A síndrome da fadiga crónica é uma doença caracterizada por uma grande variedade de sintomas. Contudo, o mais usual é o esgotamento intenso e prolongado que afeta grandemente a qualidade de vida do doente. Como lidar com isso?

Não há cura única; no entanto, existem algumas opções de tratamento que ajudam a aliviar os sintomas. Portanto, neste artigo, vamos nos concentrar em algumas dicas eficazes para ajudar a lidar com essa doença.

Síndrome da fadiga crônica: causas e sintomas

Para começar, a síndrome da fadiga crônica não tem causa conhecida. No entanto, está relacionado a possíveis infecções virais ou períodos prolongados de grande estresse psicológico.

O que se conhece são seus sintomas, que são muito variados e podem afetar cada pessoa de maneira muito diferente. Os mais freqüentes são os seguintes:

  • Fadiga e exaustão intensa e constante, especialmente após qualquer esforço físico ou mental.
  • Dor muscular ou nas articulações e outras dores, como dor de cabeça ou garganta.
  • Problemas de memória e dificuldade de concentração
  • Dor de garganta
  • Nódulos linfáticos aumentados.
  • Dificuldades para descansar à noite.
  • Tontura.
  • Humor baixo.
  • Distúrbios gastrointestinais.

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3 dicas para lidar com a síndrome da fadiga crônica

1. Melhorar a dieta

Iogurte natural e outros alimentos fermentados probióticos e nutrientes que suportam o tratamento da síndrome da fadiga crônica.

Primeiro, podemos nos concentrar na dieta para buscar uma melhora no estado de saúde daqueles que sofrem de síndrome da fadiga crônica. Uma dieta completa e equilibrada pode ajudar a superar algumas deficiências nutricionais comuns nesta doença, o que levaria a uma melhora nos sintomas.

Além disso, estudos mostram que uma boa dieta nos leva para melhorar a microbiota intestinal. E isso teria um impacto positivo na inflamação, função neurocognitiva e ansiedade. Para isso, uma boa opção é o consumo de fermentados (kefir, kombucha, chucrute, etc.)

Além disso, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como o cacau e o pólen . ] Por outro lado, você deve fazer sem outros que podem ser prejudiciais, como álcool, cafeína, alguns tipos de gorduras, produtos lácteos ou glúten. O médico será encarregado de detectar possíveis intolerâncias alimentares

. Ir para terapias de apoio

Existem diferentes tipos de terapia que podem ser um grande apoio físico e emocional para lidar com a síndrome da fadiga crônica. Por exemplo, terapia comportamental cognitiva ou terapia de exercícios gradual.

As terapias abrangem três áreas:

  • Cognitiva: Propõe estratégias para abordar os sintomas da síndrome.
  • Físico: Um fisioterapeuta pode ajudar a aumentar a atividade física de forma personalizada e gradual
  • Terapia psicológica: Oferece apoio emocional para combater a ansiedade e a depressão.

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3. Uso de suplementos nutricionais

 Omega-3 em suplementos
Os ácidos graxos ômega-3 e outros suplementos podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Por causa do acima, eles são úteis contra os sintomas da fadiga crônica.

Finalmente, alguns suplementos nutricionais mostraram sua eficácia no alívio dos sintomas da síndrome da fadiga crônica. Estes ajudam para contrariar algumas deficiências habituais naqueles que sofrem desta doença.

O mais aconselhável é ir ao médico para realizar testes de rotina. Desta forma, podemos ver quais nutrientes estão faltando, o que poderia nos ajudar a definir um tratamento complementar personalizado.

Os suplementos mais adequados para síndrome da fadiga crônica são os seguintes:

  • Acetil-L-carnitina : Este aminoácido pode melhorar o estado cognitivo e também a função física.
  • Ácidos graxos essenciais: Eles podem ser benéficos para aliviar alguns sintomas como cansaço, dores musculares, falta de concentração e depressão.
  • Magnésio : Este mineral é um suplemento eficaz para vários distúrbios e pode melhorar a dor, a saúde muscular e o sistema nervoso
  • Vitamina B12 : Esta vitamina pode ser útil para a fadiga crônica, mas requer uma análise prévia. Sua deficiência está relacionada à fadiga, alterações neurológicas e distúrbios gastrintestinais, entre outros
  • Antioxidantes : Por exemplo, ácido lipóico, vitamina C e vitamina E, que ajudam a proteger as células. de dano por estresse oxidativo e também melhorar a função mitocondrial.
  • Coenzima Q10: Em conclusão, as pessoas com fadiga crônica têm déficits desse nutriente.

Em conclusão …

pode ser muito útil para ajudar no caso da síndrome da fadiga crônica. Com o acompanhamento médico adequado, podemos ver como a dieta, a terapia e os suplementos podem ajudar a aliviar os sintomas.

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