Seguindo a dieta mediterrânea é uma das melhores opções para o que eles procuram para manter seu peso ideal, além de cuidar de sua saúde. Mas o que há de especial nessa dieta? Nós convidamos você a continuar lendo e conhecer todos os benefícios que esta dieta pode trazer para a sua saúde.

A dieta mediterrânea não é apenas uma série de recomendações nutricionais, é muito mais do que isso, está associada a um estilo de vida equilibrada e constitui um autêntico patrimônio cultural dos povos da bacia do Mediterrâneo .

De fato, em 16 de novembro de 2010, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em um denominação conjunta de Espanha, Grécia, Itália e Marrocos

Quais alimentos compõem a dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea é caracterizada porque você pode comer todos os tipos de alimentos, contanto que você respeite a famosa pirâmide alimentar, que estabelece as bases de quais alimentos devem ser tomados diariamente, que devem ser tomados semanalmente, e quais são aqueles que devem ser tomados de vez em quando.

A dieta mediterrânea é um dos modelos de alimentação mais saudáveis, uma vez que implica restrições de nutrientes e sugere uma alimentação saudável e equilibrada

Alimentos que devem ser ingeridos diariamente

  • Cereais: Massas, arroz e pão são um exemplo disso, então os especialistas recomendam tomar 30 gramas de pão por dia e entre 60 e 80 gramas de massa e arroz por dia.
  • Frutas e vegetais: A base da pirâmide nutricional indica que 5 colheres de frutas e vegetais devem ser tomadas (alternadas) por dia, o que corresponde a 120-180 gramas de frutas, e entre 150 e 200 gramas de vegetais.
  • Um litro e meio de água por dia.
  • Um copo de leite ou dois iogurtes
  • Uma colher de sopa de azeite extra-virgem em óleo cru
  • Molhos como cebola e alho também em óleo cru

Alimentos a serem consumidos semanalmente

  • 19659011] Carne magra
  • Carne vermelha: uma porção por semana é recomendada
  • Ovos: de duas a quatro porções por semana
  • Legumes e batatas: recomendado 3 vezes por semana

Alimentos a serem consumidos ocasionalmente

  • Bolos
  • Bolos
  • Doces
  • 19659011] Açúcar
  • Sucos e refrigerantes açucarados

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10 razões que o convencerão a seguir a dieta mediterrânea

1. Considerada uma das melhores dietas baseadas em evidências científicas

A dieta mediterrânea é considerada um dos padrões alimentares com maior evidência científica acumulada quanto aos seus benefícios na saúde humana.

Há muito tempo é foco de interesse na comunidade científico, especialmente para o seu papel terapêutico contra várias patologias associadas à inflamação crônica, como síndrome metabólica, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, câncer, entre outros.

 Mulher comendo uma salada
A dieta mediterrânea tem sido extensivamente pesquisada devido a seus benefícios para a saúde. Seu modelo de alimentação pode ajudar a prevenir e tratar várias doenças.

Melhora o colesterol bom

Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas Biomédicas da Rede de Fisiopatologia da Obesidade e Nutrição (CIBEROBN) e do Instituto do Hospital del Mar para Pesquisa Médica (IMIM), a dieta mediterrânea ajuda que as partículas que transportam o chamado colesterol bom, que é o que impede que as artérias sejam obstruídas, operam adequadamente . Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Diferentes estudos revelaram que nos países mediterrânicos as pessoas sofrem menos doenças cardiovasculares do que nos outros, devido à grande quantidade de nutrientes contidos nas receitas tradicionais.

4. Reduz o risco de câncer de mama, derrame e derrame

O estudo Predimed, liderado por Miguel Ángel Martínez-González, professor de Saúde Pública na Universidade de Navarra e desde junho também professor visitante em Harvard, demonstrou que a dieta mediterrânea reduz em 66% os problemas circulatórios em 30% os infartos e derrames e em 68% o risco de câncer de mama.

5. Combate a depressão grave

Uma equipe de cientistas da Universidade Australiana de Deakin realizou uma série de testes que determinaram que a dieta mediterrânea combata a depressão grave.

 O triptofano pode nos ajudar com a depressão.
Seguir a dieta mediterrânea pode contribuir para a prevenção e tratamento da depressão. Alimentos saudáveis ​​têm um efeito positivo na química do cérebro.

Aumenta a longevidade

As pessoas que seguem a dieta mediterrânea tendem a viver mais tempo, pois favorecem a expectativa de vida e reduzem o processo de envelhecimento graças à sua proposta de ingerir alimentos ricos em antioxidantes e Nutrientes de alta qualidade

7. Bom para a obesidade

Poucas gorduras são consumidas e a usada para cozinhar é o azeite de oliva. Muito mais saudável do que as manteigas e outras gorduras animais e vegetais típicas de outras dietas. Portanto, é uma boa opção para lidar com a obesidade.

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8. Evita a deterioração mental

Vegetais de folhas verdes, que possuem muitos antioxidantes, impedem a degradação celular . Comer pelo menos uma dose por dia desse tipo de verduras ajuda a retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento, como sugerido em um estudo publicado na revista Neurology

. Isso ajuda a obter o peso ideal

A dieta mediterrânea é muito variada e com uma baixa ingestão calórica. Se você combiná-lo com exercícios físicos, poderá se aproximar do peso ideal. Combater o excesso de peso também remove muitas doenças que pioram com uma má forma física

Ao contrário das chamadas dietas "milagrosas", a dieta mediterrânica ajuda a atingir um peso saudável e equilibrado sem causar efeitos adversos. De passagem, favorece a prevenção de doenças associadas ao excesso de peso.

10. Seguindo a dieta mediterrânea ajuda o meio ambiente

Uma das bases da dieta mediterrânea é o consumo de alimentos frescos e sazonais adotando esses hábitos alimentares Você estará ajudando o meio ambiente, promovendo um uso adequado de seus recursos naturais.

Depois de ler estas 10 razões para seguir a dieta mediterrânea, você ainda não se convenceu de como é recomendável? Aproveite o verão para se beneficiar da grande variedade de frutas, verduras e legumes que nos dá a estação para começar a colocar essas dicas em movimento.

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