Ensinar a comer é um ato educacional de primeira ordem . Portanto, pais e mães devem se esforçar para tornar esse aprendizado uma experiência alegre e satisfatória. Idealmente, eles devem ser ativos e informar sobre os requisitos alimentares básicos, bem como como os alimentos são produzidos e processados. Esse processo geralmente gera certas dúvidas, que tentarei resolver neste artigo.

Para começar, ao preparar um cardápio infantil, devemos começar com alguns princípios fundamentais básicos da alimentação infantil (que são consistentes com a culinária mediterrânea):

  • Oferece uma ampla diversidade de produtos de origem vegetal : grãos integrais, legumes, frutas, legumes, nozes e oleaginosas.
  • Prefere alimentos orgânicos e de proximidade
  • Começando com alimentos puros e cozinhando-os em casa em vez de recorrer a produtos prontos.
  • Inclua cerca de cinco porções diárias de alimentos crus (saladas, sementes germinadas, frutas, sucos frescos).
  • Estabeleça um ritmo de cinco doses diárias : três principais e duas de apoio. O café da manhã é uma refeição essencial devido às necessidades de energia das primeiras horas do dia.
  • Escolha alimentos que preservem nutrientes como vapor, ferro, fervidos com pouca água ou refogados.

Obviamente , você pode fazer adaptações ao gosto de cada família. Existem receitas da família que passam de geração em geração com um carimbo específico em cada casa. É uma ocasião para transmitir nosso conhecimento a nossos filhos, desenvolvendo sua criatividade e os valores de colaboração e envolvimento no vínculo nutricional.

Ensinando-os a respeitar o ritmo das refeições e Não lanche entre horas, mostramos o valor da recompensa pela espera; enquanto oferecemos alimentos variados, nós os educamos na diversidade de sabores. Se a isso se acrescentar lazer responsável e atividade física diária, as crianças assimilarão um estilo de vida saudável.

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  • Quando eles devem comer na idade adulta?

A partir dos dois anos de idade, a família deve compartilhar o cardápio, uma vez que o equilíbrio alimentar é adequado a todos. Um cardápio diversificado e saudável pode ser estabelecido sem fazer distinções arbitrárias, mesmo que as peças sejam menores ou alguns alimentos sejam irritados.

  • Como você pode apreciar os vegetais?

Os legumes devem fazer parte do primeiro mingau, feito em casa, para reconhecer sua diversidade de sabores e texturas. Eles são oferecidos com apresentações agradáveis, em doses moderadas e "sem complexos", para não provocar rejeição involuntariamente.

  • Por que as saladas são valiosas?

Vegetais crus fornecem nutrientes que são perdidos pelo calor, como vitaminas, enzimas, alguns antioxidantes e ácidos orgânicos. Você pode começar oferecendo uma cenoura, ideal para a dentição, ou metade de um tomate temperado com algumas gotas de azeite.

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  • O que caracteriza um café da manhã equilibrado?

Cereais integrais e um pedaço de fruta. Para quem acorda com apetite, pode consistir em iogurte de vegetais com muesli e maçã ralada ou torrada de trigo integral. Se você estiver com menos fome, um suco espremido na hora com pólen e geléia real; no meio da manhã, um sanduíche integral com algumas amêndoas.

  • Comer na escola influencia o jantar?

Para equilibrar a ingestão do dia, é necessário seguir as recomendações alimentares, além de conhecer o menu da escola . Se ao meio-dia for ingerido um alimento muito protéico, como carne, à noite será servido um prato rico em carboidratos, como arroz ou sopa. É um bom momento para oferecer saladas.

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  • Quais lanches são mais saudáveis?

O lanche é ideal para frutas, inteiras ou na Macedônia. Pão integral com abacate ou patê de legumes caseiro. Você pode dar panquecas tufadas de grãos inteiros, bem como bolos caseiros. Ou recorra a combinações de frutas e nozes, como figos com nozes ou tâmaras com amêndoas.

  • Nós toleramos bolos, lanches e guloseimas?

Não é muito apropriado proibir qualquer produto estritamente porque a curiosidade Crianças inatas os levarão a experimentá-los. É melhor deixá-los levá-los ocasionalmente ou talvez em suas versões ecológicas. Também é importante oferecer regularmente alimentos saudáveis ​​ com aparências sugestivas.

  • Eles devem comer mais frutas e menos biscoitos?

A fruta é ideal quando são necessárias água e energia rápida, como depois dos esportes. Os cookies tendem a bicar, mas a fruta fresca supera qualquer produto embalado, incluindo suco, e é mais barata.

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  • Como expandir a gama de alimentos?

O processo de introdução de novos alimentos deve ser muito gradual e divertido, permitindo que você toque na comida . A gama é alargada, oferecendo uma variedade de ingredientes em pequenas doses para habituar todos os sabores e não apenas doces / salgados. A mastigação é promovida a partir do ano.

  • E se o prato tende a não acabar?

Você precisa distinguir entre saciedade e birra e certifique-se de não bicar entre horas e praticar atividade física suficiente. O lanche pode ser trocado por um jantar mais cedo. Uma atmosfera de intimidade agradável deve ser criada e felicitada quando uma tarefa é concluída, incluindo comer.

    
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