Passar pela menopausa pode ser um desafio incrivelmente difícil. De ondas de calor à perda de elasticidade da pele e até mesmo a ansiedade que vem com tudo isso, pode parecer que sua vida inteira está mudando involuntariamente. Você pode se perguntar como será seu corpo quando tudo isso acabar. Não se desespere porque hoje compartilharemos com você 10 dicas para cuidados pessoais na menopausa que toda mulher deve saber.

A boa notícia é que, menopausa é administrável . Mulheres em todo o mundo enfrentaram a menopausa e continuam a levar vidas ativas e produtivas, apesar dos sintomas. Você pode ser uma dessas mulheres!

10 dicas para autocuidado durante a menopausa

Com um pouco de esforço e muito amor-próprio, você passará pela menopausa como uma profissional se seguir estas dicas de autocuidado que nesta fase demanda.

1. Está preparada para ondas de calor

As ondas de calor são o sintoma mais conhecido da menopausa. Eles podem ser brutais. Sudorese constante, superaquecimento e pele rosada / avermelhada podem ser constrangedores e enviar sua ansiedade às alturas.

Cerca de 75 por cento das mulheres na menopausa experimentam ondas de calor. Se tiver sorte, você ficará nos 25% restantes. No entanto, se você for a maioria, a boa notícia é que existem algumas coisas que você pode fazer para minimizar os efeitos das ondas de calor irritantes.

A primeira coisa que você pode fazer é aprender o que os desencadeia. Os gatilhos comuns incluem bebidas quentes, altas temperaturas externas, medicamentos e estresse. Depois de identificar seus gatilhos (eles não são os mesmos para todos), você pode tentar evitá-los. No mínimo, você saberá que o calor está chegando.

Você pode tentar manter o ambiente fresco. Alguns exemplos são desligar o ar condicionado, colocar lençóis frios sobre a cama e vestir camadas de roupas finas e respiráveis. Finalmente, se você tiver um flash quente, não entre em pânico.

2. Faça check-ups regulares

Seguir dicas de cuidados pessoais para a menopausa não significa fazer tudo sozinha. Os exames regulares com o seu médico podem garantir que o seu corpo está funcionando corretamente. Afinal, seu corpo está passando por muitas mudanças durante a menopausa.

As mudanças que acontecem em seu corpo, particularmente um baixo nível de estrogênio, podem colocá-la em risco de doenças específicas. Isso pode incluir acidente vascular cerebral, doença cardíaca e osteoporose. Fazer checkups regulares permitirá que seu médico identifique precocemente essas condições, caso ocorram, para que você possa corrigi-las.

Mesmo após a menopausa, você deve continuar seus exames regulares. Você descobrirá que suas necessidades médicas são diferentes nesta fase de sua vida. Sua saúde é mais importante do que nunca naquele momento, então não deixe nada ao acaso.

3. Cuide de sua saúde mental

A menopausa é estressante. Mudanças constantes de humor, temperatura, peso e outras funções corporais podem levar sua ansiedade às alturas. Além disso, você pode estar lidando com o constrangimento do suor e do calor.

Você não está sozinho em seus sentimentos. É importante lembrar que o que está acontecendo com você é normal e que você pode conversar com alguém sobre isso. Você pode não precisar de um conselheiro profissional, mas confie em uma pessoa querida ou em um amigo próximo.

Você também deve fazer coisas que ajudem a reduzir seu nível de estresse. O Yoga é uma excelente atividade para reduzir o estresse. A meditação é outra. Seja o que for que alivia o estresse, torne-o uma parte regular de sua vida.

4. Não tenha vergonha de admitir que não se sente bem.

As mulheres são seres humanos resistentes e durões. Não é incomum encontrar "supermulheres" em todos os lugares. Muitas mulheres se orgulham de serem capazes de conciliar tudo o que a vida lhes reserva.

Por causa disso, pode ser difícil para uma mulher admitir que não está se sentindo bem. Durante a menopausa, isso pode acontecer com frequência. Você pode simplesmente não se sentir tão energizado ou motivado, e aceitar isso pode ser difícil para você.

No entanto, uma das maiores dicas de autocuidado para a menopausa que você pode seguir é escute seu corpo. Se você não quiser fazer todas as tarefas do dia, faça uma pausa. Isso não o torna menos pessoa ou menos mulher.

As mulheres podem ser incrivelmente duras consigo mesmas quando não desejam ser íntimas de seu parceiro. No entanto, você deve conversar com seu parceiro sobre esses sentimentos. Caso contrário, eles não saberão. Não tenha medo de admitir quando você precisa de um "dia para mim".

5. Cuide da sua saúde / vida sexual

A saúde vaginal pode ser afetada durante a menopausa. A vagina fica mais seca do que o normal e as paredes vaginais ficam mais finas. Pode até haver perda de elasticidade da pele na vagina. Isso pode resultar em relações sexuais dolorosas e mais problemas de saúde vaginal.

Para muitas mulheres, o estresse de ter uma vagina que funciona mal faz com que sintam que sua vida sexual está em jogo. No entanto, não é nisso que você deve se concentrar. Se o seu parceiro a ama, ele entenderá que você pode ter que controlar o sexo e a intimidade até que tenha sua saúde vaginal sob controle.

Isso não significa que sua vida sexual deva ficar para trás. Existem lubrificantes e outros remédios que podem ajudar nos cuidados pessoais . Você deve visitar seu ginecologista e discutir os problemas que está tendo.

6. Durma o suficiente

A insônia é um problema comum para as mulheres durante a perimenopausa e pode continuar durante a menopausa. Embora a causa exata dos problemas de insônia seja desconhecida, os especialistas médicos especulam que uma onda de calor pode interromper os ciclos de sono profundo. Mesmo se você dormir durante as ondas de calor, a qualidade do seu sono será prejudicada.

Isso pode significar que você se sente mais cansado durante o dia. Também pode causar irritabilidade e problemas de saúde. Dormir mais é um conselho simples de autocuidado na menopausa, mas nem sempre é um conselho fácil sem ajuda. Você pode precisar consultar seu médico se não conseguir descobrir como dormir por conta própria.

7. Esteja ciente de suas mudanças de humor

Como a menopausa afeta seus hormônios, ela também afeta suas emoções. Isso pode se manifestar na forma de mudanças de humor estranhas, o que significa que todos ao seu redor também têm que lidar com isso.

Gerenciar suas mudanças de humor é uma dica de autocuidado para a menopausa que pode ajude todos em sua casa. Embora você provavelmente não consiga parar as oscilações de humor, pelo menos pode estar ciente delas. Estar atento, junto com muita compreensão de seus entes queridos, o ajudará a superar isso por inteiro.

8. Cuide de sua pele

A menopausa pode causar estragos em sua pele. Se você nunca fez um tratamento sólido para a pele, agora é a hora de fazer um. Se não o fizer, pode ficar irreconhecível.

A menopausa pode tornar a sua pele seca e fina. Você pode desenvolver manchas senis e manchas escuras maiores na pele. Você pode começar a crescer pelos faciais à medida que os pelos da sua cabeça ficam mais finos. Existe até a possibilidade de crescimentos de pele e câncer de pele.

Tudo isso parece extremo, mas você pode reduzir significativamente os problemas de pele implementando um excelente regime de cuidados com a pele. Não aceite esta dica de autocuidado da menopausa com um grão de sal. Comece a cuidar de sua pele o mais rápido possível.

9. Alimentação saudável e exercícios físicos

O ganho de peso é outro efeito colateral da menopausa. Mesmo que você sempre tenha tido um peso saudável durante toda a vida, pode esperar ganhar alguns quilos durante a menopausa. Muitas mulheres ganham peso extra em volta da cintura.

Existem vários fatores que causam o ganho de peso. Genética, falta de sono e mudanças hormonais podem desempenhar um papel importante. No entanto, comer bem e fazer exercícios é uma forma de combater isso. Viver um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a combater essas calorias extras e, no processo, combater muitas doenças relacionadas ao peso que você pode contrair com a idade.

10. Exercite seu cérebro

Infelizmente, a eficiência de seu cérebro pode ser afetada durante a menopausa. Muitas mulheres sofrem de problemas de memória e concentração. Você pode até chamar esses problemas de névoa do cérebro.

Parte dessa confusão mental se deve a outros problemas que você pode ter devido à menopausa. Problemas para dormir, problemas de saúde mental e até mesmo alterações frequentes de humor podem desempenhar um papel importante. Se você as administrar, poderá reduzir ou até mesmo prevenir a confusão mental.

A melhor coisa que você pode fazer é incorporar atividades estimulantes do cérebro em sua vida. Desafie-se e faça coisas que o façam usar a mente. Qualquer coisa que o faça pensar e lembrar de coisas é bem-vindo.

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