A anemia é uma das condições de saúde mais relacionadas à alimentação. Em muitos casos, é causada por má ingestão de alimentos. No entanto, assim como uma dieta ruim pode favorecer sua aparência, você também pode usar a dieta contra a anemia.

Neste artigo, vamos contar alguns detalhes que você deve saber sobre anemia, bem como algumas diretrizes para combatê-la.

O que é anemia?

A anemia é uma condição ou síndrome que ocorre devido à diminuição do tamanho ou do número de glóbulos vermelhos no sangue. Da mesma forma, pode ser caracterizada por um baixo nível de hemoglobina .

Em geral, a anemia ocorre como consequência de uma dieta deficiente em que há uma falta significativa de micronutrientes como ferro, ácido Ácido fólico e vitamina B12

Tipos de anemia

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A anemia mais freqüente é a que está relacionada à falta de ferro. Isso pode ocorrer por não comer alimentos ricos nesse mineral, mas também pode ser devido ao mau funcionamento intestinal, o que impede a absorção desses nutrientes.

Similarmente, influencia a perda excessiva de sangue causada por sangramento, cirurgias ou menstruação

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<p> A deficiência de ferro impede a reprodução normal das células vermelhas do sangue. Portanto, nosso corpo gera menos glóbulos vermelhos do que precisamos. Além disso, os poucos que ocorrem geralmente são muito pequenos e com valores muito baixos de hemoglobina. </p>
<p> Por outro lado, a anemia também pode ser causada pela falta de ácido fólico ou vitamina B12. No primeiro caso, é caracterizada pela geração orgânica de glóbulos vermelhos que são grandes, mas muito frágeis. </p>
<h2> Sintomas </h2>
<p> Os principais sintomas que uma pessoa com anemia apresenta são os seguintes: </p>
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<ul>
<li> Fadiga </li>
<li> Sensation frio intenso e constante </li>
<li> Palpitações </li>
<li> Dores de cabeça (19659015) Palidez </li>
</ul>
<p> Geralmente, o sintoma mais evidente é a palidez, mas também há evidências de perda acentuada de força e enfraquecimento mental </p>
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<p> Descubra: 4 razões pelas quais você sente palpitações </p>
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<h2> Dieta contra a anemia </h2>
<p> A anemia é causada pela falta ou falta absoluta de certos micronutrientes. Portanto, o consumo de <a href=alimentos com essas vitaminas e minerais pode nos ajudar a recuperar

A primeira coisa que você precisa saber são as quantidades corretas que seu corpo precisa diariamente. Uma pessoa saudável, exceto em casos excepcionais como a gravidez, geralmente requer as seguintes quantidades diárias:

  • Ferro: 8 mg para homens e 18 mg, para mulheres
  • Ácido fólico: um 400 mcg
  • Vitamina B12: 2,4 mcg

Imediatamente, apresentaremos alguns dos alimentos mais benéficos para evitar e combater a anemia.

1. Alfafa germinada

Os brotos de alfafa podem fornecer até 1 mg de ferro para cada 100 gramas que você consome. Além disso, eles também contêm vitamina C, que beneficia a sua dieta contra a anemia, uma vez que esta vitamina ajuda a melhorar a absorção de ferro . Aveia

Para cada 100 gramas de farinha de aveia que você come, você está dando seu corpo em torno de 5 mg de ferro. Assim, uma xícara de farinha de aveia pode trazer cerca de 50% das necessidades diárias de ferro.

3. Carne vermelha

A carne vermelha também contém ferro . Para cada 100 gramas de carne, você recebe 3 mg de ferro. Claro, certifique-se de que a carne que você come não tem alto teor de gordura

. Figos Secos

Outro aliado da sua dieta contra a anemia é o figo seco, que contém 4,2 mg de ferro por 100 gramas. O figo fresco também fornece ferro, mas em menor quantidade : 0,6 mg por 100 gramas

5. Kiwi

 kiwi em pedaços

O kiwi tem um alto teor de vitamina C: cerca de 98 mg por 100 gramas. Mesmo que você não forneça ferro adequadamente, oferecendo vitamina C, seu corpo será capaz de absorver melhor o mineral de outras fontes.

Lentilhas

Lentilhas têm 3,3 mg de ferro por 100 gramas que você consome. Além disso, fornece outros nutrientes importantes, como o ácido fólico e o cobre

. Levedura de cerveja

Levedura de cerveja é multivitamínico, uma vez que contém uma grande variedade e quantidade de minerais, oligoelementos e proteínas. Também nos dá todas as vitaminas do complexo B.

Miso

Miso é um condimento à base de soja, cereais e sal marinho que pode ser encontrado em uma grande variedade. Todas as formas de missô contribuem com o ferro mas o mais benéfico é o hatcho, que contém um total de 7,1 mg por 100 gramas

. Pistachios

Os pistaches são uma excelente opção na sua dieta contra a anemia, uma vez que tem 3,9 mg de ferro por 100 gramas .

Além disso, dá-lhe cerca de 1, 2 mg de cobre por 100 gramas. Este é outro mineral cuja deficiência pode causar anemia. Assim, a combinação de ambos os nutrientes pode ter um efeito favorável no combate à anemia.

Leia este artigo: Por que o ferro é importante para o desempenho físico?

10. Beterraba

A beterraba oferece-lhe 0,80 mg de ferro quando come 100 gramas. Além disso, fornece vitamina C e ácido fólico

Todos esses nutrientes combinados criam uma espécie de barreira que pode protegê-lo da anemia. Em qualquer caso, lembre-se de que você deve procurar um profissional que assuma o controle total durante o processo de recuperação.

O especialista lhe dirá quais alimentos você deve ingerir, de acordo com as condições do seu tratamento. corpo A dieta contra a anemia deve ser feita de maneira controlada.

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