que contêm menos proteínas, estudos mostraram que refeições com ovos aumentam a saciedade e reduzem a ingestão de alimentos durante as refeições posteriores, em comparação com outras refeições com o mesmo teor calórico.

O ovo também é alto na escala chamada Índice de Saciedade. Esta escala avalia quão bem os alimentos o ajudam a sentir-se satisfeito reduzindo a ingestão de calorias mais tarde.

Além disso, uma dieta rica em proteínas pode reduzir a compulsão obsessiva de consumo de alimentos em até 60%. Também pode reduzir pela metade o desejo de lanche no período da noite.

indice de saciedade

O ovo impulsiona seu metabolismo

O ovo contêm todos os aminoácidos essenciais, e nas proporções certas. Isso significa que seu corpo pode facilmente usar e absorver a proteína presente nos ovos para manutenção do metabolismo.

O consumo da proteína presente no ovo em um estudo constatou o aumento do metabolismo em até 80 a 100 calorias por dia, através de um processo chamado Efeito Térmico dos Alimentos.

“O efeito térmico dos alimentos é a energia requerida pelo organismo para metabolizar alimentos em si ela é maior em proteínas do que em gorduras ou carboidratos.

“Isso significa que alimentos ricos em proteínas, como o ovo, ajuda você a queimar mais calorias.”

O ovo é ótimo para o começo do seu dia

ovo cafe da manha

Comer ovos no café da manhã parece ser especialmente benéfico para a perda de peso. Muitos estudos compararam os efeitos da ingestão de ovos pela manhã em vez de comer outros alimentos com o mesmo conteúdo calórico.

Vários estudos em mulheres com sobrepeso mostraram que comer ovos em vez de pães aumentou a sensação de plenitude e fez com que consumissem menos calorias nas próximas 36 horas.

O café da manhã com ovos também ocasionou numa perda de peso até 65% maior em um período de 8 semanas.

Um estudo semelhante nos homens chegou à mesma conclusão, mostrando que um ovo de café da manhã reduziu significativamente a ingestão de calorias nas próximas 24 horas, em comparação com um café da manhã convencional. Os comedores de ovos também se sentiram mais satisfeitos.

Além disso, o café da manhã com ovo causou uma resposta mais estável na glicemia e insulina.

Outro estudo em 30 homens saudáveis ​​e aptos comparou os efeitos de três tipos de café da manhã em três ocasiões distintas. Divididos em grupos consumiram ovos com torradas, cereais com leite e torradas e croissant com suco de laranja.

O café da manhã com ovo causou saciedade significativamente maior, menos fome e menor desejo de comer do que as outras duas refeições.

Além disso, comer ovos no café da manhã fez com que os homens comessem automaticamente cerca de 270-470 calorias menos no almoço e no jantar, em comparação com os outros participantes.

Esta redução impressionante na ingestão de calorias foi involuntária e sem esforço. A única coisa que eles fizeram foi consumir ovos no café da manhã.

Os ovos são baratos e fáceis de preparar

Incorporar o ovo na sua dieta não é muito fácil. Eles são baratos, amplamente disponíveis e podem ser preparados em poucos minutos. Os ovos são deliciosos preparados de quase todas as maneiras, mas geralmente são cozidos, mexidos ou feito omelete.

omelete fit simples

Receita de Omelete Fit Simples

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de aveia
  • recheio de sua preferência (aconselho optar por recheio de vegetais)
  • sal a gosto
  • azeite (opcional)

Modo de Preparo

  1. Em um recipiente, junte o ovo, a aveia, uma pitada de sal e misture
  2. Acrescente o recheio que desejar logo na mistura ou coloque depois que o omelete já estiver pronto
  3. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e a mistura
  4. Vire, deixe fritar do outro lado e está pronto

Adicionar ovos à sua dieta pode ser uma das coisas mais fáceis de fazer se você está tentando emagrecer.

Resumindo

  • O ovo não engorda e já está mais do que comprovado isso.
  • Eles podem fazer você se sentir mais satisfeito e ajudá-lo a comer menos calorias ao longo do dia.
  • Além disso, os ovos são uma ótima fonte de muitas vitaminas e minerais que geralmente faltam na dieta.
  • Comer ovos no café da manhã, pode ser apenas o que se precisa fazer para metabolizar uma boa dieta de emagrecimento.
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