Superalimentos, alimentos ricos em nutrientes ou nutritivos, geralmente são considerados alimentos estranhos para nós, alimentos que não encontramos facilmente e às vezes têm nomes engraçados ou difíceis de pronunciar. A verdade é que, quando se trata de alimentos, na maioria das vezes as opções mais simples e econômicas são aquelas que nos fornecem os nutrientes que precisamos para prosperar.

 alimentos ricos em nutrientes

As sementes de chia são uma fonte incrível de fibra, ômega 3, cálcio e ferro e são conhecidas por ajudar a promover a boa saúde intestinal. [19659006] Como comer: mergulhe para uma melhor absorção, em shakes, pudins, com aveia durante a noite, em produtos de panificação, como reposição de ovos, água de chia, frutas, etc.

Grão de bico

Sim, sabemos que eles deveriam fazendo parte da família dos feijões, mas nosso amor especial pelo hummus deu ao grão de bico seu próprio lugar.

O grão de bico, rico em fibras, proteínas e ferro, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue Eles são excelentes para o coração, regulação hormonal e ajudam a desintoxicação e perda de peso. Eles também são maravilhosos para a saúde do intestino e são relativamente baratos de comprar.

Como comer: em molhos, saladas, sopas, caril, falafel, assado como aperitivo, em sobremesas, hummus etc.

Coco

Existe algo que o coco não consiga resolver? Utilizado em qualquer coisa, de alimentos a pastas de dentes, desodorantes e hidratantes, o coco ganhou muita popularidade nos últimos anos.

Água de coco, leite de coco, açúcar, creme, geléia e até O vinagre é alguns produtos de coco que chegaram às prateleiras das lojas, mas nenhum é mais popular que o óleo de coco. O óleo de coco contém o que é conhecido como triglicerídeos de cadeia média (MCT) que são usados ​​como uma fonte rápida de energia e que o corpo não armazena.

Como comer: em sobremesas, sorvetes e picolés congelados, leite, caril , bolos, bebidas quentes, água de coco, cremes, smoothies, etc.

Chocolate amargo

Se há um alimento que encabeça as listas em termos de prazer e nutrição, é definitivamente chocolate.

A alta qualidade é uma fonte incrível de antioxidantes (mais altos que os mirtilos), além de minerais como ferro, magnésio, potássio, zinco e selênio.

Ajuda a proteger seu corpo da oxidação, atua como alimento para as bactérias intestinais saudáveis e o "nutriente de beleza" também é rico em enxofre. Apenas certifique-se de escolher um 70% ou mais.

Como comer: bolos, sobremesas, bebidas frias ou quentes e chocolate puro a 70% ou mais de cacau de boa qualidade.

Ovos

Ovos Eles são sem dúvida um dos alimentos mais nutritivos do planeta . Em termos de valor biológico (BV) ou a porcentagem de proteína absorvida por um organismo, os ovos estão localizados perto do topo da tabela.

Eles são ricos em muitos nutrientes, especialmente na colina, uma vitamina B que é encontrado na gema de ovo. A colina é muito importante para a estrutura das membranas celulares, bem como para o sistema nervoso e o cérebro. É também um nutriente que muitos de nós não temos o suficiente. Apenas 2 ovos fornecem 50% de sua necessidade diária.

Como comer: ferva, escaldar, fritar, assar, fritada, tortilhas, quiche, doces e sobremesas, saladas, salteados.

Sementes de linho

] As sementes de linho são geralmente associadas à saúde hormonal das mulheres e por boas razões. Eles contêm compostos vegetais chamados lignanas, que são estrogênios à base de plantas fracos que podem ajudar a reduzir o risco de câncer de mama para algumas mulheres, além de oferecer outros benefícios à saúde. Eles também são ricos em fibras e ômega 3 e são conhecidos por ajudar a reduzir o colesterol alto e a beneficiar a saúde cardiovascular.

Para que o organismo os absorva, as sementes de linho devem ser moídas e, uma vez que são propensas a oxidação, certifique-se de armazenar qualquer linho moído em um recipiente hermético na geladeira, uma vez aberto.

Como comer: em cima de aveia, iogurte, em smoothies, saladas, doces e como substituto de ovo.

Alho

O alho, um dos remédios naturais mais antigos usados ​​por muitas civilizações antigas, também é um dos mais estudados com muitas pesquisas científicas para apoiar seus benefícios.

Como um dos antimicrobianos naturais mais fortes Ajuda a combater o resfriado comum, além de reduzir a pressão sanguínea, melhorar os níveis de colesterol e pode até ajudar na desintoxicação de metais pesados.

Dica de culinária: Pique o Jo 10 minutos antes de adicioná-lo a qualquer prato. Isso permite que seu principal composto ativo, alicina, seja produzido.

Como comer: adicione saladas, sopas, molhos, pratos de massa, crostas e em muitas receitas como intensificador de sabor.

Ginger

Anti-inflamatório, o gengibre tem sido usado por atletas para ajudar a aliviar dores musculares e por mulheres para dores menstruais. Também é conhecido como remédio natural para ajudar com náuseas, náuseas e dores de estômago.

A maioria dos efeitos benéficos pode ser atribuída ao seu principal composto ativo, o gingerol.

Como comer: chá, em batidos e bebidas, sopas, molhos, sucos verdes, saladas na cozinha para dar sabor.

Sementes de cânhamo

O cânhamo (que não deve ser confundido com a maconha) são as sementes crocantes da planta de cânhamo que geralmente é Eles casca para dar corações de cânhamo cremosos, macios e terrosos, mas muitas vezes ainda são conhecidos como sementes de cânhamo.

As sementes de cânhamo têm a proporção ideal de 1: 3 de ômega 3 para ômega 6. Eles também são uma fonte incríveis proteínas à base de plantas altamente biodisponíveis e contêm todos os aminoácidos essenciais, por isso são uma adição incrível às dietas vegan ou vegetariana.

Como comer: em cima de saladas, iogurte, veia, cereais, para fazer granola, sobremesas, em smoothies, molhos e sopas.

Kale / Kale

Verdadeiramente um dos vegetais ricos em nutrientes do planeta apenas uma xícara de couve fornece mais de 200% da dose diária recomendada de vitamina A, 135% de vitamina C e quase 700% de vitamina K, além de muitas outras vitaminas e minerais como manganês, cálcio, potássio e vitamina B6.

Dica Cozinhar: Muitas pessoas desistem de couve, pois pode ser bastante difícil de mastigar e sem gosto por conta própria. A chave para a couve tem um excelente sabor é massagear as folhas com um pouco de azeite até ficarem macias e continuar com sua receita.

Como comer: em saladas, batidos, sopas, como batatas fritas, em ensopados, pesto, refogado.

Kefir

O Kefir, também conhecido como búlgaro, é uma bebida de leite fermentada originária da Europa Oriental. É muito mais potente que o iogurte em termos de conteúdo probiótico, o que o torna maravilhoso para o sistema digestivo.

Como comer: com frutas, em smoothies, sobremesas, molhos.

Lemon

Fontes mais ricas de vitamina C, limões acrescentam um impulso delicioso, nutritivo e refrescante a qualquer receita. Eles são uma fonte incrível de antioxidantes e sabe-se que as cascas de limão têm um composto chamado "limoneno" que está sendo investigado na prevenção do câncer.

Como comer: em molhos, molhos, molhos, smoothies e bebidas. [19659010] Manuka Honey

Embora o mel comum tenha seus benefícios, o mel Manuka, nativo da Nova Zelândia, está no topo da lista em termos de propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antivirais. O mel Manuka foi usado com sucesso para ajudar pessoas com úlceras gástricas e também é usado topicamente para acelerar a cicatrização de feridas.

Como comer: adicione-o ao iogurte, aveia, shakes, sobremesas, molhos,

Fungos

Você sabia que existem mais de 14.000 variedades diferentes de fungos?

Embora a maioria deles não seja comestível, aqueles que têm um perfil de saúde incrível. Eles contêm muitos nutrientes, como fibra, vitamina C, ferro, zinco, ácido fólico, manganês, potássio, cobre e algumas vitaminas B. Eles também são um dos poucos alimentos que contêm vitamina D (se crescerem ao sol).

Como comer: em sopas, saladas, use como pãezinhos, hambúrgueres, em ensopados.