Se você não dorme facilmente e não sente uma boa noite de sono, pode não ter uma boa higiene do sono. As causas podem ser muitas e muito diversas, desde problemas sentimentais, maus hábitos, estilo de vida sedentário, excesso de peso e muitos outros. É evidente que nem sempre é fácil controlar todas as variáveis ​​para dormir mais e com melhor qualidade. Questões como respeito à hora de dormir, hábitos saudáveis ​​antes de ir para a cama ou comer podem ser decisivas.

Como conceito, a higiene do sono seria um conjunto de bons hábitos e práticas importantes para dormir bem. Você precisa saber que não se trata apenas de dormir mais horas, ou de ficar mais tempo na cama, mas da qualidade do sono. Ou seja, é um sonho saudável, que nos restaure o equilíbrio emocional e restaure as energias que nosso organismo desperdiça todos os dias em nossas atividades.

10 dicas para uma boa higiene do sono

A seguir, saberemos um pouco mais sobre como agir todos os dias:

  1. Um protocolo correto

Se você tiver problemas para dormir, todas as noites, um bom remédio é realiza uma espécie de 'ritual' antes de ir para a cama . Como exemplos, você pode usar um tempo de meditação, música relaxante, um banho quente, uma sessão de massagem com dois casais etc. A chave é liberar tensões e obter o relaxamento necessário.

  1. O espaço ao seu redor

Para dormir e descansar bem, as condições circundantes devem ser bem cuidadas . É essencial escolher um colchão e uma cama confortáveis, um travesseiro adequado, um quarto com pouca luz, sem ruído e com a temperatura certa. Sem telas ou televisão.

  1. Comida e dieta

Dieta e comida terão uma influência decisiva em nosso sonho. Não apenas o que comemos, mas quando e em que quantidades. A dieta equilibrada é sempre recomendada para o nosso corpo. Também é essencial o horário, jante o maior tempo possível antes de ir para a cama.

  1. Exercício físico

O exercício físico é sempre essencial para dormir bem . A que horas você faz isso? Melhor pela manhã, para que o corpo tenha tempo de se recuperar da excitação que a atividade física proporciona.

  1. Estimulantes

Se você tiver problemas para dormir, não deve tomar estimulantes durante a tarde . Sem café ou refrigerante e produtos similares e, claro, sem álcool e tabaco.

  1. O que acontece com o cochilo?

O tempo de um cochilo depois de comer é benéfico? Segundo muitos estudos um tempo de soneca é benéfico para nossa concentração e memória . Mas não deve demorar mais de 30 minutos.

  1. O tempo a ser revelado

Se, apesar de tudo o que precede, você se revelar na cama, é melhor se levantar, dar uma volta em casa, ler e tentar relaxe .

  1. A programação

Se você tiver a mesma programação todos os dias para ir para a cama o relógio interno do seu corpo se acostumará a isso e você terá mais qualidade de sono.

Essas dicas simples, sua higiene do sono serão adequadas e você poderá dormir mais e com melhor qualidade.

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