Comida afeta a saúde de seus dentes

É provável que você tenha ouvido algum pai dizer ao seu filho "Não coma muitas bugigangas ou você vai ter cáries …", e é verdade que o açúcar presente nesses doces tão populares entre as crianças é o principal inimigo da boa saúde bucal neste caso, o dos menores, e pode ser o principal causa do aparecimento de cáries mesmo nas primeiras idades

Mas esta substância não está presente apenas aqui, uma vez que em muitos alimentos processados, bebidas carbonatadas e até mesmo em molhos industriais, eles costumam adicioná-lo, embora o gosto Mas a boa notícia é que, assim como há alimentos prejudiciais para os dentes, você também pode encontrar alguns que serão bons aliados para manter os dentes e dentes. ace em boas condições e eles vão ajudá-lo a mantê-los longe de cáries e outras doenças que afetam a saúde bucal.

Os alimentos que promoverão a boa saúde de seus dentes são todos aqueles que têm a virtude de neutralizam ácidos aqueles que contêm minerais e vitaminas que reparam o esmalte e aqueles que ajudam a estimular a produção de saliva e aqui você tem uma boa amostra deles:

1. Leite

O leite é um produto básico que não deve faltar em sua alimentação diária, pois você fornece cálcio, fósforo e vitamina D que ajudarão a melhor assimilar o cálcio e favorecer sua fixação nos ossos e nos dentes

Estes nutrientes são essenciais para a manutenção dos dentes saudáveis ​​ajudando na reparação do esmalte dos dentes, além de contribuir para ossos fortes.

. Queijo

Queijo é outro alimento que promove a boa saúde de seus dentes, uma vez que tem um alto teor de cálcio é baixo em açúcares e contém caseína, uma proteína que vai ajudar a enriquecer a superfície dos dentes obtendo dentes mais fortes.

Uma boa opção é mastigar um pedaço de queijo no final das refeições, e entre toda a variedade existente, lembre-se disso, quanto mais difícil, você terá que mastigar mais e, portanto, produzirá mais saliva e aumentará o nível do pH da boca, reduzindo a possibilidade de cárie.

3. Maçãs

Comer maçãs, contanto que você comê-las inteiras e com pele é um grande gesto para favorecer a saúde de sua boca, pois ao fazê-lo aumenta a produção de saliva ao mastigar e neutraliza os ácidos que podem causar o aparecimento de cáries ou outras doenças.

Embora comer uma maçã não seja equivalente a escovar os dentes, se você não tiver a oportunidade de fazê-lo depois de comer, ela pode ser uma alternativa

Tenha em mente que quando você morde e mastiga uma maçã, por um lado, você obtém para estimular a circulação sanguínea das gengivas e, por outro lado, obtém para eliminar a placa bacteriana e os restos de comida que poderiam permanecer presos aos dentes depois de comer, obtendo um efeito muito similar àquele que você obtém ao usar o fio dental

4. Iogurte

Aqui você tem outra boa opção rica em cálcio e proteína que irá ajudá-lo a manter seus dentes saudáveis ​​e fortes.

Iogurtes contêm probióticos benéficos para suas gengivas e como queijo, eles são uma fonte natural de caseína que contribui para a remineralização de seus dentes.

É claro que, se você se atrever a ingerir mais iogurte em sua dieta diária, escolha sem açúcar e baixo teor de gordura para não prejudicar sua saúde dental. [19659007] 5. Nozes

Nozes são uma ótima fruta seca que irá ajudá-lo a cuidar de seus dentes, uma vez que eles contêm muitos nutrientes que são ótimos aliados de boa saúde bucal-dental ácido fólico, ferro, tiamina, magnésio, niacina, vitamina E e B6, potássio e zinco

O esmalte dentário, juntamente com os ossos, são as partes mais difíceis do corpo humano, mas também são frágeis. tome cuidado para não tentar quebrar a casca de nozes ou qualquer outra fruta seca com os dentes .

Também, você deve mastigar cuidadosamente caso haja algum fragmento do casca presa ao próprio fruto

6. Amêndoas

As amêndoas são uma fruta seca que contém muito cálcio para que possam se tornar grandes aliados para ajudá-lo a manter seus dentes saudáveis ​​e livres de problemas.

Eles também são ] boa fonte de proteína e tem baixos níveis de açúcar por isso é ideal para incluir cerca de 5 amêndoas por dia em sua dieta para manter seus dentes saudáveis ​​e fortes.

É preferível que você escolha cru e sem sal especialmente se você tiver problemas de hipertensão.

Cajus

E aqui você tem outra fruta seca muito saudável para a saúde, e é que, além de seu alto teor de minerais favoráveis ​​à dentição, a mastigação lenta ajudará a aumentar a produção de saliva mantendo assim a sua boca mais hidratada e, portanto, diminuindo o risco de cárie.

Chá verde

O chá verde é outro dos alimentos que ajudam a fortalecer os dentes, já que graças à sua riqueza em antioxidantes como catequinas, irá ajudá-lo a combater a inflamação das gengivas Uma xícara por dia de chá verde é suficiente para preenchê-lo com antioxidantes que cuidam de seus dentes, mas não abusam e bebem mais de três xícaras por dia, porque seu efeito adstringente pode causar boca seca ou alterar o chá. branco natural de seus dentes

9. Chocolate escuro

Chocolate que tem pelo menos 70% de cacau, contém taninos que ajudam a prevenir a erosão do esmalte e antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias que melhoram a saúde da gengiva e reduzem os sintomas de gengivite.

Por outro lado, tem uma substância, chamada teobromina, que irá ajudá-lo a endurecer o esmalte dos dentes reduzindo a sensibilidade dentária.

Além disso, o cacau irá ajudá-lo reduzir a formação de placa bacteriana então você já tem algumas boas razões para desfrutar de uma pequena porção de chocolate amargo por dia e obter esses benefícios para a sua saúde bucal.

10 Água

Como já lhe disse em outra ocasião, seu corpo precisa de cerca de dois litros por dia de água para funcionar adequadamente, e desta vez, a quantidade de água que você bebe permitirá que sua boca fique ou não bem lubrificado, o que influencia a produção de saliva .

As pessoas que produzem uma saliva muito espessa ou muito pequena porque têm uma boca seca, convém-lhes beber água continuamente durante o dia para a mucosa bucal ser melhor lubrificada.

Além disso, a água contém minerais como flúor, o que ajuda a remineralizar os dentes tornando-os mais resistentes a ataques ácidos que podem causar cárie dentária

11. Legumes

Vegetais de folhas verdes são aqueles que são ricos em cálcio e vitaminas do complexo B, como o ácido fólico, que promovem uma boa saúde bucal.

Por outro lado, vegetais de laranja, como Abóbora, contém beta-caroteno, uma substância que o corpo transforma em vitamina A, tão necessária para manter a boa saúde das membranas mucosas.

De fato, há muitos legumes que você pode comer crus como o caso aipo ou cenoura, e também são altamente recomendados para manter os dentes saudáveis, porque quando você os mastiga você irá gerar uma grande quantidade de saliva resistindo melhor aos ataques de ácidos que produzem cáries

. Gomas de mascar sem açúcar

A goma de mascar sem açúcar ajuda a estimular a produção de saliva para manter os ácidos que podem causar cáries nos dentes.

Também, quando se mastiga chiclete sem açúcar, você está fazendo um exercício muito saudável para fortalecer sua mandíbula e, portanto, a circulação sanguínea de suas gengivas será melhorada .

Portanto, gomas de mascar sem açúcar após as refeições podem ser benéficas especialmente se você não tiver a oportunidade de escovar os dentes como você gostaria,

A prevenção pode ser o melhor remédio para o seu sorriso, portanto, tomar esses alimentos regularmente permitirá que seus dentes fiquem mais fortes e com o esmalte em melhores condições.

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