A espirulina não é propriamente uma alga mas um organismo procariótico; isto é, um conjunto de microorganismos unicelulares ou cianobactérias do gênero Arthrospira .

Seu nome deriva de sua estrutura espiral microscópica. E sua cor verde azulada, da alta concentração de clorofila e ficocianina, um pigmento antioxidante . É cultivada em áreas de água doce com alta exposição ao sol.

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O suplemento dietético perfeito para anemia

Tem sido usado como suplemento dietético desde a era asteca e reúne uma concentração de nutrientes que a ONU introduziu em programas para para remitir anemia e desnutrição nas áreas afetadas . Além disso, é um complemento para atletas de elite e até astronautas da NASA.

Fornece três vezes mais vitamina B1 do que aveia (2,38 mg em 100g), duas vezes carotenóides que damasco (342 μg) e quase o dobro de vitamina E do que abacate (5 mg). No entanto, como em pequenas doses (5 g, por exemplo), a ingestão nutricional é relativa.

Contém, por exemplo, quatro vezes mais ferro do que as lentilhas (28,5 mg). e duas vezes cálcio do que as nozes (120 mg). Por outro lado, é generoso em ácidos graxos essenciais e mucilagens de polissacarídeos.

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10 chaves sobre o poder da espirulina

Graças aos seus fitoquímicos antioxidantes possui funções estimulantes, purificadoras e regeneradoras. Mais do que um alimento, é um suplemento para equilibrar a dieta e em estágios de esforço ou recuperação após uma doença ou cirurgia.

Descubra os 10 razões pelas quais você deve Spirulina no seu dia a dia:

1. É uma boa fonte de proteína?

Sim, dada a sua alta alta proporção de proteínas que atinge 65%, com uma alta capacidade de assimilação. Devido a essa concentração, seu perfil é de considerável valor biológico.

Sua riqueza em aminoácidos essenciais é muito equilibrada, embora a proporção de enxofre metionina, cisteína e lisina seja ligeiramente menor que a proteína de referência

2. Por que os atletas são aconselhados?

Sua contribuição das proteínas é complementada com vitaminas A, B e E . É uma remineralização por sua grande contribuição de ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio, iodo e zinco . [19659246].

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    • Ajuda a evitar lesões nas articulações e cãibras.
    • Aumente a aptidão energia e vitalidade.

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    3. É uma fonte confiável de vitamina B12?

    Não pode ser considerada uma fonte confiável de vitamina B12 porque, embora contenha esse elemento em pequenas quantidades, não está biodisponível [19459006

    Sua importância reside no seu efeito sinérgico com o restante das vitaminas do grupo B e em relação à absorção de ferro.

    4. A espirulina tem um efeito antianêmico?

    Sim, impede a depleção .

    Cada 100 g contém 28,5 mg de ferro: uma porção de 10 g fornece um quarto das necessidades diárias . Aumenta a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos, e a ficocianina induz a produção de células-tronco da coluna vertebral.

    5. É útil em distúrbios cardiovasculares?

    Possui ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 e é rico em ácidos linoléicos e faixa linolênica, que contribuem para diminuir o colesterol LDL e triglicerídeos .

    Ajuda a manter a pressão arterial em níveis normais e a prevenir ataques cardíacos e derrames.

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    6. Isso realmente ajuda a perder peso?

    • Tomadas com água, suas mucilagens aumentam de volume ( efeito laxante e de saciedade ).
    • Seu iodo contribui para para acelerar o metabolismo basal : consome mais energia do que fornece, o que cria um efeito termogênico que ajuda a dissolver a gordura acumulada.
    • É purificador de sangue.

    7. Como atua no sistema imunológico?

    • Possui vários agentes antioxidantes que aumentam a produção de anticorpos, fortalece o sistema imunológico contra vírus e infecções e previne tumores.
    • Sua fibra favorece a microbiota intestinal.

    É recomendado em convalescença para acelerar a recuperação.

    8. É tão antioxidante quanto eles dizem?

    Sim, graças à ficocianina, que neutraliza os radicais livres e impede o envelhecimento celular em doenças degenerativas. Também possui uma quantidade muito alta de beta-carotenos precursores de vitamina A e zeaxantina, que protegem a saúde ocular, e vitamina E (cardiosaludável).

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    9. Como posso consumir espirulina?

    • Geralmente é tomado em comprimidos ou cápsulas juntamente com um ou dois copos de água, para facilitar sua absorção.
    • Outra apresentação é em pó que é adicionado a smoothies, sucos de desintoxicação, molhos ou patês.

    A dose indicada é de 3 a 5 g por dia, de duas a quatro doses. Para doses mais altas, consulte seu médico.

    10. Quais são suas contra-indicações?

    É contra-indicado em doenças auto-imunes . É aconselhável consultar sua conveniência com o médico em condições da tireóide, insuficiência renal e gravidez.

    Você deve adquirir produtos orgânicos para garantir que não contenha contaminantes ou metais pesados.

        
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