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5 efeitos saudáveis ​​da caminhada nórdica

Este esporte nasceu no início dos anos trinta do século passado. Os finlandeses, procurando uma maneira de treinar esqui cross-country no verão desenvolveram essa atividade.

Mesmo assim, a primeira bengala especialmente projetada para caminhadas nórdicas foi fabricada em 1997. Esse foi um passo importante, porque permitiu refinar a técnica e a partir dela várias modalidades diferentes nasceram em segundo plano (metodologia de 10 etapas, método Alpha …) e as organizações correspondentes.

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Além de nos fazer sentir bem e nos conectar com a paisagem, possui vários benefícios para o organismo:

1. Regula o excesso de peso

A maior reserva de energia do corpo está nas reservas de gordura. Embora pareça contraditório, você pode queimar mais gordura caminhando rápido do que correndo . Quando o corpo é obrigado a responder rapidamente, ele procura energia nos estoques de carboidratos (glicogênio) e, em menor grau, nos estoques de gordura. Ao andar a bom ritmo, o metabolismo recebe tempo para gerar energia a partir desses adipócitos.

Praticar a caminhada nórdica de maneira constante permite reduzir o peso e criar gordura eliminadora muscular . Se a mudança da atividade sedentária para a atividade física for acompanhada de bons hábitos alimentares, em pouco tempo teremos uma aparência muito melhor.

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2. Melhora as juntas

As juntas são como a dobradiça de uma porta: se não forem usadas, elas oxidam . Ao correr, o peso do corpo cai no joelho multiplicado por três.

Na marcha nórdica, usando os bastões, elimina o efeito pernicioso do peso corporal e gera outro mais suave. Isso permite manter o tecido cartilaginoso ativo para que ele se regenere de maneira equilibrada, sem deteriorar-se. A articulação deixará de acumular resíduos para ganhar mobilidade .

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4. Melhora o sistema circulatório

O trabalho do coração quando a marcha é realizada em um ritmo um tanto exigente ajuda a fortalecê-la. Se você treinar regularmente, o coração poderá bombear mais sangue a cada batimento e, ao mesmo tempo, mobilizar os resíduos de cálcio e colesterol acumulados nas artérias.

Essa atividade ajuda a manter-se afastado a pressão arterial o colesterol e o risco de doenças cardíacas.

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5. Equilibra a tonificação muscular

A caminhada nórdica é um esporte que trabalha todos os grupos musculares de maneira equilibrada que se desenvolve proporcionalmente. Isso elimina as dores de tensão típicas entre um lado e outro do corpo e dá aos músculos das costas consistência suficiente para manter a coluna no lugar.

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Como é a técnica da caminhada nórdica?

  • O movimento dos braços e pernas é alternativo como ao caminhar. Ou seja, avança com o braço direito e a perna esquerda e, em seguida, com o braço esquerdo e a perna direita. Embora pareça óbvio, um erro comum quando você tem as varas na mão é avançar como um robô.
  • Não consiste em correr, portanto pelo menos uma bengala e um pé têm de estar sempre em contato com o solo.
  • Um aspecto notável é a relação com o cabo: não se trata de ser espremido o tempo todo, mas de um jogo fluido de agarrar e soltar o cabo:
    • Agarramos um ao outro para nos impulsionar.
    • Soltamos a mão ao retroceder.
  • pelve Pregamos em um ângulo de aproximadamente 60 graus, criando uma forma de triângulo inclinada para trás.

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De que equipamento você precisa: bengalas, chinelos e roupas confortáveis ​​

É necessário um par de bengalas específicas ; Eles não servem esqui ou caminhadas, são diferentes. A diferença básica é a dragonera ou cinto que permite a função de aderência e liberação constantes sem problemas, impossíveis com outro tipo de suporte.

Para escolher as varas, é necessário ter apresentam três aspectos:

  • Grip and grip, específico para este esporte
  • A haste é resistente e leve
  • A dica feita com um material durável e fornecido com sua proteção de borracha para uso também em superfícies duras.

As varas têm alturas de 5 em 5 cm. A altura ótima é medida com a bengala sem a proteção de borracha: é necessário manter o braço em um ângulo de 90 graus . Antes de adquirir um, é bom experimentar o de um parceiro, porque cada corpo é diferente.

Um bom sapato também será necessário mas nesse caso, se já tivermos sapatos de caminhada, podemos

Você deve usar roupas confortáveis ​​ e mais ou menos quente, dependendo do clima.

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O contato com a natureza, um benefício adicional

Supere os primeiros dias em que dominar a técnica absorve tudo, o fluxo aparece na caminhada. As mãos agarram e soltam naturalmente. As pernas cobrem mais terreno em seus passos. Os ritmos variam e o ambiente e os parceiros começam a ser importantes. É então que a marcha nórdica é mostrada em toda a sua amplitude.

Permite-nos entrar em contato com a natureza, conhecendo novas estradas e caminhos e propondo desafios futuros. Podemos olhar e apreciar a natureza que nos acolhe.

Compartilhamos com os amigos os sentimentos que nos chegam, satisfazendo a necessidade de socialização.

Como terapeuta de muitos atletas, também encontrei nesta atividade, uma oportunidade, se a lesão permitir, de manter a forma física durante o período de recuperação .

Podemos trabalhar o sistema cardiovascular e musculoesquelético com baixo impacto. E o paciente não estará tão ansioso para retornar à sua outra atividade, às vezes antes do tempo.

    
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