Neste artigo vou explicar-lhe 10 exercícios para melhorar a concentração mental em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Concentração é como um músculo, você pode treinar e gradualmente adquirir as habilidades necessárias para se concentrar nas coisas que você faz e evitar distrações.

Antes de começarmos a ver os exercícios. Eu gostaria que fizéssemos uma breve revisão sobre o que é concentração, para que as atividades sejam compreendidas de uma forma mais clara.

Concentração é uma habilidade cognitiva, embora possa parecer raro, isso é feito através do raciocínio. Essa atividade cognitiva é concentrar nossa atenção voluntariamente em um aspecto particular e mantê-la.

Ou seja: a concentração nos permite "colocar" uma informação em nossa mente para que toda a nossa atenção esteja focada em um objetivo específico e concluímos que não nos distraímos com outros tipos de informação.

Por que é tão importante concentrar-se?

 concentração em tiro com arco

Concentração é possivelmente a capacidade mais útil que o ser humano possui. C Quando temos uma boa capacidade de concentração, podemos trabalhar ou estudar com muito mais eficácia, ser mais produtivos e também nos permite realizar atividades de uma forma mais relaxada e agradável.

Fazendo uma tarefa e nos distraímos, estima-se que leva em média de 20 a 25 minutos para poder concentrar-se no que estávamos fazendo, o que é um gasto muito alto de tempo e esforço.

Eu acho que você vai concordar. comigo, é muito mais útil e benéfico realizar tarefas de maneira concentrada do que fazê-lo com distrações. No entanto, hoje temos uma quantidade permanente de estímulos ao nosso redor que podem incitar a distração.

E o que acontece? Bem, pouco a pouco estamos nos acostumando a prestar atenção a essas distrações, então estamos perdendo nossa capacidade de concentração . P Para que isso não aconteça conosco, é conveniente treinar nossa concentração.

10 Exercícios para treinar concentração mental

1. Organize-se antes de

O primeiro de todos e possivelmente o mais importante, em vez de um exercício que pode nos ajudar a melhorar nossa concentração, é uma exigência que nós devemos cumprir se quisermos ter essa capacidade.

Embora não gostemos muito, é a organização. Esta organização envolve dois aspectos diferentes:

Ambiente sem distrações:

Por mais treinado que seja, se você tentar se concentrar em um ambiente cheio de estímulos que podem distraí-lo, não será capaz de se concentrar máximo na tarefa que você deseja executar

Antes de começar, tente ter um ambiente ordenado sem distrações: mantenha a porta fechada, o telefone celular em silêncio, seus sites favoritos favoritos etc.

Tarefas:

Se você quer se concentrar, mas não sabe exatamente o que está fazendo, em que ordem ou de que maneira, a concentração aplicada à tarefa que está fazendo
será menos útil, pois não será uma concentração direcionada a uma tarefa. atividade concreta.

Antes de começar, tente escrever em um pedaço de papel que tarefas você executará, como as executará e em que ordem. Desta forma, você pode usar sua concentração de maneira estruturada.

2. Concentre-se em uma coisa de cada vez

Um dos problemas que muitas vezes nos impedem de ter a capacidade de nos concentrar é o que temos em mente e não podemos nos concentrar em apenas um. Quando isso acontece, nossa capacidade de concentração é muito reduzida porque nosso cérebro não é projetado para ser capaz de se concentrar em várias tarefas ou pensamentos ao mesmo tempo.

Portanto, é tão importante adquirir uma boa capacidade de concentração como ser capaz de aplicar essa capacidade a fatos concretos e eliminar a multiplicidade de pensamentos em nossa mente.

Para adquirir essa capacidade de extrair um pensamento concreto, um exercício que pode nos ajudar é o seguinte: Sente-se em uma cadeira e, quando estiver relaxado, de todos os pensamentos que vierem à mente, escolha apenas um.

O pensamento que você escolher Pode ser qualquer um. Por exemplo: a conversa que você teve com seu colega de trabalho esta manhã, as fotos que mostrei a você sua sobrinha na semana passada ou o jogo de futebol que você viu no sábado.

Depois de escolhê-lo, dedique alguns 5 minutos para pensar nele e nada mais. Se você fizer este exercício regularmente, ficará acostumado a concentrar sua atenção em um único pensamento, quando necessário, e melhorar sua concentração será mais fácil para você.

3. Relaxe

 criança relaxada

Muitas vezes, o que dificulta nossa capacidade de concentração são os estados de ansiedade, nervosismo ou incapacidade de adquirir tranquilidade quando uma tarefa é realizada.

Ser capaz de se concentrar adequadamente , é conveniente ter um estado relaxado e evitar o estresse excessivo. Se perceber que o estresse ou a ansiedade interferem na sua capacidade de concentração, você pode realizar o seguinte exercício de respiração profunda:

  • Sente-se confortavelmente, feche os olhos suavemente e coloque a mão direita no abdômen. pelo nariz e expira pelo nariz ou pela boca.
  • Respire devagar pelo nariz (5 segundos), segure o ar por mais 5 ou 7 segundos e o ar expira por cerca de 10 segundos.
  • faça a respiração imaginar que a tensão escapa pelo ar expirado e você está livre disso.
  • Execute este processo 3 vezes seguidas.
  • Uma vez feito todas as três vezes, vá para uma respiração controlada: inspire pelo nariz durante 3 segundos e expira por mais 3 segundos, mas sem reter ar.

Neste artigo você pode aprender mais técnicas de relaxamento.

4. Use os números

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<p style= Uma das atividades cognitivas que mais fortalecem nossa concentração é o cálculo. Realizar esse tipo de operações mentais requer um alto nível de concentração

Portanto, se você achar difícil concentrar-se, praticar essas atividades no seu tempo livre da melhor maneira possível contribuirá muito para melhorar sua capacidade de concentração.

Há milhares de atividades de cálculo a serem executadas, e tudo será eficaz para melhorar a sua concentração, desde que você os faça de forma escrupulosa.

Faça o famoso sudoku que para muitas pessoas pode ser uma forma a mais agradável realizar este tipo de atividades, até realizar qualquer tipo de operação matemática de forma regular melhorará sua capacidade de concentração.

Treine sua atenção

Como a concentração é uma atividade cognitiva projetada para focalizar nossa atenção em um aspecto específico, outro exercício muito útil é treinar nossa atenção.

Dito de outra forma, se tivermos mais controle sobre nossa Processos de atenção, será muito mais fácil nos concentrarmos. Uma das maneiras mais eficazes de chamar sua atenção em seu tempo livre é fazer as típicas sopas de cartas

Por exemplo, antes que essa sopa de letras tente marcar com um lápis:

  • Todo o número 4
  • Todas as letras T que você encontra
  • Todos os números ímpares que você encontra
  • Todas as vogais que você encontra

 números atenção

Uma vez feito, registre o tempo gasto fazendo. as quatro tarefas

6. Um momento de mindfulness

 Mindfulness monk

É uma técnica de Mindfulness que você pode executar a qualquer hora do dia: antes de ir trabalhar, enquanto espera o ônibus ou quando você faz uma pausa no escritório.

O exercício deve se concentrar em sua respiração por alguns minutos, e seu objetivo é ajudá-lo a restaurar seus pensamentos, relaxar e obter essa clareza mental que você pode ter perdido durante o dia

Para fazer isso você tem que ficar de pé, deixar os olhos abertos, respirar com a barriga (não o peito), expelir o ar com o nariz e focar toda a sua atenção no som e no ritmo

É provável que, quando você o fizer, outros pensamentos venham à sua cabeça. Quando isso acontecer, esforce-se para voltar sua atenção para a respiração e ignorar outros estímulos.

Como é um exercício simples que requer pouco tempo para fazê-lo, recomenda-se fazê-lo naqueles momentos de estresse, quando você carece de clareza de idéias ou se sente ofuscado em alguma coisa.

Fazer isso naqueles momentos você restabelecerá seus pensamentos e sua atenção, será mais para reorganizar os conceitos de sua cabeça, e você alcançará um estado mais adequado para para ser capaz de se concentrar

7. Observação consciente

Este exercício, como a atenção plena, também é uma técnica de Mindfulness que pode ser executada de uma maneira simples, e isso ajuda muito a melhorar sua capacidade de concentração.

Nesse caso, a observação consciente consiste em escolher qualquer objeto. Pode ser a capa de um livro, uma lâmpada ou uma xícara de café (não importa as qualidades do objeto).

Uma vez escolhido o objeto, você deve observá-lo com muito cuidado e concentrar toda a sua atenção nele cerca de 3 ou 4 minutos

Este exercício simples é muito útil porque quebra a rotina da nossa mente. Se olharmos, ao longo do dia vemos muitas coisas, observamos algumas com mais ou menos atenção, mas raramente observamos algo de forma 100% consciente.

Ao fazer isso, nossa mente fica livre de certos pensamentos, no presente e nos dá uma sensação de "estar desperto" que nos ajuda a nos concentrar em um aspecto concreto.

A imagem mental

 como melhorar a concentração

Outro exercício semelhante ao da observação consciente é a imagem mental.

Como com o outro exercício, você deve escolher qualquer objeto que tenha à mão (um lápis, garfo, sapatos …) e observe meticulosamente, concentrando toda a sua atenção nele, e tentando lembrar cada detalhe desse objeto.

Uma vez que você tenha observado o objeto com o maior cuidado possível durante cerca de 2 ou 3 minutos, você deve tentar recriar uma imagem mental no objeto na sua cabeça, para que essa imagem seja o mais semelhante possível ao objeto.

Com este exercício, além de focar sua atenção no presente Como no anterior, você irá trabalhar em seus processos de armazenamento de informações, então você terá que realizar um trabalho de concentração extra para recuperar as informações do objeto que você acabou de observar.

Expressão de nossas memórias

Pensar em nossas memórias é um exercício que normalmente nos dá prazer ou é agradável, mas ao mesmo tempo requer um alto grau de concentração para ser capaz de recuperar a informação que está em nosso cérebro.

Quando nos lembramos, além de exercitar nossa memória, estamos treinando nossa concentração indiretamente. Agora, devemos nos lembrar de uma forma estruturada e detalhada, não vale a pena pensar sobre eventos passados ​​sem focar completamente a atenção deles .

Portanto, um exercício que podemos executar é lembrar de nossos eventos. férias, escrevendo todos os detalhes que lembramos deles: onde estavam, com quem você foi, que lugares você visitou, que anedotas aconteceu, etc.

Este exercício pode ser feito à noite, de uma forma relaxada e calma, durante cerca de 30 a 40 minutos antes de dormir

10. Concentre-se no seu dia

 lembrando-se na cama

Outro exercício que você pode fazer antes de dormir é tentar lembrar de tudo o que fez o dia todo quando se deita.

um exercício simples, que não requer praticamente esforço e que é recomendado para fazer isso diariamente, adquirindo o hábito de fazer isso exercício nos momentos anteriores de adormecer.

Você pode fazê-lo quando você já está deitado na cama, e o objetivo é que durante os 5 ou 10 minutos que você fizer este exercício, você pode ir lembrando com o máximo detalhe possível de tudo que você fez durante o dia, as pessoas que você viu ou as coisas que chamaram sua atenção

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Referências

  1. Reinoso García, A.I. et al. (2008). Livro de exercícios de estimulação cognitiva 1. Instituto de Saúde Pública. Madri Saúde Câmara Municipal de Madri
  2. Reinoso García, A.I. et al. (2008). Livro de exercícios de estimulação cognitiva 2. Instituto de Saúde Pública. Madri Saúde Câmara Municipal de Madrid
  3. Tárrega, L., Boada, M., Morera, A., Guitart, M., Domènech, S., Llorente, A. (2004) Revisão de cadernos de notas: Exercícios Práticas de estimulação cognitiva para pacientes com doença de Alzheimer em fase leve Barcelona: Editorial Glosa

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