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A aveia é um cereal que se tornou um dos mais consumidos e valorizado em todo o mundo, tanto pelo seu valor nutricional e pela energia que traz para o corpo.

Todos os nutrientes essenciais que contém torná-lo um alimento muito saudável, com muitos benefícios para o nosso corpo. Você quer conhecê-los?

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Quais são as propriedades da aveia?

A aveia é um cereal muito rico em fibras, proteínas e carboidratos saudáveis. Ele também tem nutrientes essenciais, como ferro, magnésio, potássio, selênio, ácido fólico e ácidos graxos ômega-3. Além disso, contém potentes fitonutrientes e antioxidantes para a saúde.

Todos esses nutrientes ajudarão nosso corpo a funcionar adequadamente e dar a ele aumento de energia necessário para enfrentar um novo dia . É por isso que a aveia é especialmente benéfica no período da manhã. Levá-lo para o café da manhã irá garantir-lhe energia suficiente para começar o dia com força e coragem.

Você pode tomá-lo, por exemplo, na forma de flocos de aveia para complementar o seu café da manhã. Também é ideal para tomar sob a forma de mingau, misturando aveia com leite, nozes, frutas vermelhas, frutas cítricas ou mel, para agregar mais valor nutricional a esses outros ingredientes. Além disso, você pode usar farelo de aveia ou aveia para preparar pratos deliciosos e saudáveis ​​

Os 11 melhores benefícios da aveia

Graças à sua grande riqueza em nutrientes essenciais, A aveia tem grandes benefícios para a nossa saúde. Entre os mais destacados estão:

  1. Fornece energia: A aveia é rica em proteínas e carboidratos complexos e saudáveis, por isso é ideal para tomar no café da manhã. Graças a esses nutrientes, a aveia será capaz de fornecer ao seu corpo toda a energia necessária para começar o dia.

  2. Reduz o colesterol: A aveia contém quantidades elevadas de fibras, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), mantendo os níveis de colesterol bom (HDL). O colesterol LDL se acumula nas artérias e pode causar problemas cardiovasculares ou ataques cardíacos, por isso é tão importante não ter níveis elevados. Além disso, os antioxidantes que a aveia contém também podem ajudar a evitar a oxidação do colesterol LDL, especialmente se eles são combinados com a vitamina C. É por isso que é muito benéfico misturar aveia, por exemplo, com frutas cítricas.

  3. Reduzir a pressão alta : O teor de fibras e magnésio da aveia ajuda a aumentar e normalizar o fluxo sanguíneo, reduzindo assim a pressão arterial elevada. Se a pressão arterial estiver muito alta, pode causar problemas cardíacos e afetar outros órgãos importantes, como o cérebro ou os rins. É por isso que é importante manter a pressão arterial normal.

  4. Protege o coração: Já vimos duas razões pelas quais a farinha de aveia protege nosso coração: reduz os níveis de colesterol ruim e a pressão alta. Mas, além disso, a aveia também é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e reduzem o estresse oxidativo e a inflamação que contribuem para a arteriosclerose ou o endurecimento das artérias, uma das principais causas de ataques cardíacos.

  5. Ele ajuda você a perder peso: Oatmeal é ideal para aqueles que lutam para perder os quilos extras e manter um peso saudável. Sendo rica em proteínas e fibras, a farinha de aveia faz com que você se sinta saciado por mais tempo, ajudando-o a controlar a fome e evitar que você tenha desejos ou queira fazer um lanche entre as refeições. É por isso que a aveia é um ingrediente essencial em qualquer dieta para perda de peso. Lembre-se de que uma boa dieta para perda de peso não deve limitar a variedade de alimentos (as chamadas "dietas milagrosas"), mas deve ser equilibrada para fornecer todos os nutrientes essenciais necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.

  6. sangue: A aveia contém carboidratos de alta qualidade que fornecem uma fonte constante de energia. Sendo rico em fibras, o corpo digere mais lentamente e não causa um aumento nos níveis de glicose no sangue. Isso não só ajuda as pessoas com diabetes a manter o controle do açúcar, mas também reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

  7. Previne o câncer: As fibras solúveis e antioxidantes na farinha de aveia podem reduzir risco de desenvolver câncer, uma vez que ajudam a proteger as células em sua formação e desenvolvimento. Além disso, os fitoquímicos que a aveia contém são eficazes na prevenção de cânceres relacionados a hormônios e câncer de mama.

  8. Melhora a saúde intestinal: O alto teor de fibra da aveia tem importantes benefícios para a saúde intestinal. saúde intestinal e do cólon. Aveia contribui para o funcionamento saudável do intestino e ajuda a aliviar a constipação. Também é altamente recomendado para pessoas que sofrem de colite ulcerativa e também pode reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon. Por outro lado, a aveia é uma boa alternativa ao trigo para pacientes celíacos. No entanto, deve ser consumido com moderação, uma vez que tem pequenas quantidades de glúten.

  9. Melhora o humor: A aveia induz o cérebro a aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, sono e apetite. É por isso que é ideal para eliminar o estresse ou a ansiedade do dia a dia. Além disso, seu teor de magnésio ajuda a melhorar a qualidade do sono, promovendo assim o relaxamento.

  10. Fortalece o sistema imunológico: A aveia tem um tipo de fibra conhecido como betaglucanos, que possuem propriedades antioxidantes e antibacterianas. Graças a esse nutriente, a aveia é capaz de nos ajudar a fortalecer o sistema imunológico e melhorar sua resposta contra infecções.

  11. Cuide da sua pele: Os antioxidantes contidos na aveia ajudarão a manter uma pele mais firme e retardar o aparecimento dos sinais mais comuns de envelhecimento, como rugas ou manchas. Mas o melhor de tudo é que a aveia não só é capaz de trazer esses benefícios para consumir, mas também pode ser usada localmente, como um cosmético natural. Os banhos de aveia são frequentemente utilizados para aliviar a vermelhidão, a comichão e a irritação da pele. Além disso, a aveia localmente aplicada tem efeitos anti-inflamatórios e esfoliantes

Oat breakfast

Como você viu, a aveia tem uma variedade de benefícios muito interessantes para o nosso corpo. É por isso que é tão saudável tomá-lo no café da manhã. Você quer encorajá-lo a experimentá-lo? Não perca o nosso artigo sobre mingau, a melhor maneira de tomar mingau de manhã!

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