Aqui está uma lista de exercícios para melhorar a memória a curto e longo prazo que podem ser praticados por crianças, adolescentes, adultos e idosos. A memória pode ser trabalhada para favorecer a estimulação e a manutenção cognitiva.

Nosso cérebro não é uma estrutura rígida, mas tem um alto potencial de modificabilidade e adaptação a diferentes situações. O que acontece quando certos neurônios desaparecem? As funções que dependem delas estão irremediavelmente esgotadas?

A resposta a essas perguntas é Não !: Certos neurônios têm a capacidade de realizar um grande número de funções, portanto, se perderem uma função, podemos fazer com que eles realizem outro tipo de função e assim manter nosso neurônio ativo.

Além disso, na função cerebral, o mais importante não é o número de neurônios que nosso cérebro contém, mas as conexões que estabelecem com ] outros neurônios, isto é, sua atividade

Então, se uma coisa é clara é que para trabalhar a memória, temos que fazer nossos neurônios funcionar, e não apenas com um exercício, mas com vários, porque desta forma trabalharemos diferentes tipos de atividades, e a melhora de nosso funcionamento cognitivo será mais completa.

Como manter uma boa memória?

Manter uma boa memória na idade adulta lica 3 pontos fundamentais:

  • Para ter um bom funcionamento cognitivo, devemos também ter uma boa saúde física (comida, exercício, etc.). social e emocional: As atividades que fazemos todos os dias, os momentos em que temos que nos divertir e nos divertir, nossas amizades … Todos esses fatores são importantes para nosso funcionamento cognitivo.
  • Funcionamento cognitivo: A quantidade, o tipo e a qualidade do trabalho cognitivo que realizamos ao longo do dia serão vitais para prever o estado de nossa memória.

Como dissemos anteriormente, neste artigo vou propor 10 exercícios para trabalhar em este último ponto, o do funcionamento cognitivo. No entanto, vamos primeiro fazer uma breve reflexão sobre como devemos trabalhar essa função

Como devemos trabalhar a memória?

A memória do ser humano não está alojada em uma região única do cérebro, então o mesmo, o fato de lembrar ou não de lembrar as coisas, não é estabelecido por uma única função do nosso cérebro.

Pelo contrário, a memória é o resultado do funcionamento de múltiplas estruturas e funções cerebrais. Na imagem apresentada abaixo você pode ver quais são as "lojas" ou tipos de memória que temos.

 tipos marcel memory

Então, se o que queremos é melhorar nossa função mnésica, não devemos realizar apenas um tipo de exercício, já que, como tem sido patente, as funções de nossa memória são múltiplas, e cada uma delas deve funcionar de uma maneira diferente.

Vamos ver quais são esses 10 exercícios devemos fazer para melhorar e / ou manter a nossa memória

Exercícios para melhorar a sua memória (curto e longo prazo)

Quantas existem?

Este jogo irá ajudá-lo a trabalhar a sua memória de curto prazo. Você tem que encontrar o número de: elefantes, libélulas, girafas, estrelas, hipopótamos, papagaios, borboletas, macacos e zebras.

exercícios de memória de curto prazo

A maior lacuna de problemas de memória de curto prazo é que podemos esquecer algo que faríamos recentemente

Então, se você tem esses tipos de problemas de memória de curto prazo, o melhor exercício é aquele que além de trabalhar e melhorar a sua memória de curto prazo você pode ajudar a evitar esse tipo de esquecimento no ambiente cotidiano

Portanto, o exercício que propomos para melhorar essa esfera da sua função mnésica é o seguinte:

Grave em um registro automático diário no momento em que você tiver um do seguinte esquecimento:

  • Esquecendo o que seria dito
  • Esquecendo o nome de alguém
  • Esquecendo onde foi guardado ou onde está um objeto.
  • Esquecendo de tomar qualquer medicação prescrita.
  • Esquecendo alguns uma data
  • Esquecendo algo que você deveria ou tinha planejado fazer
  • Outros tipos de esquecimento que você pode ter

Um auto-registro consiste simplesmente em um papel / folha / folha na qual você escreve as coisas. No auto-registro, você grava no exato momento em que aparece: o tipo de esquecimento, o dia correspondente em que o esquecimento aconteceu e algum tipo de informações sobre como ele foi.

Forma de pares – memória de trabalho ( curto prazo)

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<p style= O jogo de formar pares é um exercício muito bom para trabalhar a memória de trabalho, memória imediata e aprendizagem.

Este famoso jogo consiste em colocar papéis (se você mesmo) ou figuras (se você comprar um desses jogos prontos) de tal forma que um desenho é mostrado na parte inferior .

Cada desenho contém um par em outra figura / papel, e o jogo consistiu e ir levantá-los dois a dois, lembrando que desenho saiu, para ser capaz de levantar duas figuras que contêm o mesmo.

Agrupamento

Uma técnica eficaz que faz com que nosso cérebro se lembre mais facilmente grandes quantidades de objetos e informações, consiste em agrupar as palavras em diferentes categorias.

Se melhorarmos nossa capacidade de memorizar por agrupamento, melhoraremos muito nossa memória, teremos maior facilidade para armazenar novas informações e, portanto ter mais aprendizado, e teremos mais recursos para evitar o esquecimento.

Um exercício que podemos fazer é o seguinte:

1 -Leve esta lista de palavras com atenção:

] -Gratta, gato, arquiteto, carro, azeitonas, barco, bombeiro, leão, crocodilo, helicóptero, médico, banana, peixe, cachorro, maçã, enfermeira, cupcake, motocicleta, professor, bicicleta- [19659063] 2 -Tente lembrar tantas palavras quanto possível

3 -Agora organize as palavras anteriores nestas quatro categorias

-Alimentos, Animais, Meios de transporte, profissões.

4 – Tente lembrar as palavras anteriores organizadas nas 4 categorias.

Encontre as diferenças

Os jogos para encontrar as diferenças ajudam a trabalhar a memória de curto prazo.

] Memória visual

Melhorar a memória visual é muito importante, pois muitas vezes o que lembramos são coisas que vimos antes.

Para melhorar este aspecto da nossa memória, podemos realizar um exercício muito simples que consiste em observar uma figura

 memória visual 1

 memória visual 2

exercícios de memória espacial

memória espacial é

 memória espacial um tipo de memória muito importante, pois é o que nos permite reconstruir mentalmente formas, espaços e silhuetas. </span/></p>
<p style= Para trabalhar este tipo de memória, um exercício que recomendo é o seguinte:

Pegue uma página em branco, e desenhe "vista aérea", seu bairro ou o lugar que você mais se lembra na cidade em que vive, anotando o nome das ruas que você lembra, o lugar onde mora, o lugar onde seus amigos moram e parentes e os lugares que você costuma ir ou conhece bem

Exercícios de memória de longo prazo

Memória de longo prazo é aquela que contém informações sobre eventos passados ​​e que faz parte do nosso conhecimento há muito tempo, tempo atrás essa informação é armazenada em nosso cérebro.

Estimular essas memórias permite que elas sejam fortalecidas e, portanto, reduzam as chances de esquecer essas informações. Da mesma forma, estimular memórias fortalece nossas redes neurais onde armazenamos essas informações e melhora nosso longo tempo de memória .

Para trabalhar esse aspecto da memória, um exercício adequado seria o seguinte:

Lembre-se e explique com a maior precisão possível, fornecendo todas as informações que você lembra:

  • Um evento relevante dos anos 40.
  • Um evento relevante dos anos 50.
  • Um evento relevante dos anos 60
  • Um evento relevante dos anos 70.
  • Um evento relevante dos anos 80.
  • Um evento relevante dos anos 90.
  • O evento mais relevante de sua vida pessoal.

de atenção mantida

Ser capaz de manter a atenção é praticamente mais importante do que saber memorizar para ter uma boa memória. Se não formos capazes de manter a atenção, o registro e armazenamento de novas informações é muito difícil e, portanto, aprendemos também .

Portanto, se quisermos trabalhar a memória, também teremos que treinar a atenção, pois a atenção é o que nos permite gravar as informações e armazená-las adequadamente para que possam ser lembradas mais tarde.

-Para trabalhar a atenção mantida podemos realizar o seguinte exercício:

Nome Metamorphosis Picture Pai Gravata Computador Filhos Óculos Leão Palavras e identifique as que se repetem. Set Travesseiro Mulher Homem Trial Sapatilhas Deficiência Sofá Mexilhão Computador Taça Água Coc Ele Camisa Cubo

Exercícios da fluência verbal

Uma das principais funções da memória é a linguagem: quando temos alguma alteração mnésica, às vezes temos dificuldade em acessar a informação necessária para encontrar a palavra que queremos dizer em um determinado momento.

Para que isso não aconteça, devemos trabalhar a língua diretamente. Desta forma, nossa fluência verbal aumentará e nossa memória de longo prazo também será beneficiada.

-Para trabalhar a fluência verbal, você pode realizar um exercício muito simples, mas ao mesmo tempo muito útil. É como segue:

Escreva palavras singulares e acorrentado pela última sílaba. Por exemplo:

-Perso na na você ra de s carro [1965903] carta ] ta bure

no [1945900] não che … –

Exercícios de compreensão de leitura [19] 659034] Todos nós sabemos o que é compreensão de leitura, e talvez agora você pense que isso não tem nada a ver com a memória.

Mas isso não é verdade! Entender o que lemos é uma função cognitiva, relativa à linguagem, de vital importância para a nossa memória, porque se não tivermos uma má compreensão do que lemos, o armazenamento dessa informação será impossível e, portanto, essa informação nunca será será parte
parte de nossa memória.

-O exercício que eu mais recomendo para trabalhar esta função é:

Pegue um livro, leia e, no final, faça um resumo do que foi lido, e que são as principais idéias contidas no livro

exercícios de criatividade

Finalmente, para completar o treinamento de memória, eu recomendaria um exercício de criatividade. Exigir que nossa mente realize atividades que exijam nossas próprias ideias e pensamentos originais é perfeito para estimular nossa memória de forma global.

– Um exercício que eu particularmente gosto é o seguinte:

Escreva uma história de duas páginas que continua a seguinte história:

Na última terça-feira acordei muito feliz porque era um dia especial. Levantei-me e fui rapidamente ao banheiro, quando de repente …

Exercícios de memória de associação

Os exercícios de associação nos ajudam a armazenar adequadamente as novas informações que nos são apresentadas, para que o aprendizado seja maior, e a probabilidade de esquecermos isso diminuirá.

Os exercícios de associação consistem em unir informações já armazenadas em nosso cérebro e que nos lembramos facilmente, com novas informações.

Dessa forma, ao associar novas informações com informações bem estabelecidas em nossos neurônios, será mais fácil para ele também ser bem armazenado.

Um tipo de exercício que podemos fazer para melhorar essa função é o seguinte:

Escreva abaixo os fatos algum evento, ou situação com a qual você pode associá-lo. Por exemplo:

  • 17: Dia do Aniversário
  • 39: Fim da Guerra Civil Espanhola
  • 45: Fim da Segunda Guerra Mundial
  • 65: Idade da Reforma na Espanha.

] 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100.

Após cerca de 5 minutos de execução da ação anterior, onde você terá anotado no mínimo 15 fatos ou eventos relacionados a números diferentes, você voltará a pegar a lista de números (sem o que você anotou anteriormente) e você vai escrever em cada número o que você lembra.

caber ovelhas

No próximo jogo você pode trabalhar a memória de curto prazo. Você tem que encaixar cada tipo de ovelha com cada silhueta.

Se você quiser saber mais exercícios de associação, visite este artigo sobre memória fotográfica.

Referências

  1. Frieri, L ( 2010). Revisão crítica: Eficácia dos grupos de terapia de estimulação cognitiva para indivíduos com demência. Universidade de Western Ontario: Escola de Ciências da Comunicação e Desordens
  2. Maroto, M, A. Memória, programa de estimulação e manutenção congitiva. Instituto de Saúde Pública. Madri

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