A aterosclerose é um tipo específico desta patologia que ocorre devido ao acúmulo de gordura e colesterol dentro e nas paredes das artérias. Esse acúmulo promove a formação de placas lipídicas que levam ao espessamento e endurecimento desses vasos sanguíneos. Conseqüentemente, o fluxo de sangue que transporta oxigênio e nutrientes para todos os órgãos e tecidos do corpo é prejudicado. Hoje, alguns aspectos-chave da prevenção da arteriosclerose são reconhecidos, os quais discutiremos com mais detalhes a seguir. Continue a ler!

As chaves para a prevenção da arteriosclerose

Mudar hábitos são, sem dúvida, o grande "segredo" para prevenir a arteriosclerose e uma ampla gama de doenças. Embora o processo natural de envelhecimento suponha a perda de elasticidade nas artérias, a dieta e o estilo de vida que escolhemos fazem uma grande diferença.

Para se ter uma ideia, os principais fatores que favorecem o endurecimento de as artérias são:

  • Hipertensão arterial.
  • Níveis insalubres de colesterol no sangue (principalmente LDL alto e HDL baixo).
  • Obesidade.
  • Diabetes.
  • Alta resistência à insulina: ocorre quando as células do fígado, músculos e gordura não respondem bem ao hormônio insulina produzido pelo pâncreas. Isso prejudica a capacidade de absorver glicose no sangue e pode levar ao diabetes.
  • Tabagismo (e outros usos do tabaco).
  • Estilo de vida sedentário.
  • Uso excessivo de álcool.
  • História familiar de doenças

Como prevenir os fatores de risco para a arteriosclerose?

Claro, então, uma grande parte dos fatores de risco para a arteriosclerose podem ser controlados se tomarmos decisões mais conscientes em nossas vidas diárias. Logicamente, não podemos parar o passar dos anos ou mudar nosso patrimônio genético. Mas podemos tomar estas três medidas fundamentais para a prevenção da arteriosclerose:

Manter uma nutrição completa e equilibrada

A comida é um pilar para o sustento da vida . Nunca poderíamos ter sobrevivido e evoluído como espécie sem nutrição adequada. Mas, infelizmente, nas últimas décadas, a qualidade da nutrição humana tem declinado notoriamente.

O consumo excessivo de produtos ultraprocessados ​​ e alimentos ricos em sódio, açúcar, gordura saturada e gordura trans, favorecem o aumento de colesterol LDL, glicose no sangue e pressão arterial. Além de ser capaz de nos levar ao excesso de peso.

Da mesma forma, é um erro acreditar que as gorduras devem ser eliminadas da dieta para prevenir a arteriosclerose . As gorduras são um dos macronutrientes essenciais para o bom funcionamento de todo o nosso corpo.

A chave é saber escolher as fontes deste nutriente e sempre dar prioridade aos alimentos naturais . Carnes, peixes, sementes como chia e linho, nozes, azeite, coco e abacate são alguns exemplos de fontes de gorduras saudáveis.

Pratique atividade física regularmente

atividades físicas, quando praticadas regularmente reduzem o risco de várias doenças não transmissíveis. Isso inclui arteriosclerose, hipertensão, obesidade, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e alguns tipos de câncer (principalmente de mama e cólon).

Para adultos, a prática de é recomendada] pelo menos 150 minutos por semana [19659025] de atividades físicas de intensidade moderada por semana, ou 75 minutos de exercícios vigorosos. Para crianças de 5 a 17 anos, a recomendação global é de no mínimo 60 minutos por dia em atividades físicas moderadas a intensas.

Pare de fumar ou usar tabaco

Há ampla evidência de que

fumar pode causar lesões e estreitamento das artérias . Além de aumentar a pressão arterial e os níveis de colesterol LDL, fumar também prejudica a capacidade cardiopulmonar, prejudicando o fluxo sanguíneo e a oxigenação de órgãos e tecidos.

Por outro lado,

lembre-se de que o tabaco em todas as suas formas ou derivados é igualmente prejudicial. Subprodutos como narguilé, cigarrilhas, rapé, produtos de tabaco sem fumaça e até mesmo chicletes são extremamente viciantes e contêm toxinas cancerígenas.

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