A respiração sempre nos acompanha e talvez seja por isso que mal a reparamos, mas se soubermos tirar vantagem disso enquanto tomamos consciência disso, pode se tornar um grande aliado para superar momentos de estresse .

Você pode começar ouvindo e sentindo. Olhe atentamente: é calmo e profundo? Ou, pelo contrário, é agitado, curto e superficial? Se você deseja influenciar sua respiração e usá-la a seu favor, é importante se acostumar a prestar atenção a ela .

A partir daí, você pode acompanhar e expandir essa respiração por meio de exercícios simples de respiração .

A respiração deve transportar oxigênio para a célula mais distante e, assim, contribuir para a nossa plenitude física, lucidez mental e equilíbrio emocional . As seguintes respirações podem ser úteis para relaxar e equilibrar:

1. Respirar por momentos estressantes

Levante-se, dobre um pouco os joelhos e alongue as costas das costas, derrubando o cóccix. Também alonga a parte de trás do pescoço, entrando um pouco no queixo. Nesta posição, execute o seguinte exercício:

  • Levante os braços deixando as costelas subirem.
  • Obtenha grande inspiração e aumente ainda mais a abertura costal.
  • Com os braços ainda elevado expire lenta e profundamente pela boca.
  • Tente expelir o ar máximo mantendo as costelas abertas.

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2. Respiração para criar raízes e ganhar serenidade

Este exercício de respiração é realizado em pé, com os pés apoiados no chão e em uma postura relaxada:

  • Preste atenção às inspirações: Deixe a barriga expandir levemente . Sinta como a cada inspiração a pélvis está ligada às pernas e aos pés.
  • Então preste atenção às exalações: Sinta como as costelas descem um pouco e imagine como essa descida se estende até a coluna, coloque-a mais firmemente na pélvis e descendo em direção aos pés.

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3. Respiração para relaxamento profundo

Sente-se confortavelmente com as costas retas e os ombros relaxados. Em seguida, coloque a palma de uma mão no abdômen e a outra no esterno. Faça este exercício por vários minutos. À medida que você progride, continue aumentando o tempo de inspiração e expiração para aprimorar o efeito relaxante:

  • Inspirando sinta como o abdômen e a caixa torácica se expandem.
  • A busca também preenche a parte frente e traseira do tórax .
  • Ao expirar relaxa o peito e a barriga para que o ar saia.
  • Ativa os músculos abdominais no final da expiração para empurrar o diafragma em direção a acima e, assim, esvazie os pulmões.

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