A natação às vezes é chamada de exercício perfeito. Afinal, com ele você pode obter todos os benefícios do treinamento aeróbico sem nenhum impacto prejudicial nas articulações, além do que pode ser praticado tanto pelos idosos quanto pelos mais jovens. A seguir, estão alguns benefícios da natação que você não pode perder.

 benefícios da natação

Os atletas praticam para se manter forte e em forma durante a recuperação de uma lesão , e nenhum equipamento sofisticado é necessário para isso.
A natação tem muito mais benefícios do que pensamos além das vantagens óbvias que são vistas superficialmente.

10 benefícios incríveis da natação do que nunca você conheceu

As melhorias na saúde geral são muito mais profundas. Portanto, aqui estão os 10 benefícios da natação que você precisa conhecer:

1. A natação melhora a definição e a força muscular

Os nadadores ganham força muscular em todo o corpo. Enquanto os corredores observam um fortalecimento muscular nas pernas, os nadadores usam mais grupos musculares para se mover pela água.

Ao nadar, as pernas chutam e os braços empurram. À medida que as costas se esticam e giram, o estômago fica tenso para aumentar as pernas e estabilizar o centro, o que torna a natação um dos melhores exercícios aeróbicos para oferecer um treino de corpo inteiro.

2. A natação acumula massa óssea

Por anos, os pesquisadores zombaram da idéia de que a natação afetava a massa óssea. Afinal, apenas exercícios com pesos são capazes de alcançar esse benefício, certo? Bem, isso não é verdade, de acordo com pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology .

Como existem razões éticas que não permitem um exame ósseo profundo em humanos, o estudo usou ratos dividido em três grupos: aqueles que corriam, nadavam e um grupo controle sem qualquer estímulo ao exercício.

O grupo de ratos que correram apresentou o maior aumento na DMO (densidade mineral óssea), o grupo nadador mostrou benefícios por acima do grupo controle na DMO e no peso do osso femoral.

Embora sejam necessários mais estudos, esses novos achados mostram que é possível que haja benefícios ósseos na natação. A natação ajuda você a se manter flexível

A natação exige que você mova todo o seu corpo, estique, vire e abra o seu caminho através da água. Seus tornozelos se tornam barbatanas e se esticam a cada chute enquanto você pressiona a pressão da água.

Isso não significa que você não deva se alongar, no entanto, o alongamento repetitivo que ocorre com cada batida e chute também Ajuda a aumentar a flexibilidade.

4. A natação reduz a inflamação

Embora os benefícios cardiovasculares da natação (fortalecimento do músculo cardíaco) sejam de conhecimento geral, a pesquisa também mostrou que atividades aeróbicas, como a natação, reduzem a inflamação que leva a aterosclerose no coração.

A redução da inflamação em todo o sistema leva a uma diminuição no desenvolvimento de várias doenças em muitas outras áreas; portanto, esteja preparado para descobrir ainda mais benefícios à medida que mais pesquisas forem feitas. [19659008] 5. A natação é boa para queimar calorias

Todo mundo sabe que a natação é uma ótima maneira de queimar calorias, mas a maioria não percebe que pode ser tão eficiente quanto usar uma esteira. Dependendo do ritmo escolhido e da intensidade, a natação pode queimar o mesmo ou mais calorias do que correr. Além disso, você não precisa se preocupar com o suor nos olhos.

10 minutos de natação, queima 60 calorias com um golpe no peito, 80 calorias com um golpe nas costas, 100 calorias com um mergulho e 150 com um golpe de borboleta.

6. A natação pode melhorar a asma induzida pelo exercício

Nada é tão frustrante quanto tentar se exercitar e não conseguir respirar. No entanto, ao contrário do exercício dentro da academia, onde o ar é mais seco, ou fora de onde você terá que enfrentar o pólen sazonal, a natação permite respirar o ar úmido enquanto você treina.

A natação não apenas ajuda a aliviar os sintomas de asma, mas, de acordo com estudos, pode realmente melhorar o estado geral dos pulmões.

7. A natação reduz o estresse e a depressão

Os benefícios da natação são realmente enormes na depressão . Embora muitos recomendem correr ou caminhar para melhorar o humor, a natação também pode causar todas essas emoções de bem-estar.
Além de um aumento nos hormônios da felicidade, você também pode sentir uma resposta de relaxamento semelhante ao yoga.

Como mencionado anteriormente, nadar constantemente alonga todo o corpo. Combine isso com a respiração rítmica profunda, e isso se traduz em uma experiência de relaxamento muito exclusiva desse esporte.

A natação também é reconfortante e meditativa, pois o som da sua respiração e da água ajuda você a se concentrar seu interior e elimine todas as outras distrações. Isso reduz o estresse e a depressão naturalmente.

Pesquisas também mostraram que a natação pode reverter os danos cerebrais causados ​​pelo estresse por meio de um processo chamado neurogênese do hipocampo. Portanto, se você sentir que está se afogando emocionalmente, mergulhar em um corpo de água real pode ser exatamente o que você precisa para encontrar o caminho de novo e se sentir bem.

8. A natação em água salgada pode ser um tratamento de beleza para a pele

Nadar regularmente em água salgada ajuda a pele a reter a umidade e a desintoxicar para promover o crescimento de novas células. Você ficará surpreso com o quão suave e saudável sua pele se sente após um mergulho estimulante no oceano.

9. A natação pode torná-lo mais inteligente

É claro que qualquer exercício é excelente para a mente, mas a natação pode realmente torná-lo mais inteligente?

Uma investigação realizada na Austrália comparou crianças que fizeram aulas de natação com um grupo de controle de crianças que não nadaram. Os resultados mostraram que crianças que praticavam natação regularmente podiam dominar o desenvolvimento da linguagem, possuíam habilidades motoras avançadas, boa confiança e desenvolvimento físico antes do grupo controle.

10. A natação pode prolongar sua vida

Embora todo exercício possa produzir maior saúde e longevidade, estudos indicam que a natação é uma das melhores opções para isso. Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul observaram 40.547 homens, com idades entre 20 e 90 anos, por mais de 32 anos.

Os resultados mostraram que aqueles que nadavam tinham uma taxa de mortalidade de 50 anos. cem mais baixo do que aqueles que corriam, andavam ou homens que não se exercitavam.

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