Quando você é pai, uma das questões que mais o preocupa é sem dúvida a alimentação dos seus filhos, principalmente porque hoje temos todos os tipos de alimentos à nossa disposição, e é cada vez mais difícil saber se são produtos saudáveis, ou se, pelo contrário, vão prejudicar a saúde dos filhos.

Além disso, também é difícil saber a proporção dos grupos de alimentos que os nossos filhos devem comer e se o fazemos bem ou não. Para resolver todos esses tipos de dúvidas, felizmente temos a chamada: pirâmide alimentar para crianças.

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<p> Esta pirâmide contém todos os grupos de <a href=alimentos que devem consumir para serem totalmente saudáveis ​​e cuidados.

Para tirar todas as suas dúvidas, a seguir, vamos te contar tudo O que você deve saber sobre a alimentação infantil e, especificamente, sobre a pirâmide alimentar para crianças .

Por que uma boa dieta é tão importante?

Obviamente, uma boa dieta é fundamental para qualquer pessoa, pois sem ela poderíamos facilmente adoecer ou até morrer. Mas isso assume uma nova dimensão quando falamos de crianças, elas estão em pleno desenvolvimento, um desenvolvimento que só é possível graças aos alimentos que comem diariamente.

Principais razões pelas quais é essencial que as crianças tenham um bom os alimentos são:

Durante a infância, os hábitos são estabelecidos

Numerosos estudos científicos confirmaram que é durante a infância que se estabelecem os hábitos pelos quais vamos dirigir o resto de nossas vidas. Hábitos que durante a idade adulta serão muito mais difíceis de mudar e modificar.

Portanto, as crianças que têm a sorte de ter uma dieta variada e equilibrada rica em nutrientes e vitaminas, são muito mais probabilidade de permanecer exatamente igual na idade adulta, sendo mais saudável e tendo uma melhor qualidade de vida.

Caso contrário, tentar como um adulto mudar os hábitos de uma vida pode ser uma tarefa realmente complicada, possível apenas para aqueles que têm grande força de vontade.

Eles precisam de nutrientes para um bom desenvolvimento físico e mental

Obviamente, os nutrientes e vitaminas que os alimentos nos fornecem são vitais, mas não apenas porque são necessários para podermos continuar a manter nossas funções em plena capacidade, mas porque para as crianças, sua importância vai além.

Para os mais pequenos, nutrientes e vitaminas são necessários para poder se desenvolver de forma ótima, caso contrário, se houver falta de um componente importante, podem surgir problemas de concentração ou mesmo de comunicação nas crianças, problemas que serão impossíveis de resolver na idade adulta.

Possível prevenção. riscos

Por último, mas não menos importante, encontramos a função de prevenir possíveis riscos com riscos que nos referimos principalmente a possíveis doenças que podem aparecer ao longo dos anos, e que teriam como causa principal uma dieta pobre nos primeiros estágios da vida

Foi demonstrado que as doenças graves que existem hoje são causadas por uma dieta pobre ou desequilibrada. Por esse motivo, não podemos esquecer que estamos falando de problemas que podem surgir a qualquer momento.

Os principais tipos de alimentos

Existem centenas de alimentos diferentes que resultaram em maneiras muito diferentes de classificá-los, No entanto, um dos mais simples e que devemos saber é aquele que os divide principalmente em três grandes grupos de acordo com a função que desempenham no nosso organismo, que são os seguintes:

Construindo alimentos

Neste grupo estão alimentos cuja composição é feita principalmente de proteínas que podem ser de origem animal e vegetal. Aqui podemos encontrar leite, ovos, peixe, carne, cereais ou leguminosas.

Alimentos energéticos

A função destes alimentos, como o seu nome indica, é fornecer energia e gordura para o nosso corpo. Nesta categoria estão óleos, nozes, arroz, macarrão ou açúcar.

Alimentos reguladores

Finalmente, temos alimentos reguladores, eles recebem este nome porque são responsáveis ​​por regular o metabolismo de seres humanos. Acima de tudo, fornecem vitaminas e minerais, tão importantes em todas as fases da vida. Aqui encontraremos frutas ou vegetais.

Os grupos de alimentos que deveriam figurar na pirâmide alimentar

Além disso, é fundamental que falemos dos grupos de alimentos que existem, alimentos que naturalmente eles devem fazer parte da dieta de qualquer criança se quisermos que cresçam saudáveis ​​e fortes.

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<p> Existem diferentes classificações, mas o mais completo é aquele que estabelece sete grupos alimentares diferentes, são eles o seguinte: </p>
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Laticínios

Neste grupo incluímos o leite e todos os seus derivados, como queijo, creme, iogurte … ou seja, tudo que vem diretamente do leite.

Obviamente que são fundamental em qualquer dieta, mas muito mais quando falamos de crianças que devem se desenvolver, pois como já sabemos, os laticínios são uma grande fonte de cálcio, essencial para o bom desenvolvimento dos ossos. Sem cálcio, as crianças seriam incapazes de crescer adequadamente.

Ovos, carne e peixe

Todos os alimentos neste grupo contribuem com uma grande quantidade de proteínas para o corpo humano. Todos têm uma grande importância na pirâmide alimentar para crianças .

Legumes e nozes

Este grupo fornece principalmente carboidratos, muito importantes para uma boa saúde em todos fases da vida.

Vegetais e vegetais

Os benefícios dos vegetais e vegetais são incontáveis, uma vez que não fornecem ao corpo quaisquer calorias, mas fornecem vitaminas e minerais vitais para saúde, especialmente para os membros mais jovens do agregado familiar.

Frutas

O mesmo acontece com as frutas, são alimentos de origem vegetal e que devem ser encontrados diariamente na alimentação de qualquer criança . Eles têm benefícios infinitos, além de prevenir um grande número de doenças.

Pão, açúcar, massas e doces

Macarrão e pão fornecem acima de tudo carboidratos mas por outro lado temos doces, os alimentos preferidos das crianças, mas, infelizmente, o mínimo que deveriam comer. Os doces são uma grande fonte de energia muito rápida, mas não fornecem nenhum nutriente benéfico, então um doce de vez em quando é mais do que suficiente.

Gorduras e óleos

Finalmente, existem gorduras e óleos. óleos, alimentos que podem ser benéficos e prejudiciais.

O azeite de oliva por exemplo em pequenas quantidades todos os dias tem bons efeitos no sistema cardiovascular, mas nunca devemos abusar deles, e o melhor é que os consumimos crus. Caso contrário, poderíamos estar causando muitos danos ao corpo.

As etapas da pirâmide alimentar

Agora que você conhece todos os grupos de alimentos, deve saber em que quantidade eles são benéficos para uma criança. Por isso, a seguir explicaremos um a um os diferentes degraus da pirâmide alimentar infantil.

1 ° passo, doces e gorduras

Como já dissemos, tudo o que pertence a este grupo é algo que muito chama de Atenção às crianças, porém, seu consumo deve ser bem espaçado no tempo.

São produtos que dão muitas gorduras saturadas, negativas para o organismo e que também não possuem nutrientes.

2ª degrau, carnes, ovos e peixes

Os alimentos desta etapa devem ter um consumo frequente pelo menos quatro vezes por semana deve estar presente no menu. Eles fornecerão nutrientes essenciais para o desenvolvimento adequado das crianças.

Claro, você tem que variar, por exemplo, alternar entre carne e peixe é uma boa ideia.

3º passo, laticínios e nozes

Produtos lácteos e nozes também devem ser uma parte importante da dieta e devem ser consumidos com frequência. Acima de tudo, laticínios pois desempenham um papel fundamental no crescimento de qualquer criança.

4º passo, frutas e vegetais

Como consumo diário, encontramos frutas e vegetal . Na verdade, é recomendado que comam pelo menos alguns pedaços de frutas por dia, eles quase não têm calorias, mas têm uma grande variedade de vitaminas.

5º passo, carboidratos

Finalmente, encontramos o carboidratos que são essenciais para crianças e também devem ser tomados diariamente. Embora também seja necessário variar o cardápio e alternar alimentos diferentes desta etapa.

Truques para uma boa dieta

Além de tudo isso, também é recomendado que você conheça certos truques para uma boa dieta de filhos:

Saber dizer não

Você deve aprender o que dizer não, há sempre a tentação de dar aos seus filhos tudo o que eles pedem, mas alimentos como doces ou pastéis industriais podem ser muito prejudiciais para os seus saúde, por isso é essencial saber quando dizer-lhes não .

Estabelecer horários

Uma prática um tanto rigorosa, mas bastante eficaz, é estabelecer horários de refeições para que Portanto, evite a tentação de lanchar entre as refeições. Embora obviamente nada aconteça para tratá-lo de vez em quando.

A apresentação é importante

Há crianças que não gostam nem de ouvir falar de vegetais ou frutas, nesses casos é uma ótima idéia apresente-os de maneiras diferentes e divertidas para que você não os veja como algo ruim. Ou simplesmente experimente novas receitas nas quais, embora os vegetais sejam o ingrediente principal, eles parecem algo apetitosos e diferentes.