A pastelaria com baixo teor de carboidratos é uma tendência da qual todas as pessoas podem se beneficiar, especialmente aquelas que precisam controlar seus níveis de açúcar no sangue, como pessoas com sobrepeso, síndrome metabólica ou diabetes.

Em vez de farinhas convencionais feito de grãos de cereais, farinhas feitas de sementes, leguminosas e nozes são usadas . Essas farinhas geralmente são isentas de gordura para se ligarem melhor aos outros ingredientes e criar uma consistência de massa.

A farinha de baixo teor de carboidratos adequada para cada tipo de pastelaria

Farinha de semente de Chia

19659005] A farinha de semente de Chia tem uma alto teor de proteínas, cálcio, fibras e ácidos graxos ômega-3. Graças ao seu alto poder de expansão, a farinha de chia é adequada como um substituto para os ovos e como um ligante de massa.

Valores nutricionais por 100 gramas:

  • Calorias: 310 kcal [19659008] Gordura: 8 g
  • Carboidratos: 0,3 g
  • Fibra: 35 g
  • Proteínas: 33,5 g

Farinha de cânhamo

A farinha de cânhamo é feita de sementes de cânhamo parcialmente desengorduradas e não descascadas por prensagem a frio .

Sua proteína não faz massa como o trigo, por isso deve ser combinada com um aglutinante. A farinha de cânhamo tem um sabor de nozes e é adequada para pão, bolos, tortilhas e para espessar molhos e sopas.

Valores nutricionais por 100 g:

  • Calorias: 368 kcal [19659008] Gorduras: 9,4 g
  • Carboidratos: 32 g
  • Proteínas: 28,7 g
  • Fibra dietética: 20,3 g

Farinha de avelã

Farinha de avelã tem um sabor muito bom, é excelente para fazer biscoitos e bolos e dá ao muesli uma nota característica. A farinha é obtida por prensagem a frio das avelãs. Após este processo, é parcialmente desengordurado e contém apenas cerca de 17% de óleo de avelã (o resultado não é o mesmo de quando você mesmo tritura as avelãs). A farinha de avelã está muito inchada e deve sempre ser processada com uma farinha aglutinante.

Valores nutricionais por 100 gramas:

  • Calorias: 407 kcal
  • Gordura: 17 g
  • Carboidratos: 24, 5 g
  • Proteínas: 37,5 g
  • Fibra dietética: 22,7 g

Farinha de grão de bico

A farinha de grão de bico é feita de legumes descascados e moídos. Tem um sabor doce de noz e é rico em proteínas. A farinha de grão de bico faz pão doce, pães, pizza e bolos macios e leves. Misturado com água, pode ser usado como um substituto do ovo em dietas veganas.

Valores nutricionais por 100 g:

  • Calorias: 362 kcal
  • Gorduras: 6,7 g
  • Carboidratos: 50 g
  • Proteína: 20 g
  • Fibra dietética: 11 g

Receita: Omelete de batata vegana

Farinha de coco

A farinha de coco é feita de polpa de coco branca, sem gordura, seca e moída. Possui sabor levemente adocicado e de coco. Quando usado, o restante dos ingredientes deve combinar bem com o coco porque tem um sabor forte.

Valores nutricionais por 100 g:

  • Calorias: 320 kcal
  • Gordura : 11, 8 g
  • Proteínas: 19,3 g
  • Fibra dietética: 50,5 g

Receita: Lanches de coco e matcha

Farinha de konjac

Fibra de konjac é obtida da raiz da farinha de konjac asiático, é rica em fibras, baixo teor calórico e livre de carboidratos. É adequado como farinha aglutinante para pão, biscoitos e bolos, pois incha muito. Uma de suas vantagens é que não contém gordura nem carboidratos, por isso é extremamente leve.

Valores nutricionais por 100 g:

  • Calorias: 168 g
  • Gordura: 0 g
  • Carboidratos: 0 g
  • Proteína: 2 g
  • Fibra dietética: 80 g

Farinha de semente de abóbora

A farinha de semente de abóbora é feita de sementes moídas e parcialmente desengorduradas. Tem um sabor a nozes e contém muitas proteínas e fibras. É especialmente adequado para pão e bolos, bem como para massas, ou para molhos redondos.

Valores nutricionais por 100 g:

  • Calorias: 385 kcal
  • Gordura: 9, 3 g
  • Carboidratos: 4,1 g
  • Proteínas: 65 g
  • Fibra dietética: 10 g

Farelo de linhaça

Para a farinha de linhaça, as sementes são prensadas a frio e, em seguida, são moídas . A farinha de linhaça é rica em fibras, minerais, ômega-3 e proteínas. Ela incha muito e é mais adequada como farinha aglutinante, devendo substituir apenas parcialmente a farinha convencional. Seu sabor de nozes o torna adequado para pão, pãezinhos e bolos.

Valores nutricionais por 100 g:

  • Calorias: 331 kcal
  • Gordura: 13 g
  • Hidrata carbono: 6 g
  • Proteínas: 37 g
  • Fibra dietética: 44 g

Receita: Muffins de cranberry com linhaça

Farinha de amêndoa

A farinha de amêndoa não contém glúten, é pobre em carboidratos e é uma alternativa rica em minerais para a farinha de trigo. Proporciona volume e confere um toque requintado à pastelaria. É adequado para biscoitos, bolos ou panquecas. A prensagem a frio faz com que a farinha de amêndoa perca gordura, reduzindo assim o valor calórico.

Valores nutricionais por 100 g:

  • Calorias: 375 kcal
  • Gordura: 12 g
  • Carboidratos: 10,7 g
  • Proteínas: 45,3 g
  • Fibra dietética: 21,4 g

Receita: Pizza vegana sem glúten

Farinha de soja

Farinha de soja É feita de soja desidratada. Ele está disponível como uma variante completa (20%) e com baixo teor de gordura (1%). Tem um sabor ligeiramente adocicado e um alto teor de proteínas, por isso liga-se bem a bolos, pães e pãezinhos. A farinha de soja deve ser combinada com outras farinhas, caso contrário dominará seu sabor. Você também deve prestar atenção à hidratação, pois ela retém muita água.

Valores nutricionais por 100 g:

  • Calorias: 348 kcal
  • Gordura: 3 g
  • Carboidratos: 22,4 g
  • Proteína: 50 g
  • Fibra dietética: 15,5 g

Receita: Croquetes Vegan

Farinha de tremoço

A farinha de tremoço é obtida a partir de tremoços descascados e moídos e é adequada para doces e salgados massas em bolos, doces e pão. Faz com que a massa fique amarela. A farinha de tremoço doce deve ser usada com uma farinha aglutinante, porque não contém proteína "pegajosa".

Valores nutricionais por 100 g:

  • Calorias: 324 kcal
  • Gordura: 12 g [19659008] Hidrata o carbono: 10 g
  • Proteínas: 43 g
  • Fibra dietética: 2 g

Farinha de noz

Farinha de noz, tal como farinha de avelã, combina perfeitamente com biscoitos e bolos e é muito usado na época do Natal. A farinha parcialmente desengordurada é rica em proteínas e fibras, mas não contém glúten. Portanto, se o volume for desejado, ele deve ser usado com uma farinha aglutinante.

Valores nutricionais por 100 g:

  • Calorias: 478 kcal
  • Gordura: 30 g
  • Carboidratos: 15 g
  • Proteína: 30 g
  • Fibra dietética: 14g

Substâncias para ligar e dar maior consistência

  • Fibra de bambu: é adequado como um auxiliar de cozimento para espalhar, enfarinhar e polvilhar. A fibra de bambu não contém carboidratos e une a massa graças ao seu alto teor de fibras. Se o pão e os pãezinhos forem empanados em fibras de bambu antes de assar, uma boa crosta é obtida.
  • Glúten de trigo: Farinhas com baixo teor de carboidratos não possuem o glúten encontrado no trigo e em outros cereais. Se você não for intolerante ou sensível ao glúten, ele pode ser adicionado para unir de forma ideal as massas feitas com farinha de baixo carboidrato. No entanto, os bolos não serão mais adequados para celíacos.
  • Goma de guar: é usada principalmente como um agente espessante e gelificante. É insípido e provém de uma leguminosa asiática. Misture uma colher de chá de goma de guar com uma xícara de substituto de farinha e você terá a consistência certa.
  • Farinha de alfarroba: A farinha é feita com o fruto da alfarrobeira. Pode ser misturado com líquidos quentes e frios e possui alto poder de dilatação. Água fria faz com que a farinha de alfarroba se transforme em uma massa gelatinosa.
  • Casca de psyllium: A farinha é obtida moendo cascas de psyllium. Eles incham e grudam como farinha de trigo.

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