Os olhos são a parte mais expressiva do rosto e um dos órgãos do corpo mais sensíveis aos fatores externos. Com eles, o sistema nervoso vem à tona. Não só o passar dos anos pode prejudicá-los; também hábitos . O importante é agir na hora certa.

Por um lado, você pode proteger a visão externamente com exercícios para os olhos, descanso diário e boa higiene. Mas essas orientações serão de pouca utilidade se os olhos não receberem os nutrientes de que precisam por meio da dieta.

Doenças oculares, como degeneração macular e catarata, não são devidas apenas à idade, mas também a um suprimento insuficiente de nutrientes e oxigênio para o sistema capilar dos olhos. Uma boa nutrição é, portanto, essencial para manter a visão em boas condições ao longo dos anos.

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De quais nutrientes os olhos precisam?

  • O alimento mais popular por seu efeito positivo na saúde dos olhos é a cenoura. Isso se dá graças à sua riqueza em beta-caroteno, que o corpo transforma em vitamina A essencial para proteger a visão diurna e noturna. Batata doce, abóbora e outros vegetais de laranja também fornecem beta-caroteno.
  • Outro alimento bem conhecido por seu efeito positivo são os mirtilos. Suas antocianinas, ao promover a microcirculação aumentam a resistência capilar e diminuem a permeabilidade. Portanto, consumir alimentos ricos em antocianinas, como mirtilos ou amoras melhora a visão noturna, protege a retina e fornece uma visão mais clara e nítida.
  • Além disso, os olhos precisam de luteína e zeaxantina, dois pigmentos antioxidantes encontrados em altas concentrações na retina.
  • DHA ou ácido docosahexaenóico, um ácido graxo da família ômega-3 é essencial para prevenir processos degenerativos ocular, bem como para a maturação do sistema nervoso central.
  • O zinco presente em cereais, legumes, sementes de abóbora e carnes, é o mineral mais abundante nos olhos. Fortalece a ação da vitamina A e promove a nutrição do nervo óptico.
  • O tecido da córnea e da esclera do olho é composto por colágeno e mucopolissacarídeos responsáveis ​​por oferecer consistência e resistência ao globo ocular. Aveia, tapioca e kuzu (um amido) são boas fontes de mucopolissacarídeos.

Como a dieta afeta os olhos?

De acordo com um estudo conduzido pelo National Eye Institute dos Estados Unidos Juntos, comer alimentos ricos em antioxidantes, ácidos graxos essenciais e minerais pode beneficiar sua visão. Por outro lado, dietas com abundância de açúcares e farinhas refinadas, gorduras trans e glutamato monossódico afetam negativamente.

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Por que é essencial tomar vitamina A?

Depois do fígado, a retina é o tecido que armazena mais vitamina A, também conhecida como retinol. A deficiência de vitamina A pode levar a problemas como síndrome do olho seco, cegueira noturna, xerose conjuntival, manchas de Bitot e xerose corneana com ulceração irreversível grave.

O que é degeneração macular e quais alimentos ajudam a prevenir?

A mácula, localizada no centro da retina, é a parte do olho que permite capturar detalhes e direcionar a visão central. É necessário, por exemplo, para ler, conduzir ou identificar pessoas. Sua degeneração relacionada à idade é uma doença degenerativa dos olhos e a principal causa de cegueira na velhice.

Carotenóides especialmente luteína e zeaxantina, são os nutrientes mais importantes na mácula e retina e conferem proteção valiosa aos olhos. Eles são encontrados em vegetais e frutas, especialmente: pimenta vermelha, repolho, milho, abobrinha, abóbora, espinafre, cenoura, manga, laranja, uva preta, mamão, melão e kiwi.

O que são luteína e zeaxantina?

são pigmentos carotenóides e são encontrados principalmente em vegetais e frutas amarelos ou laranja. Sua ação antioxidante não apenas protege contra a degeneração macular e catarata, mas ajuda a filtrar os raios ultravioleta prejudiciais .

O risco de degeneração macular é reduzido em 60-70% quando consumido altos níveis de frutas e vegetais amarelos ou laranja.

Que problemas causam a falta de vitamina B2?

Esta vitamina, presente na retina, permite que os olhos se ajustem às mudanças de luz. Seu déficit os torna fotossensíveis e pode causar fotofobia, ceratopatias e neuropatia óptica. Pode ser encontrado em grãos inteiros e alguns vegetais.

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Que outras vitaminas protegem a visão?

Doses elevadas de vitaminas C e E reduzem o risco de cataratas .

  • A vitamina C é abundante na retina e é necessário para o colágeno de a esclera e o córnea a. Pode ser obtido a partir de frutas cítricas, pimentas e outros vegetais.
  • A vitamina E protege os vasos sanguíneos oculares. Encontrado em óleos vegetais, nozes e grãos inteiros.

Os ácidos ômega-3 afetam a visão?

De acordo com um estudo recente, dietas ricas em ácidos graxos ômega-3 reduzem o risco de doenças oculares com a idade. A incidência de glaucoma é baixa entre os esquimós, provavelmente devido ao consumo abundante de peixes oleosos, ricos em ômega-3.

Quais alimentos prejudicam os olhos?

Falta de açúcar refinado nutrientes essenciais e força o corpo a obter suas próprias reservas de vitaminas e minerais . Além disso, altera os níveis de açúcar no sangue, o que enfraquece o sistema visual como no diabetes.

Outros inimigos dos olhos são cereais e farinhas refinados e gorduras trans.

Existe uma planta medicinal útil para ver melhor?

A mais conhecida é o ginkgo, que por estimular o fluxo sanguíneo e a microcirculação é adequado para a função cerebral e a visão. No último, produz melhorias notáveis, especialmente em condições relacionadas a problemas vasculares.

No glaucoma e na retinopatia diabética, aumenta a acuidade e o campo visual.

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