Como evitar desconforto lombar

Conhecer e cuidar da sua parte inferior das costas

Entendemos por área inferior das costas localizado entre a área dorsal e as costas pélvis Simbolicamente, está relacionado à estabilidade e segurança: em si mesmo e em relação ao meio ambiente, bem como às circunstâncias e ao contexto em que vivemos, tanto física, emocional, mental e materialmente.

A maioria das disfunções físicas é assintomática por um longo tempo, então é possível não estar ciente delas. Mas em um certo período da vida, uma situação de maior estresse pode desencadear um aumento na sensibilidade em um campo (o corpo) fertilizado por desconforto ou dor.

Como percebemos e administramos emocionalmente? e mentalmente as situações de estabilidade e segurança que estamos vivendo? Será que nos conscientizamos de como essa manifestação corporal de falta de mobilidade, desconforto ou mesmo dor nos afeta em um nível vital? Estas são algumas das questões que podem ser colocadas, para posteriormente implantar as opções que levam a encontrar novamente um estado de equilíbrio e funcionalidade.

 Exercício eficaz para eliminar a tensão nos músculos lombares e glúteos

Um processo gradual

A perda de elasticidade do tecido causada por sedentarismo ou posturas mantidas por longos períodos de tempo, uma dieta inadequada que afeta o sistema visceral ou compensações do As informações da articulação do pé, visuais, vestibulares e da articulação temporomandibular ou oclusão dentária influenciam a postura e os movimentos diários e afetam a região lombar.

Nesse sentido, a prevenção é o melhor aliado. Analisaremos, do ponto de vista funcional, algumas das causas possíveis da dor lombar .

A parte inferior das costas não está isolada, mas como um todo está diretamente relacionada com a respiração, a caixa torácica, as extremidades superiores, a pelve, as extremidades inferiores e o espaço abdominal. Um desequilíbrio prolongado do tom entre estes tecidos será uma causa mecânica para a distribuição de cargas nas vértebras, seus discos e as raízes nervosas serem assimétricas, pode criar restrição nos movimentos, alterações na postura, compressão do sistema nervoso e no final pain

É importante, portanto, que o tecido de sua camada mais externa, passando pelas fibras musculares e fáscias, seja bem vascularizado e inervado, e que seu tônus ​​seja adequado, para que sua nutrição, estimulação e elasticidade é funcional

 Como evitar o desconforto lombar

Visão visceral

Organicamente, a área lombar é geralmente relacionada ao sistema renal . No entanto, é bom lembrar que é parte de um todo no corpo e que podemos contemplá-lo como uma parte posterior do conjunto abdominal e lombar

.

Se o imaginamos como uma esfera dividida em espaços por uma membrana serosa (o peritônio), encontramos uma área posterior onde estão os rins, uma cavidade superior, uma inferior e outra peritoneal que abriga grande parte do intestino.

Esses espaços mantêm uma pressão interna que, em caso de disfunção orgânica , por exemplo, devido a uma inflamação do intestino, pode influenciar a mobilidade e a motilidade visceral, bem como o tecido estático e dinâmico que suporta a área lombar.

Evitar uma dieta que facilite a produção de gás em o intestino o inchaço e a consequente inflamação dos tecidos, ou as possíveis intolerâncias e alergias alimentares, ajudará, portanto, a manter este equilíbrio de pressões e mobilidade

 6 exercícios para colocar a sua lombar em forma

A visão postural

A postura e os movimentos que fazemos são a expressão dos processos de adaptação da nossa corpo Vejamos abaixo um caso que exemplifica alguns dos aspectos mencionados acima

Imagine alguém que passa muitas horas sentado, fuma e não faz atividade física e quando chega em casa senta no sofá, tira O refrigerante bebe em abundância e talvez seja intolerante à lactose. Esta ou situações semelhantes, que são bastante comuns, podem levar a uma postura com perda de curvatura lombar; a uma compressão do diafragma, que impedirá a oxigenação e o movimento visceral; à compressão das estruturas articulares e do sistema nervoso; e uma perda do tônus ​​abdominal que ajudaria a proteger o conjunto abdominal-lombar

Mas também para um aumento da pressão dos órgãos internos para a elevação excessiva do tônus ​​dos tecidos lombares e para uma maior dificuldade de drenar o sistema linfático nessa área. O ajuste dos hábitos e o tratamento da postura, portanto, auxiliam no cuidado da região lombar.


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