Sim, sabemos que o exercício é bom para nós, mas tentar passar uma hora na academia entre uma semana de trabalho de 40 horas, compromissos familiares e uma vida social podem parecer quase impossíveis. É aí que entra o exercício de alta intensidade ou o treinamento intervalado de alta intensidade (ou HIIT).

 exercício de alta intensidade

os exercícios de HIIT se tornaram cada vez mais popular nos últimos anos. Se você nunca ouviu o termo antes, isso implica uma série de breves períodos de exercícios muito intensos, projetados para quebrar seu coração por curtos períodos de descanso.

Com o HIIT, os atletas podem obter os mesmos benefícios de saúde que podem ser alcançados. espere exercícios mais tradicionais na metade do tempo.

2 minutos de exercício de alta intensidade igual a 30 minutos de atividade moderada

Agora, os pesquisadores estudaram as respostas mitocondriais dos freqüentadores de academia e descobriram que apenas 2 minutos (sim, você leu direito – 2 minutos) do HIIT podem produzir respostas semelhantes a meia hora sólida de exercícios aeróbicos de intensidade moderada (ciclismo, basquete e caminhada rápida).

Seus resultados foram publicados em [19459010AmericanJournalofPhysiology.

Os pesquisadores recrutaram oito voluntários adultos jovens para participar de três sessões de exercício Se intenso, calculando exatamente quanta energia eles gastaram em cada sessão e medindo as alterações mitocondriais que ocorreram durante o treinamento.

Para fazer isso, compararam uma biópsia muscular retirada da coxa do voluntário antes do treinamento, imediatamente após o treinamento e três horas após o treinamento.

O treinamento com intensidade moderada envolveu 30 minutos de ciclismo contínuo com um esforço máximo de 50%. O treinamento intervalado de alta intensidade consistiu em cinco sessões de ciclismo de 4 minutos, com um esforço máximo de 75%, com um intervalo de 1 minuto entre cada rajada.

E o treinamento mais vigoroso, ciclismo de velocidade, envolveu quatro sessões Ciclismo de 30 segundos, com um esforço máximo de 100% e um período de descanso de 4,5 minutos entre cada volta.

Para evitar "contaminar" os resultados, as sessões de exercícios foram estendidas por um período de semanas, com sete dias. ou mais descanso entre cada treino.

Analisando os resultados, os pesquisadores observaram que os níveis de peróxido de hidrogênio (JH2O2.) mudavam após o exercício, diminuindo imediatamente após o exercício e aumentando três horas depois.

O oposto ocorreu com a respirometria mitocondrial de alta resolução (JO2), que foi lida mais alta imediatamente após o exercício e houve inuted três horas depois.

Muitas espécies reativas de oxigênio podem danificar as células, mas em níveis detectados após os treinos, elas podem promover respostas celulares que ajudam ao invés de prejudicar a função metabólica, dizem os autores do estudo. [19659005] Além disso, não parecia haver uma diferença significativa na resposta mitocondrial entre cada um dos três exercícios, sugerindo que um treino de 2 minutos a uma intensidade extremamente alta pode produzir os mesmos resultados que meia hora de resistência. Boas notícias para as abelhas ocupadas.

"Isso sugere que o exercício pode ser prescrito de acordo com as preferências individuais enquanto gera sinais semelhantes que conferem adaptações metabólicas benéficas", escrevem os autores do estudo. "Essas descobertas têm implicações importantes para melhorar nossa compreensão de como o exercício pode ser usado para melhorar a saúde metabólica na população em geral".

Mas se você deseja que seu exercício aumente seu poder cerebral, continue correndo. [19659020] Bibliografia

  1. Ito S. (2019). Treinamento intervalado de alta intensidade para benefícios à saúde e tratamento de doenças cardíacas – A chave para um protocolo eficiente de exercícios. World journal of cardiology 11 (7), 171-188. doi: 10.4330 / wjc.v11.i7.171

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