Os antinutrientes fazem parte do mecanismo de defesa de plantas contra insetos e outros problemas externos. Chama-se essas substâncias porque elas podem interferir na capacidade do nosso corpo de absorver vitaminas ou minerais.

Embora em certos casos seja recomendado evitar alimentos com antinutrientes específicos estes também benefícios à saúde presentes .

Estes são os que rotulamos com o nome de fitonutrientes e que agem positivamente contra a obesidade hipertensão arterial, ] diabetes inflamação, dor, osteoporose e infecções, ou na prevenção de câncer.

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3. As lectinas, prejudiciais em excesso

As lectinas são glicoproteínas que são encontradas especialmente em sementes, legumes e grãos, como no arroz, trigo, cevada e milho.

Algumas lectinas podem ser ] prejudicial se consumido em grandes quantidades . Eles se ligam às vilosidades que criam um revestimento no intestino delgado, o que impede a absorção de nutrientes e causa alterações na microbiota .

Em animais experimentais temos visto danificam as células vermelhas do sangue e a mucosa intestinal e prejudicam o uso de nutrientes e a perda de peso. Nas pessoas pode causar vômitos, diarréia e dor abdominal, e pode aumentar o risco de doenças auto-imunes

.

4. Glúten, cuidados para celíacos e pessoas com doenças auto-imunes

O glúten é encontrado em cereais como trigo, centeio e cevada. É um complexo de proteína (gliadina e glutenina) que no pessoas celíaca (completamente intolerante a qualquer glúten) causa problemas sérios da absorção de nutrimentos e uma resposta de tipo autoimune. É por isso que os celíacos devem evitá-lo completamente.

Também foi visto que gliadina resiste à ação degradante das enzimas digestivas e chega intacta às células epiteliais intestinais, o que favorece o aumento de permeabilidade intestinal eo risco de doenças auto-imunes.

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5. Inibidores de protease, aumentam a má digestão de proteínas

Inibidores de protease são encontrados especialmente em sementes, grãos e legumes, e interferem na atividade proteolítica de certas enzimas que afeta a digestão da proteína inibindo as enzimas digestivas

. Oxalato de cálcio, fonte de cálculos renais

O oxalato de cálcio é a primeira forma de cálcio presente em vegetais como o espinafre. O cálcio se liga ao oxalato e sua absorção é reduzida. Mas oxalatos também afetam a absorção de ferro e magnésio . Além disso, eles formam cristais de ácido oxálico que podem criar pedras nos rins.

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7. Saponinas, gatilhos da inflamação intestinal

Saponinas são substâncias que são encontradas principalmente em leguminosas, como soja e grão de bico. Eles podem ser mal absorvidos e desencadear problemas de inflamação intestinal e por problemas de extensão no sistema imunológico. Eles também impedem a digestibilidade e a absorção de proteínas

Alguns tipos de saponinas demonstraram exibir atividade hemolítica, isto é, têm a capacidade de decompor os glóbulos vermelhos do sangue . Eles podem aumentar o risco de sofrer de doenças autoimunes em indivíduos geneticamente suscetíveis

. Outros antinutrientes

  • Goitrogens. Esses antinutrientes deprimem a atividade da tireoide ao interferir na captação de iodo na tireoide. Eles são encontrados em brócolis, milho, amendoim …
  • Genisteína. É uma isoflavona presente na soja. Bloqueia a atividade da enzima tireóide peroxidase (que adiciona átomos de iodo às moléculas dos hormônios tireoidianos).
  • Glucosinolatos. Outros antinutrientes que encontramos são isoflavonas, inibidores de tripsina, solanina (presentes nas noites) e glucosinolatos, compostos conhecidos por suas propriedades protetoras contra o câncer e que, apesar de sendo um fitonutriente, eles também são considerados antinutrientes.

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Como reduzir os antinutrientes em sua dieta

Que existem antinutrientes em alguns alimentos não significa que você tenha que parar de comê-los . Só é necessário fazê-lo (ou terá que reduzir sua ingestão) no caso de doenças auto-imunes (sempre aconselhado por um profissional de saúde), e se esses alimentos prejudicarem a recuperação da saúde.

Antinutrientes nos dê benefícios se soubermos usar as técnicas de cozimento, imersão ou fermentação que garantam a neutralização e melhorem todos os seus benefícios. Estas são as principais técnicas:

1. Molhe-os

A maioria desses antinutrientes é encontrada na pele de vegetais como ocorre nas leguminosas. Portanto, é sempre recomendável deixar os vegetais na água, uma vez que estes antinutrientes são solúveis em água e, com a imersão, são transferidos para a água.

2. Tempo de imersão

Legumes encharcados:

  • Por 12 horas, o conteúdo dos fitatos é reduzido em 9%.
  • Entre 6 e 18 horas diminui [194590005] ] lectinas em 38-50%, taninos em 13-25% e inibidores da protease em 28-30%.

Estas percentagens variam dependendo do tipo de legume.

3. Fermentação e probióticos

O processo de fermentação tem sido usado desde a antiguidade para preservar alimentos. Mas outra função é reduzir a presença de antinutrientes. Além disso, fornece bactérias probióticas benéficas e diminui a concentração de fitatos, como no caso do pão. A fermentação de cereais e leguminosas é, portanto, outra opção.

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4. Germinação

A germinação de sementes, cereais e leguminosas também pode aumentar a absorção de minerais tais como ferro, fósforo e zinco. No caso de sementes, recomenda-se germiná-las por pelo menos quatro dias. Após a germinação, recomenda-se também enxaguar bem

5. Mais vitamina C

Também foi provado que, se aumentarmos o consumo de alimentos ricos em vitamina C favorecemos a absorção de nutrientes apesar da presença de antinutrientes nestes.

Suplementos

Se o nutricionista ou médico considerar apropriado, existe a opção de suplementar a nutrição de plantas com zinco, ferro, magnésio ou cálcio.

Em resumo:

  • Nozes e legumes ] A imersão e a germinação são a melhor opção para reduzir a quantidade de antinutrientes.
  • Cereais . As três opções são boas: germinação, imersão e fermentação, são boas

Sem estresse

Se você não tem nenhum problema de saúde (de causa auto-imune), se você está seguindo uma dieta equilibrada e variada , rico em vegetais e frutas, apesar do conteúdo de antinutrientes, é mais provável que você não sofra nenhum de seus efeitos adversos e, ao invés disso, você se beneficia de todos os benefícios de saúde que eles apresentam.

você tem déficit de ferro ou outro nutriente é conveniente que você planeje refeições para otimizar sua absorção. A absorção de ferro, por exemplo, é multiplicada pela combinação das fontes vegetais do mineral (legumes, sementes e nozes, cereais) com alimentos ricos em vitamina C.

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Antinutrientes e doenças autoimunes

Algumas pessoas com doenças autoimunes (artrite reumatóide, psoríase, lúpus, vitiligo …) são mais bem encontradas reduzindo o consumo de alimentos ricos em lectinas.

As lectinas podem facilitar em algumas pessoas a inflamação da mucosa intestinal e alterações da microbiota que favorecem uma resposta auto-imune.

Antes de eliminar completamente alimentos com lectinas da dieta, que possuem riqueza nutricional, é importante observar quais lectinas reagem melhor ou pior. Uma estratégia é realizar uma dieta de eliminação por duas semanas e acompanhar os sintomas que aparecem quando os alimentos suspeitos são introduzidos um a um. Naturalmente, é conveniente realizar esta dieta com o conselho de um nutricionista .

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A chave está no "mimetismo molecular"

Para entender o mimetismo molecular devemos saber que os compostos químicos que fazem parte do alimento são similares aos químicos que são encontrados em nosso corpo. Uma proteína de glúten pode ser semelhante a outra proteína na cartilagem

Se o sistema imunológico começar a reagir à proteína do glúten como se fosse um corpo estranho, ele também pode começar a reagir na frente das próprias proteínas da cartilagem por mimetismo, e para iniciar um processo auto-imune de ataque aos próprios tecidos do nosso corpo.

Frequentemente começam com danos ao revestimento da parede intestinal que permite a entrada anormal de alimentos, bactérias, vírus e outras proteínas, o que acaba por confundir o sistema imunitário.

Estratégias para eliminar o glúten ou ser testado quanto à sensibilidade requerem uma intervenção profissional [1965900] [!]

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