Pessoas com doença celíaca são forçadas a evitar alimentos que contenham glúten, garantindo ao mesmo tempo a ingestão suficiente de nutrientes essenciais. Requer a habilidade certa para enfrentar este desafio diário

 Pão sem glúten servido com abacate

Muitos são alimentos que escondem o glúten, uma proteína que causa a conhecida intolerância ao glúten.

Todos os dias, mais pessoas que sofrem de intolerâncias alimentares e alergias a certos alimentos, para aqueles que precisam de uma dieta sem glúten é necessário reeducar seus hábitos alimentares e saber ler melhor os rótulos, bem como organizar bem os menus diários.

Dicas para comer balanceado e sem glúten [19659006] As pessoas que não estão acostumadas a uma dieta variada e equilibrada também correm o risco de sofrer de falta de nutrientes importantes e minerais, por exemplo, vitaminas K, B1, B2 ou B6 e minerais como magnésio, zinco ou cobre

Então, como manter uma dieta variada e balanceada, uma vez diagnosticada a doença celíaca e ter uma dieta rigorosa sem glúten?

1. Verifique os rótulos para se certificar de que não há glúten

Pratos cozidos, molhos embalados, salsichas ou alimentos preparados são uma fonte segura de glúten. Por dar textura aos alimentos, o glúten é frequentemente usado pelos fabricantes para ser adicionado a um grande número de alimentos preparados e alimentos processados.

Se você quiser evitar o glúten, verifique se ele não é mencionado " contém glúten "nos rótulos desses produtos.

2. De volta ao básico

Ao escolher alimentos crus, reduzimos o risco de ingerir glúten e garantimos uma melhor ingestão de micronutrientes. A doença celíaca é, na verdade, uma disfunção da parede intestinal que reduz a absorção de nutrientes (ferro, vit A, B, E e K …)

Alimentos crus são alimentos que não são aquecidos antes do consumo , assim eles não assar, fritar ou pasteurizar, desta forma seus nutrientes não são destruídos.

No entanto, comer uma dieta com alimentos crus só não é aconselhável, porque nem todos os alimentos que seu corpo precisa eles podem ser comidos sem preparação, e isso pode colocá-los em risco de sofrer de uma deficiência alimentar.

3. Descubra outras sementes e cereais

Para substituir o trigo e seus derivados (macarrão, pão, sêmola …), pensamos, é claro, em arroz, milho ou batata. Mas também a semente de quinoa, o painço, a mandioca, o trigo mourisco são uma opção muito viável.

Estes alimentos são fáceis de cozinhar e adicionar às nossas preparações.

4. Leguminosas consumidoras

Lentilhas, grão de bico ou feijões secos são fontes de carboidratos complexos e também são alimentos isentos de glúten. Eles têm a vantagem de serem ricos em proteínas vegetais, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como (magnésio, zinco, cobre, etc.)

. Reutilize sua cozinha

Bolos, tortas e outras sobremesas são feitas com farinha de trigo. A solução: faça você mesmo com farinha de trigo, arroz, milho, castanha … misturada para obter texturas e sabores adaptados a cada receita. Você pode encontrar boas opções para receitas sem glúten em nossa seção

6. Faça o seu próprio pão

Use misturas de farinha sem glúten. Esta é a única maneira de comer pão sem glúten que não contém muitos aditivos. Ou você pode escolher "pão de flores", sanduíches crocantes à base de farinha e sal sem glúten. Aprenda sobre nossa receita para preparar deliciosos pães sem glúten em casa e com ingredientes fáceis de obter.

Optando pelo arroz integral com arroz branco

Com o consumo de arroz integral obtêm-se melhores fontes de vitaminas B e minerais, que são em grande parte eliminados com refinação industrial.

Por esta razão, o arroz é sempre recomendado integral sobre o arroz branco, já que este último é refinado removendo sua camada externa, perdendo assim um valor nutricional importante

. Alimentos separados com e sem glúten

Recomenda-se manter um controle e uma ordem em nossos alimentos, por exemplo, rotular os produtos se necessário, para evitar misturas e erros. Da mesma forma, os utensílios de cozinha são limpos entre duas preparações diferentes

9. Consumir frutas e vegetais diariamente e óleos vegetais

Frutas e legumes fornecem um máximo de vitaminas e minerais. Podem ser misturados cozidos e crus para uma melhor digestão.

Quanto aos óleos vegetais, eles são ricos em vitaminas lipossolúveis (A, E e K), muitas vezes deficientes em pacientes celíacos ou que têm intolerância ao glúten. O azeite pode ser incluído na sua dieta sem glúten

10. Mastigue cada mordida com cuidado

Mastigar bem os alimentos antes de engolir facilita a absorção de micronutrientes. A importância de mastigar bem os alimentos que estamos consumindo é fundamental para poder nutrir melhor o organismo e poder aproveitar os benefícios do alimento que é consumido.

Bibliografia:

  1. Pietzak, M. Doença Celíaca, Alergia ao Trigo e Sensibilidade ao Glúten : Quando o glúten não é uma moda. Jornal de Nutrição Parenteral e Enteral. 2012; 36: 68S-75S
  2. Niland, B., & Cash, B. D. (2018). Benefícios para a saúde e efeitos adversos de uma dieta livre de glúten em pacientes com doença não-celíaca. Gastroenterology & hepatology, 14 (2), 82-91. [PubMed]

10 dicas para comer sem glúten equilibrado

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