A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Muitas vezes começa na infância e adolescência, embora possa ocorrer em qualquer idade. É considerado multifatorial, uma vez que pode ter origem em genética, problemas médicos ou estilo de vida. Quais estratégias ajudam a combater a obesidade?

Programas para lidar com esse transtorno podem variar de acordo com as necessidades de cada paciente. No entanto, em um nível geral, implicam mudanças nos hábitos alimentares e um aumento na atividade física. No espaço seguinte, compartilhamos 5 recomendações


Estratégias para combater a obesidade

Pacientes com obesidade têm alta probabilidade de desenvolver outros problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, pressão alta ou artrite, entre outros. outros Por sua vez, essas patologias facilitam a progressão do distúrbio e pioram seu prognóstico.

Felizmente, é suficiente atingir um nível mínimo de perda de peso para melhorar ou prevenir complicações relacionadas à obesidade. Você sofre desta condição? Descubra abaixo uma série de estratégias que apoiam seu tratamento. Coloque-os em prática!

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1. Exercício regular

Para combater o sobrepeso, devemos lutar contra o estilo de vida sedentário e realizar algum tipo de atividade física com frequência.

A adoção de uma rotina regular de exercícios é uma parte importante do exercício. tratamento para combater a obesidade. Embora não seja fácil deixar um estilo de vida sedentário, começar a fazer atividade física moderada favorece o controle de peso e ajuda a controlar os problemas associados a esta doença.

O que você deve fazer? Faça 150 minutos de exercício por semana. No entanto, quando você adquirir mais resistência física, você pode fazer até 300 ou mais minutos

  • Você pode escolher vários tipos de rotina de treinamento ou atividades esportivas. A coisa mais importante é ser constante e aumentar sua intensidade à medida que a condição física melhora.
  • Também é recomendado aumentar outras formas de atividade física. Por exemplo, use as escadas, acelere as tarefas domésticas ou ande com o cachorro, entre outros.
  • 2. Manter uma dieta saudável

     Dieta contra o excesso de peso
    Um plano nutricional adequado às nossas necessidades nos permitirá reduzir a gordura corporal de forma saudável.

    Grande parte do sucesso do tratamento da obesidade depende da dieta. Portanto, é essencial reduzir a ingestão de calorias e adotar hábitos alimentares saudáveis. Dietas drásticas e restritivas devem ser evitadas completamente, já que elas não fornecem resultados a longo prazo.


    Embora possam ajudar a perder peso em pouco tempo, há grandes chances de recuperar quilos perdidos devido ao efeito saltar. A melhor maneira de obter um peso saudável e equilibrado é com um plano de perda constante de peso e longo prazo.

    O tipo de alimentação pode variar dependendo das necessidades de cada paciente. O médico ou nutricionista pode considerar aspectos como idade, grau de obesidade e doenças subjacentes. No entanto, em geral, o seguinte é geralmente aconselhado:

    • Reduzir a ingestão calórica total. A quantidade normal é de 1200 a 1500 calorias para mulheres e entre 1500 e 1800 para homens.
    • Aumentar o consumo de alimentos de alta qualidade nutricional e baixas calorias, como frutas, legumes , cereais integrais, leguminosas e sementes.
    • Consuma mais proteínas magras, como as fornecidas por frango, peru e peixe.
    • Tome leite com baixo teor de gordura.
    • Prepare lanches saudáveis ​​ de frutas secas, iogurte natural, sementes, frutas, etc.
    • Limite o consumo de alimentos não saudáveis, ] como aqueles que contêm açúcar, farinhas refinadas, gorduras saturadas, etc.

    Descubra: Índice de Massa Corporal e tipos de obesidade

    3. Mudar comportamentos para lutar contra a obesidade

     Paciente em consulta psicológica
    Em muitos casos, a obesidade deve ser tratada do ponto de vista comportamental para combater os maus hábitos e promover um estilo de vida saudável.

    Em muitos casos, os pacientes acessam um programa de mudança de comportamento. O principal objetivo deste tipo de ajuda é modificar os comportamentos que impedem a manutenção de um peso saudável. Dessa forma, os pacientes entendem que a perda de peso requer mudanças permanentes no estilo de vida.

    Geralmente, os programas de mudança de comportamento, também conhecidos como terapia comportamental, são desenvolvidos por um psicólogo. Este profissional tem as faculdades para ajudar o paciente a entender os riscos de sua doença e as situações que o levam a alimentar-se mal

    A terapia pode ser individual ou em grupo. De fato, às vezes é familiar, porque a doença tende a afetar vários membros da mesma família. O plano inclui estratégias para administrar os desejos de comida, situações de estresse e outras emoções associadas a esta doença.

    Você está lutando contra a obesidade? Aplica todas as estratégias mencionadas e começa a lutar por um peso mais saudável. Claro, procurar atendimento médico, porque existem outras opções de tratamento que podem ser decisivas para superar este transtorno.


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