Há algo na palavra "azedo" que cria suspeitas. Muitas pessoas não mexiam o dedo para comer repolho azedo ou creme azedo, e ainda assim são dois produtos consumidos por milhões de pessoas com nomes como chucrute, kimchi, chucrute ou crème fraîche . [19659002] Além do sabor, os alimentos fermentados nos oferecem um perfil nutricional interessante como é conhecido desde os tempos antigos e já investigou o Prêmio Nobel de Medicina Elie Metchnikoff .

Os microorganismos que Fermentar nossos alimentos é um verdadeiro aliado, porque os predizem (que são mais digestivos), melhoram a absorção de nutrientes (e às vezes os criam) e ajudam a purificar os alimentos, eliminando elementos potencialmente tóxicos. [19659002] Hoje entendemos que nosso organismo é um ecossistema, um pequeno universo de vida com um equilíbrio sutil no qual populações de microrganismos são essenciais. A perda ou desequilíbrio de uma parte afeta o restante do conjunto. Embora pareça estranho na corrente asséptica predominante, não poderíamos viver sem as bactérias que carregamos em nosso corpo.

Fermentada e digestão

A soja é um alimento essencial no Ocidente e no Oriente, e ainda assim muitas pessoas Eles acham difícil de digerir. O kefir é um velho amigo do sistema digestivo. A soja é muito indigesta quando consumida simplesmente cozida; quando fermentado, não é apenas digerível, mas multiplica seus nutrientes .

O tempeh é uma pasta densa feita com soja fermentada, popular na Indonésia (e entre vegetarianos) por ser uma grande fonte de proteínas e vitaminas . No molho de soja, por exemplo, a ação combinada de leveduras e bactérias é dada para criar um condimento exclusivo em sua riqueza aromática.

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Os alimentos fermentados melhoram os nutrientes

Os vegetais se prestam especialmente bem à fermentação. O repolho sem ir mais longe, sendo imerso em seu suco com a ajuda de um pouco de sal, fermenta espontaneamente, tornando-se uma fonte de vitaminas do grupo B e vitamina C.

De fato, foi o single chucrute que permitiu ao famoso capitão Cook vencer o escorbuto (em suas longas jornadas ele alimentou seus marinheiros com chucrute).

Culturas vivas

É importante ter note que muitos alimentos fermentados são esterilizados para comercialização e, portanto, perdem muito do seu interesse nutricional. É o caso do chucrute pasteurizado (não refrigerado) ou mesmo de alguns produtos lácteos que são submetidos ao calor para prolongar sua preservação e não precisam de refrigeração.

Se possível, eles devem ser consumidos crus, sem sujeite-os ao calor;

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10 perguntas sobre o fermentado

1. Esses alimentos também são fermentados …

Estamos cercados por alimentos fermentados comuns para nossa cultura, como vinho, cerveja ou pão.

No entanto, por milênios, Muitos outros produtos ao nosso redor também se beneficiam do efeito de microorganismos. De bebidas como chá ou café a produtos como cacau, baunilha, tabaco ou pólen.

2. Quais são as vantagens do pão de levedura da mãe?

Embora nem as leveduras nem as bactérias presentes na massa mãe sobrevivam ao calor do forno, sua ação combinada é importante.

Além de fornecer ao pão uma aroma e sabor únicos e prolonga sua conservação, aumenta sua digestibilidade favorece a absorção de minerais lisina (um dos aminoácidos essenciais) e diminui seu índice glicêmico.

3. A fermentação aumenta as vitaminas do grupo B?

Os alimentos fermentados são muito interessantes, pois em muitos casos eles se acumulam durante a fermentação (graças à ação dos microorganismos) níveis importantes de vitaminas do grupo B, essenciais para a fermentação. muitas funções do nosso organismo.

Ácido fólico (essencial para o crescimento), riboflavina (visão e tecidos), niacina (sistema circulatório) ou tiamina .

4. A fermentação melhora a conservação?

Leveduras e bactérias fermentadoras geram compostos ideais para a preservação de alimentos como o álcool que preserva o suco de uva ou o ácido que causa o chucrute permanece comestível por muito tempo.

Ao contrário de outros métodos que tentam eliminar a vida (esterilização, secagem), a fermentação a incentiva.

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5. E as bactérias patogênicas?

Quando incentivamos a fermentação bacteriana, as bactérias benéficas geram substâncias (ácido lático, por exemplo) que limitam a ação de outras bactérias e enzimas e até sintetizam bacteriocinas, toxinas que mantém patógenos como E afastados. coli a salmonela ou a bactéria que causa o botulismo .

6. Por que o chucrute é bom?

O repolho fermentado em suas inúmeras encarnações da China para a Alsácia, é um fermento antigo que baseia seu sucesso na simplicidade. Um pouco de sal adicionado ao repolho faz com que ele libere suco suficiente para cobrir as folhas durante a fermentação láctica.

O resultado é conhecido pelo seu conteúdo em vitamina C e seus benefícios para sistema digestivo .

7. Os picles são fermentados?

Os picles normalmente usam líquidos fortemente acidificados para inibir a atividade bacteriana. Nesse sentido, alimentos como picles ou cebolinha não se beneficiam das propriedades dos fermentos lácticos .

No entanto, muitas dessas preparações foram (e ainda podem ser feitas hoje) fermentadas. [19659002] 8. O que exatamente é o missô?

O missô é uma pasta de soja fermentada às vezes durante anos, com a ajuda de um fungo, Aspergillus oryzae . No Japão, existem vários tipos de missô, que variam em aparência e intensidade de sabor.

Além da ingestão de proteínas, o missô é conhecido por sua capacidade de purificação especialmente para eliminar metais pesados.

9. As ameixas de umeboshi são fermentadas?

Umeboshi é uma variedade japonesa de ameixa que é seca ao sol e fermentada. Graças a esse processo, é desenvolvida uma alta concentração de ácido cítrico com grande poder antimicrobiano.

É altamente apreciado no macrobiótico por sua capacidade de ativar o sistema digestivo, prevenir náuseas e combater a fadiga e envelhecimento

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10. É difícil fermentar em casa?

Fazer o kefir está ao alcance de uma criança. Fermentar legumes também é extremamente simples. Apenas submersa permanentemente os legumes picados em salmoura com 2% de sal (1 l de água, 20 g de sal), deixe-o em um local fresco (cerca de 18 ° C) e aguarde algo mais de um mês.

O processo é divertido, saudável e delicioso. Damos a você mais algumas dicas neste artigo.

    
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