Embora a banana verde seja simplesmente uma banana não amadurecida, ela tem diferentes usos.

Você pode comê-la imediatamente após colhida, porém ela é melhor cozida ou frita.

Nutricionalmente, a banana verde é uma boa fonte de fibra, vitaminas e minerais, e contém um amido que pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, gerenciar o peso e baixar os níveis de colesterol no sangue.

Boa Fonte de Amido Resistente

O amido resistente é um tipo de amido que não pode ser dividido por enzimas em seu sistema digestivo e, portanto, atua mais como uma fibra do que como um amido. As bananas verdes contêm uma grande quantidade de amido resistente, de acordo com um artigo de 2010 publicado no “Pacific Health Dialog”. Incluindo alimentos ricos em amido resistente em sua dieta, como a banana verde, pode-se reduzir o risco de diabetes, ajudando no controle de açúcar no sangue e de doenças cardíacas, ajudando assim a baixar os níveis de colesterol no sangue.

amido resistente

Boa Fonte de Fibras

Além de amido resistente, as bananas verdes também são uma boa fonte de fibras. Uma porção de xícara de banana verde fervida contém 3,6 gramas de fibras, atendendo 14% do seu valor diário. O valor percentual diário é baseado em uma dieta de 2.000 calorias para um adulto saudável. A fibra também pode reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas. Além disso, a fibra no alimento retarda a digestão, ajudando você a sentir-se mais saciado, ajudando assim no controle do peso.

Alto teor de Potássio

Como a banana amadurecida, a banana verde é rica em potássio. Uma dose de 1 xícara de banana verde fervida contém 531 miligramas de potássio. Incluir mais alimentos com alto teor de potássio em sua dieta pode auxiliar você no controle da pressão arterial. A “American Heart Association” recomenda consumir 4.700 miligramas de potássio por dia para uma boa saúde do coração.

Atenção:

“Alimentos com alto teor de potássio não são seguros para todos. Se você tem níveis elevados de potássio no sangue ou doença renal, você deve conversar com seu médico para determinar como inserir estes tipos de alimentos similares à bananas verdes em sua dieta.”

Rica em vitamina B-6

As bananas verdes também são ricas em vitamina B-6. Uma porção cozida de 1 xícara contém 39% de seu valor diário numa dieta de 2000 calorias. A vitamina B-6 desempenha um papel importante em mais de 100 reações enzimáticas em seu corpo. Também é necessária para a formação de hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio em seu corpo. Além disso, a vitamina B-6 ajuda no controle do açúcar no sangue.

Receita de Pasta de Banana Verde

receita pasta de banana verde

Ingredientes

  • 3 bananas verdes

Modo de preparo

  • Lave as bananas e leve para a panela de pressão com a casca e com água suficiente para cobrí-las. Tampe a panela, leve à pressão e quando atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por oito minutos.
  • Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
  • Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e abra a banana com a ajuda de uma faca.
  • Retire a polpa, leve ainda bem quente no liquidificador e bata com o mínimo de água até virar uma pasta bem cremosa.
  • Guarde na geladeira.

Esta pasta pode ser consumida sozinha ou também pode ser utilizada para se fazer bolos, pães, mousses e sucos.

Vale ressaltar que o indicado é consumir no máximo duas colheres de sopa da pasta por dia.

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