O número de bactérias que seu corpo contém é muito maior do que o número de células que nele residem. A princípio, isso pode ser alarmante, mas você não tem nada a temer, já que a maioria dessas bactérias são totalmente inofensivas e não irão prejudicá-lo.

Então, por que estão lá? ? De acordo com os estudos mais recentes, bactérias podem ajudar a ter uma boa digestão .

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<p> Por esse motivo, ter o número certo de bactérias em seu corpo é totalmente positivo para sua saúde. Ter <strong> função imunológica melhorada </strong> pele com melhor aparência, <strong> perder peso </strong> ou reduzir o risco de sofrer de doenças graves são outras características desses pequenos organismos que vivem principalmente nos intestinos. </p>
<h2><span id= Como obter alimentos ricos em probióticos

Encontrar alimentos probióticos pode parecer complicado mas realmente, é muito simples. Os probióticos podem ser encontrados tanto em alimentos quanto em suplementos tudo depende de como você deseja consumi-los.

A questão é que é muito fácil chegar a esse tipo de alimento e é por isso que vamos saber 15 alimentos probióticos naturais .

Alimentos ricos em probióticos

Iogurte

O iogurte é um alimento feito de leite fermentado por isso é um dos alimentos ricos em probióticos . Isso se deve ao fato de que o leite é fermentado com bactérias, especialmente com ácido láctico bactérias e bifidobactérias. Claro, nem todos eles são iogurtes probióticos em alguns deles as bactérias vivas foram eliminadas no processo.

É por isso que é muito importante que você escolha um iogurte com culturas vivas ou ativas para poder usufruir de todas as propriedades que oferece. É sabido que tomar iogurte diariamente tem vários benefícios para a saúde, portanto, adicionar esse recurso proporcionará ainda mais benefícios diariamente.

Kefir

kefir é uma bebida que é feito com leite fermentado. Para sua fabricação, os grãos de kefir são adicionados ao leite de vaca para fornecer essas propriedades probióticas. Kefir não são apenas grãos de cereais, mas trata-se de culturas de bactérias lácticas e leveduras portanto é um dos alimentos ricos em probióticos que podemos encontrar no mercado.

A palavra kefir vem de ' Keyif ', uma palavra de origem turca que significa sentir-se bem e é por esta razão que os nutricionistas recomendam fortemente o seu consumo. Alguns estudos realizados afirmam que o kefir é ainda melhor do que o iogurte, pois tem várias cepas de bactérias e leveduras que são muito benéficas para a saúde.

Chucrute

Um dos alimentos mais antigos e tradicionais é o chucrute . É um repolho picado que foi fermentado por bactérias do ácido láctico e é frequentemente usado como guarnição de um prato.

O sabor fornecido pelo chucrute é ideal para combinar com carnes grelhadas .

Além disso, é um alimento que pode ser armazenado por meses, então você não terá nenhum problema se deixá-lo por várias semanas.

Mas não é apenas um alimento probiótico, chucrute também é rico em fibras e em diferentes tipos de vitamina como C, B e K. Ferro, magnésio e sódio também estão presentes na composição deste tipo de repolho picado. [19659002] Claro, ao comprá-lo é importante que você se certifique de que não foi pasteurizado pois neste tipo de processo as bactérias vivas e ativas são eliminadas.

Tempeh

produtos fermentados de soja como o tempeh, são ideais para consumir como alimentos probióticos naturais que o ajudarão a ter um sistema imunológico imbatível.

A forma do tempeh é muito semelhante à do hambúrguer e seu sabor é semelhante ao das nozes, pois o que é um alimento que, além de oferecer uma infinidade de benefícios, deixará você com um gosto gostoso na boca.

É um alimento rico em proteínas muito popular na Indonésia, usado como substituto da carne em todo o mundo, especialmente pela comunidade vegetariana .

O processo de fermentação pelo qual a soja passa reduz significativamente a quantidade de ácido fítico que este alimento contém, portanto, a absorção de minerais será muito mais fácil para o sistema digestivo.

Kimchi

Alimentos fermentados são muito populares na Coréia e, portanto, kimchi é um dos pratos mais populares em todo o país. É um prato picante cujo ingrediente principal é o repolho e no qual muitos tipos de temperos são usados, como alho, pimenta ou gengibre, para dar aquele sabor picante e saboroso.

Kimchi contém bactérias do tipo ácido láctico que o ajudarão a ter uma digestão correta, apesar de ser um prato picante. Além disso, este prato coreano rico também fornece vitaminas e minerais, como vitamina B2 ou vitamina K.

Miso

Da fermentação que é realizada a partir de soja com sal e o cogumelo koji surge o miso um condimento de origem japonesa amplamente utilizado em pequenos-almoços e sopas. O missô também pode ser originado da combinação de cevada, arroz e centeio, embora a fermentação da soja com koji seja a mais comum.

Além de ser um dos alimentos ricos em probióticos miso também fornece proteínas e fibras. É rico em vitaminas, minerais e alguns fitonutrientes como magnésio, cobre ou vitamina K.

Um estudo recente confirmou que consumir regularmente sopa de missô pode ajudar a reduzir muito o risco de câncer de mama. drasticamente.

Kombuchá

Como o resto do alimento probiótico o kombuchá é um chá fermentado por um conjunto de boas bactérias e leveduras muito benéfico para o corpo. Este chá está se expandindo gradualmente em todo o mundo, embora seu maior consumo seja em países asiáticos.

A cor do chá de kombuchá pode ser preta ou verde e muitas pessoas o usam como substituto do álcool devido ao seu sabor forte e característico, especialmente para pessoas que seguem uma dieta vegana crua.

Picles

Um dos alimentos probióticos naturais são picles que foram preservados em solução à base de sal e água.

São os pickles típicos com sabor a vinagre que encontramos em todos os supermercados e que são muito apreciados pelos jovens. Quem não comeu um sanduíche feito com picles e maionese?

Para fazer esta refeição probiótica os picles são fermentados por um longo período de tempo usando suas próprias bactérias de ácido láctico.

En neste processo, quando adquirem este sabor característico e se tornam uma grande fonte de bactérias probióticas saudáveis ​​ que ajudam a melhorar a saúde.

Whey

Whey É uma variedade de bebida láctea fermentada que oferece muitos benefícios graças à sua característica probiótica.

Claro, você deve ter em mente que existem dois tipos de soro de leite, o tradicional e os cultivados e que apenas os primeiros são aqueles que contêm probióticos.

Soro de leite cultivado são aqueles que geralmente são encontrados em grandes superfícies e não têm benefícios probióticos.

Também contém várias vitaminas e minerais de grande importância como vitamina B12, cálcio e fósforo. Whey é um alimento probiótico de baixa caloria.

Natto

Como tempeh e missô, natto é outro dos produtos feito de soja fermentada e contém uma cepa bacteriana conhecida como Bacillus subtilis .

Tem um cheiro muito característico e uma textura viscosa, o que o torna um alimento ideal para misturar com arroz e levá-lo no café da manhã, Na verdade, o natto é um dos ingredientes básicos da culinária japonesa.

Um estudo realizado com pessoas pertencentes a idosos concluiu que o consumo regular de natto os ajudava a melhorar a saúde óssea devido ao seu alto teor de vitamina K2.

Após esta descoberta, os pesquisadores começaram a analisar o natto e concluíram que o natto pode ajudar a prevenir a osteoporose .

Queijos

O queijo é geralmente um alimento rico em nutrientes, como proteínas ou vitamina B12. É por esta razão que o seu consumo é recomendado regularmente.

Além disso, os queijos, quando fermentados, são geralmente ricos em probióticos uma vez que bactérias boas podem sobreviver perfeitamente ao envelhecimento de alguns tipos de queijos como o gouda ou o requeijão.

Claro, é importante verificar o rótulo de todos os queijos que contenham culturas vivas e activas, uma vez que, se não os contiverem, não podemos considerá-los alimentos ricos em probióticos apesar de ser fermentado.

Chocolate amargo

Embora seja um alimento que deve ser consumido com moderação devido ao seu alto teor de gordura, o chocolate amargo é um produto probiótico natural muito saudável e adequado para todos os tipos de dietas, incluindo dietas veganas e cruas veganas pois não é feito de produtos de origem animal.

O chocolate escuro é perfeito para beber com café ou a um iogurte probiótico, pois, desta forma, pode ser perfeitamente complementado.

Spirulina

A espirulina é uma das algas mais conhecidas do mundo com uma cor muito verde-azul característico e está cheio de bactérias boas que ajudam a melhorar o corpo e também ajudam a perder peso.

É verdade que, em princípio, pode ser um pouco complicado de usar, mas realmente é um alimento probiótico que pode ser usado em diferentes pratos.

Pode ser adicionado seco ou fresco, como se fosse um vegetal, a saladas ou você pode preparar um batido de espirulina após o treinamento diário. A sopa de algas com espirulina também é adequada.

Azeitonas

Se você deseja consumir um probiótico natural não há nada melhor do que adicionar algumas azeitonas naturais à salada de ervas frescas e espirulina. [19659002Éum alimento probiótico muito saudável, embora, como sempre, deva ser consumido com moderação para não adicionar quilos extras, pois as azeitonas são muito ricas em gorduras boas, como o azeite. [19659002] Seja como aperitivo ou como parte de uma refeição, azeitonas ou azeitonas como são conhecidas em muitos lugares, são altamente recomendadas para obter os nutrientes de que o corpo humano necessita todos os dias.

Microalgas

O algas são consideradas vegetais do mar e, portanto, são classificadas como superalimentos devido ao seu alto valor nutricional. Microalgas são alimentos probióticos naturais que adicionam uma quantidade considerável de bactérias benéficas ao corpo, como as bifidobactérias. É por isso que estão muito bem posicionados nas cozinhas de todos os chefs do mundo, especialmente nas cozinhas japonesas.

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