nós se sentir cansado ou desanimado, podemos aumentar os níveis de serotonina naturalmente. Continue lendo e explicaremos como.

 13 dicas para aumentar os níveis de serotonina naturalmente

Última atualização: 09 de janeiro de 2022 [19659009] transtorno depressivo, certos medicamentos são usados. No entanto, além das drogas, existem outras formas de aumentar os níveis de serotonina naturalmente e melhorar a concentração desse neurotransmissor envolvido na depressão.

Paz e harmonia. Acima de tudo, evitando o estresse. Continue lendo e aprenda mais sobre como aumentar os níveis de serotonina diariamente

Por que os níveis de serotonina caem?

A serotonina é um neurotransmissor. Este produto químico está envolvido na transmissão de impulsos nervosos . É sintetizada no cérebro e até nos intestinos, a partir de um aminoácido chamado triptofano

Apesar de estar mais frequentemente relacionada com o humor, a verdade é que a serotonina influencia várias funções. Isso varia de prazer e ansiedade, através do aprendizado, à regulação da temperatura, libido e apetite.

Quando não é bem sintetizado, começamos a nos sentir desanimados e até agressivo. Sintomas de fadiga ou apatia, distúrbios do sono, incapacidade de concentração e baixa auto-estima aparecem.

Por outro lado, o desejo irreprimível de comer, especialmente carboidratos, também pode se manifestar. Segundo as teorias, baixos níveis de serotonina estão associados à depressão, comportamento obsessivo-compulsivo e transtornos de ansiedade.

Vários fatores externos e internos podem contribuir para a deficiência de serotonina:

  • Estresse
  • Baixos níveis de L-triptofano.
  • Má alimentação em geral,
  • Deficiência de vitamina B6.
  • Pouco exercício.
  • Falta de exposição à luz solar.
  • Alterações hormonais.
  • Diabetes.


Como aumentar os níveis de serotonina naturalmente

Quando há déficit, esse neurotransmissor pode ser aumentado a partir do consumo de determinados medicamentos. No entanto, os níveis de serotonina também podem ser aumentados naturalmente. Vejamos as recomendações a este respeito.

1. Dieta rica em triptofano

Visto que o triptofano tem uma importância fundamental na produção do neurotransmissor o consumo de alimentos ricos neste aminoácido ajudará a aumentar os níveis de serotonina de forma natural.

Felizmente, o triptofano é encontrado em uma grande variedade de alimentos:

  • Laticínios em geral.
  • Aves (frango ou peru).
  • Peixes azuis, como salmão, cavala, atum e carapau.
  • Frutas frescas, como banana-da-terra ou banana, ameixa, morango, abacaxi e abacate.
  • Nozes.
  • Legumes, como beterraba, cenoura, brócolis e espinafre.
  • Leguminosas, como lentilha, grão de bico e soja. [19659018] Gergelim e abóbora sementes.
  • Chocolate amargo sem açúcar.
  • Spirulina.
Embora na cultura geral a banana seja o alimento mais associado ao triptofano, existem muitos outros produtos que são fonte do aminoácido.

2. Ácidos graxos ômega 3

Os ácidos graxos desse tipo não apenas promovem a produção de serotonina mas também de outros neurotransmissores como a dopamina. Existe uma grande variedade de alimentos ricos em ômega 3, como peixes e mariscos, nozes, repolho, abacaxi, pepino, alface, linhaça, chia e cânhamo.

3. Vitamina B6

A vitamina B6 é um cofator essencial que deve estar presente na síntese de serotonina para facilitar a conversão de aminoácidos. É por isso que está incluído nos antidepressivos. No entanto, pode ser consumido em alimentos ricos como bananas, leguminosas, cereais e nozes.

4. Diminua os carboidratos

Quando se fala em alimentos para aumentar os níveis de serotonina naturalmente, não se deve mencionar apenas os que podem ser consumidos. Há também alimentos que devemos evitar

É o caso dos carboidratos, especificamente dos açúcares refinados, como os usados ​​em biscoitos e doces industriais. Isso também se aplica ao pão branco, arroz e grãos não integrais.

5. Evite a cafeína

Seguindo com as substâncias que devemos consumir menos, para aumentar os níveis de serotonina devemos evitar a cafeína . Além de café e chá preto, refrigerantes e bebidas energéticas são ricos em cafeína. Essa substância ajuda a elevar os níveis de adrenalina e cortisol, que geram efeito contrário ao da serotonina.

6. Gerenciando o estresse

Por um lado, a serotonina nos ajuda a gerenciar o estresse, mas por outro, altos níveis de estresse também afetam a produção de serotonina. E isso pode se tornar um círculo vicioso que devemos quebrar.

Em suma, a recomendação é evitar ou fugir de qualquer coisa que nos cause estresse excessivo. Isso inclui situações de trabalho tensas, algumas pessoas e até seus próprios pensamentos.

7. Pratique meditação

Quando se trata de gerenciar os níveis de estresse, a meditação é uma das ferramentas mais eficazes . Os estudos realizados a este respeito referem-se a efeitos positivos em termos de bem-estar fisiológico e psicológico, ajudando a afastar pensamentos ou preocupações intrusivas.



8. Atividade física

Os benefícios do exercício são conhecidos. Isso inclui ajudar o metabolismo dos níveis de serotonina e triptofano, mesmo em pacientes esquizofrênicos, segundo algumas pesquisas.

Embora os exercícios aeróbicos sejam geralmente os mais recomendados você pode escolher a atividade que mais lhe agrada. Caminhar, correr, andar de bicicleta ou caminhar têm a vantagem de estar ao ar livre. Basquetebol e outros esportes coletivos adicionam o fator competitivo. A dança inclui ouvir música.

9. Luz do dia

Outra vitamina que também desempenha um papel importante na produção de serotonina é a D. Além de estar presente em alguns alimentos (laticínios, cereais, peixes, fígado, ovo), o organismo aumenta sua produção ao expor se à luz do sol

Claro que você tem que tomar precauções. E isso significa que não temos que estar queimando nos raios do sol. Basta trabalhar em espaços que recebam luz do dia ou fazer exercício ao ar livre.

10. Lâmpadas especiais

Quando não há luz do dia abundante, as pessoas podem usar lâmpadas especiais para evitar o chamado transtorno afetivo sazonal . Isso é o que se conhece como fototerapia .

Se este é o seu caso ou o do lugar onde você mora, ou você percebe que em determinados momentos do dia você se sente desanimado, você pode considerar isso opção. A lâmpada utilizada é de 10 000 lux, colocada a 50 centímetros, durante meia hora .

11. Sono

Entre outras consequências negativas, a falta de descanso regular causa fadiga e estresse. É por isso que um bom descanso é importante. Além disso, enquanto dormimos, o corpo naturalmente restaura os níveis de serotonina.

O descanso conta entre seus benefícios o aumento da concentração de serotonina.

12. Rindo

Sabe-se que a pessoa que permanece de bom humor, sempre rindo, tem menos probabilidade de ficar deprimida e até mesmo doente fisicamente. Estudos realizados nesse sentido corroboram que o riso reduz o estresse gerado no ambiente hospitalar contribuindo para a recuperação do paciente.

Portanto, a recomendação é realizar atividades que nos façam rir, como assistir a filmes ou vídeos engraçados, assistir a peças do gênero comédia, conhecer pessoas engraçadas, contar piadas e fazer piadas.

13. Sexo

E se se trata de atividades prazerosas e prazerosas, não há nada tão estimulante quanto fazer amor com seu parceiro . Uma sessão de beijos, carícias e outros aciona ao máximo nossos níveis de serotonina. em algumas pessoas a produção desse hormônio é seriamente afetada por vários fatores, como na distimia.

Nesses casos, drogas como moduladores de serotonina, ou inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs), serotonina-noradrenalina , ou norepinefrina-dopamina, dependendo da patologia. Claro, isso só deve ser considerado sob estrita supervisão médica .

Você pode estar interessado em …

Comentarios

comentarios