10 Benefícios da cenoura e suas contra-indicações

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A cenoura ou " Dacus carota ", é um vegetal nativa da Europa e do Sudeste Asiático e é uma das mais importantes consumidas no mundo . As cenouras geralmente têm uma forma de cone alongada, de cor laranja e com folhas verdes no caule. Quando frescas estas raízes têm uma textura crocante

Benefícios da cenoura

As cenouras são uma grande fonte de fibras alimentares. Eles contêm uma grande variedade de minerais, como cálcio, magnésio e potássio. Entre as vitaminas que concede destacam-se a vitamina A, a vitamina K, o E e alguns do grupo dos B. É também um dos alimentos mais ricos em carotenos, sendo o segundo mais rico em beta-carotenos por trás do caroteno. salsa . Agora vamos mencionar os muitos benefícios que esses componentes nos fornecem

Ajuda contra a anemia

Embora não em grande quantidade, este vegetal tem um teor de vitamina C, ou ácido ascórbico, vitamina B 9 ou ácido fólico, e é rico em ferro. A combinação destes componentes provoca um estímulo na produção de glóbulos vermelhos na medula óssea, que por sua vez ajuda o metabolismo e assimilação dos alimentos reduzindo assim as chances de sofrer de anemia.

] Ajuda contra distúrbios do estômago

Graças à presença de vitamina K, a cenoura ganha uma propriedade hemostática, provoca a parada de hemorragias . Esta qualidade é extremamente útil no processo de cicatrização de úlceras estomacais e intestinais, se a cenoura é adicionada à nossa dieta regular.

É de grande ajuda para a saúde ocular

As cenouras são ricas em vitamina A também conhecido como retinol. Este componente é essencial para a saúde da retina em nossos olhos uma vez que fornece os pigmentos necessários para a assimilação de luz em ambientes pouco iluminados. Além disso, ajuda no reparo de danos que nossa retina pode ter sofrido. Isso faz com que seja uma ótima inclusão em nossa dieta.

É antioxidante

Este vegetal contém uma grande quantidade de antioxidantes como a vitamina E, que ajuda a combater e eliminar os radicais livres, que não são componentes assimilados, eles causam deterioração em nossas células. Isso ajuda a reduzir a taxa em que nosso corpo se deteriora reduzindo assim as chances de sofrer doenças degenerativas.

Pode ajudar a prevenir o câncer

Como já mencionamos, os benefícios de A cenoura é uma fonte incrível de carotenóides, especialmente o betacaroteno, que ajuda a saúde de todo o nosso corpo. Isso contribui para o fortalecimento de nossas artérias, o sistema imunológico e impede o desenvolvimento de células cancerígenas em áreas como o pâncreas . Para que estes efeitos estejam presentes de forma mais eficiente, é aconselhável cozinhar as cenouras.

Ele serve como uma tela solar

Um dos muitos carotenóides que podem ser encontrados nas cenouras é a luteína. Isto tem a propriedade de absorver tipos de luz de curto comprimento de onda, como luz azul e ultravioleta. Essa propriedade dá à nossa pele uma melhor resistência contra os raios do sol reduzindo a probabilidade de sofrer queimaduras ou até mesmo câncer de pele, dando-lhe outra forma de prevenir o câncer.

aparência de catarata

Outra maneira pela qual a cenoura pode ajudar a saúde dos nossos olhos é proporcionada pela luteína. Este é armazenado na mácula ocular, impedindo assim a degeneração do mesmo e evitando que possam ser geradas opacidades na retina, que é a fonte da catarata.

Reduz a constipação

Cenouras, Como muitos vegetais, é rica em fibras alimentares que são complementos sólidos em alimentos que não são afetados por processos digestivos. No caso das cenouras, as fibras presentes são solúveis. Esta variedade de fibra tem a qualidade de absorver água e diminui a velocidade da digestão, o que ajuda na absorção de nutrientes e na redução de problemas como a constipação.

Ajuda a acalmar a mente

Dois dos minerais presentes nas cenouras são o potássio e o fósforo. Essas duas substâncias têm o poder de revitalizar nossas mentes se nos encontrarmos em um estado de cansaço ou exaustão . Além disso, eles também podem ajudar a acalmar nossos nervos. Isso torna a cenoura um lanche ideal para o trabalho ou estudo, pois eles podem reverter os efeitos que eles têm em nossas mentes.

Fortalece as unhas e cabelos

Outra propriedade que possuem beta-caroteno e A vitamina A, ambas muito abundantes nas cenouras, é ajudar na saúde das nossas unhas, uma vez que ajudam na regeneração dos danos que as nossas células sofrem devido à passagem do tempo ou à influência de condições externas. E, além disso, a vitamina A estimula a produção da isca no couro cabeludo, o que melhora o crescimento e força do nosso cabelo

Contra-indicações ou efeitos colaterais

Como com todos os alimentos, devemos olhar com cuidado enquanto os consumimos , uma vez que situações inesperadas podem aparecer devido a uma ingestão inadequada ou devido a reações adversas do nosso organismo. Aqui estão alguns dos efeitos que as cenouras podem causar.

Reações alérgicas

Se você tem alergia a cenoura, deve evitar comê-las, pois isso pode causar diarréia, erupções cutâneas, inchaço

Coloração da pele

Embora o betacaroteno seja muito benéfico, o consumo excessivo deste pode causar um efeito na nossa pele, tornando-o um tom amarelado, isto porque o beta O caroteno é, em princípio, um pigmento presente nas plantas.

Pode causar diarréia

Graças à presença de fibras presentes neste vegetal, a constipação pode ser evitada, mas seu consumo excessivo pode afrouxar muito a digestão, causando sofrendo de diarréia.

Pode induzir dermatite

Esta planta, especialmente suas folhas, tem substâncias fotossensibilizantes, por isso não é recomendado a superexposição ao sol depois de ter contato com ele, pois pode causar vermelhidão da pele ou despertar dermatite em pessoas sensíveis.

Graças aos benefícios da cenoura, faz dela uma das hortaliças mais consumidas em todo o mundo. por suas muitas propriedades benéficas que o tornam perfeito para nossa dieta diária, seja crua ou cozida. No entanto, devemos sempre manter sempre a moderação.

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