Os benefícios desportivos para a saúde são muito variados e abrangem efeitos físicos e mentais. Exercitar-se regularmente é uma das melhores maneiras de se manter saudável e gozar de boa saúde psicológica.

Muitas pessoas pensam que a integração do exercício físico em sua rotina diária serve apenas para perder peso e queimar calorias. Embora isso possa ser um dos seus benefícios mais interessantes, certamente não é o único. Na verdade, se há um hábito que pode fazer a diferença em termos de qualidade de vida, é sem dúvida o esporte.

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Neste artigo vamos dizer quais são os principais benefícios do esporte para o esporte. saúde física e mental. Claro, existem muitos mais; mas aqui nós selecionamos apenas os mais importantes.

Benefícios do esporte para a saúde física

O corpo é o principal afetado quando fazemos esportes regularmente. Nesta seção, vamos ver quais são as principais maneiras em que o exercício físico melhora o estado do nosso corpo

1- Melhora a composição corporal

 homem nadando

Um dos efeitos mais diretos do exercício Física sobre o nosso corpo é o desenvolvimento dos músculos e a perda de gordura. Esta é, de fato, a principal razão pela qual a maioria das pessoas começa a integrar o esporte em sua rotina diária. No entanto, existem muitas crenças errôneas relacionadas a esse processo.

A realidade é que os efeitos exatos do esporte sobre a nossa composição corporal dependem, em grande parte, do tipo de exercício que é realizado e de como ele é realizado. Eles não têm nada a ver, por exemplo, as mudanças que nosso corpo sofre ao fazer musculação, correr, nadar ou fazer ioga.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a perda de calorias que é alcançada com O exercício geralmente é pequeno demais para fornecer mudanças substanciais. Por outro lado, estudos mostram que a realização de treinamento de força faz com que os músculos cresçam notavelmente.

Para obter um benefício significativo em termos de perda de gordura com o esporte, é melhor realizar exercícios que exijam para os músculos se tornarem mais fortes. Desta forma, o metabolismo basal é aumentado (as calorias que queimamos quando em repouso), e a gordura pode ser perdida mais facilmente.

2- Melhora a resistência do osso

 caminhada em esquis

Mas não são apenas os músculos afetados quando realizamos exercícios físicos regularmente. Diversos estudos sobre o assunto sugerem que ter uma rotina esportiva durante a juventude pode prevenir e até prevenir problemas relacionados aos ossos em idosos.

Assim, descobriu-se que doenças como a osteoporose podem ser combatidas em grande medida. treinos de força regularmente. Isso aumenta significativamente a qualidade de vida dos idosos, especialmente se esse hábito é implementado desde a juventude.

3- Reduz o risco de sofrer muitas doenças

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<p style= Embora não se saiba exatamente por que isso acontece, um dos efeitos mais estudados do exercício físico é a redução das chances de sofrer doenças de todos os tipos, por exemplo, uma pessoa que treina em uma base regular, você terá uma menor chance de desenvolver câncer, diabetes m ipo II, ou problemas cardiovasculares.

Os possíveis motivos para esta melhoria da saúde são vários. Por um lado, as fibras musculares têm um efeito de limpeza no resto do corpo, eliminando todos os tipos de toxinas. Por outro lado, o esporte pode ajudar a regular fatores como a pressão arterial ou os níveis de insulina, promovendo assim a saúde geral.

Nesse sentido, novamente, diferentes tipos de exercícios têm diferentes efeitos sobre a saúde. Parece que o treinamento de força seria mais adequado para melhorar o bem-estar físico de uma pessoa, seguido de perto por exercícios cardiovasculares de alta intensidade.

Outras atividades, como o tradicional "cardio", os esportes coletivos mais comuns ou disciplinas menos intensas, como a ioga, também diminuiriam a possibilidade de desenvolver doenças; mas seus efeitos seriam significativamente menores

4- Aumenta o desejo sexual

Uma das áreas em que o esporte é mais influente é na produção de hormônios sexuais; especialmente, em testosterona. Esta substância é responsável por regular a libido em homens e mulheres. Níveis muito baixos no corpo podem acabar produzindo todos os tipos de problemas a este respeito.

Assim, vários estudos mostram que a realização de uma rotina de exercícios de forma habitual pode ajudar a combater problemas como disfunção erétil, ejaculação precoce, anorgasmia ou falta de sensibilidade nos genitais

Por outro lado, o esporte também pode aumentar o desejo sexual da pessoa que o pratica indiretamente. Por exemplo, a redução do estresse associado ao exercício físico pode desempenhar um papel muito importante na recuperação de uma libido saudável

5- Aumenta a expectativa de vida

 mulheres praticantes de pirogue

Finalmente, um dos benefícios menos conhecidos, mas possivelmente mais importantes, é o efeito que ele tem na longevidade. Embora não tenha havido muitos estudos sobre o assunto, os dados que temos hoje sugerem que o exercício regular pode aumentar a expectativa de vida.

Esse benefício está relacionado a todos os itens acima indiretamente. Por si só, ter boa musculatura e saúde óssea e evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares ou câncer já aumenta significativamente a expectativa de vida.

No entanto, parece que o esporte também tem um efeito direto sobre a longevidade. Em estudos com camundongos, tem sido visto que aqueles que levam um estilo de vida sedentário poderiam viver até a metade dos que eram mais ativos.

Benefícios do esporte para a saúde mental

O esporte não só melhora o aspecto físico daqueles que praticam, mas também afeta positivamente o cérebro. Em seguida, vamos ver os principais benefícios que o exercício tem mentalmente

6- Reduzir fadiga crônica

 praticando esqui

Algumas pessoas sentem que, por mais que descanse e mesmo se dormir oito Horas diárias ou mais, eles estão sempre cansados. Segundo pesquisas a esse respeito, a falta de exercício físico pode ter muito a ver com esse fenômeno.

Embora no momento da prática cansemos, a médio e longo prazo o esporte pode aumentar nossos níveis médios de energia. Desta forma, aqueles que realizam atividades físicas regularmente se sentem menos fatigados regularmente

7- Melhora a qualidade do sono

Outro benefício do esporte mental que está intimamente relacionado com o anterior é o efeito Tão positivo que você se exercita durante o sono. Pessoas que regularmente realizam atividades físicas intensas têm menos problemas para dormir e se sentem mais descansadas quando acordam.

De fato, o exercício físico é considerado um dos melhores remédios naturais contra a insônia. Se você já teve dificuldades a esse respeito, treinar intensamente pelo menos três vezes por semana pode fazer maravilhas pelo seu descanso.

8- Ajuda a desenvolver capacidade mental

 hockey em campo [19659002] O exercício físico tem todos os tipos de benefícios ao nível das habilidades cognitivas. Muitos estudos têm mostrado que o treinamento regular pode melhorar habilidades como memória, atenção, raciocínio lógico ou capacidade de fala.

Há muitas explicações possíveis para isso; mas um dos mais aceitos é o efeito direto que a musculatura tem sobre um processo conhecido como neurogênese. Através deste processo, nosso cérebro é capaz de produzir novos neurônios, algo que até recentemente era totalmente impossível.

9- Melhora o humor

 man windsurfing

Por outro lado, a prática regular de esportes também tem um efeito muito importante na maneira como normalmente nos sentimos. Está provado que o processo de exercício físico libera endorfinas em nosso cérebro, que são as substâncias responsáveis ​​por provocar nossos humores positivos.

Dessa forma, as pessoas que treinam habitualmente têm maior sensibilidade a neurotransmissores como a serotonina e dopamina, e produzi-los em maior quantidade. Isso, somado ao efeito de limpeza dos músculos esqueléticos em nosso corpo, torna o exercício um dos melhores antidepressivos naturais existentes.

10- Aumenta a auto-estima

 benefícios esportivos [19659002] O último dos benefícios esportivos para a saúde mental que vamos ver está relacionado ao nosso autoconceito. Pessoas que treinam regularmente tendem a ter auto-estima mais alta do que aquelas que levam um estilo de vida sedentário, por várias razões.

A principal delas é que ter uma musculatura útil envia ao nosso cérebro a mensagem de que somos capazes para nos defendermos Desta forma, nossa mente nos faz ter maior auto-estima, porque considera que somos independentes e que não teremos grandes dificuldades, não importa em que situação sejamos.

Por outro lado, muitos esportes também estimulam o surgimento de chamado "estados de fluxo". É um estado mental que só surge quando enfrentamos desafios adequados ao nosso nível e nos superamos. Muitos pesquisadores acham que o fluxo é uma das principais causas de felicidade.

Referências

  1. "Os 10 principais benefícios do exercício físico regular" em: Healthline. Retirado: 03 de março de 2019 da Healthline: healthline.com
  2. "Benefícios do exercício" em: Medline. Retirado em: 03 março 2019 de Medline: medline.com
  3. "Exercício: 7 benefícios da atividade física regular" em: Mayo Clinic. Retirado de: Março 03, 2019 Mayo Clinic: mayoclinic.org
  4. "13 benefícios inesperados do exercício" em: Greatist. Retirado: 03 de março de 2019 Greatist: greatist.com
  5. "Atividade física – é importante" em: Better Health. Retirado: 03 de março de 2019 de Better Health: betterhealth.vic.gov.au.

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