Neste artigo, falaremos sobre exercícios para lombalgia, quais são os melhores e quais fatores devem ser levados em consideração ao fazê-los. Mas é isso, outro artigo sobre exercícios para lombalgia? Por quê?

A dor lombar é um problema mundial. Somente na Espanha, a probabilidade de sofrer pelo menos um episódio de dor lombar é de 44,8% em adultos acima de 20 anos sendo um pouco mais frequente em mulheres.

Portanto, muita coisa foi estudada em como tratar esse problema e o único tratamento que provou ser realmente eficaz para lombalgia é exercitar-se e evitar descanso absoluto.

Então, neste artigo queremos compartilhar 3 tipos de exercícios para lombalgia respaldados por evidências científicas. Coloque-os em prática!

Exercícios para dor lombar

Uma das razões pelas quais é tão difícil tratar a dor lombar é que sua forma mais comum de apresentação é "dor lombar inespecífica", ou seja, a origem da dor é desconhecida . Pelo menos 85% das pessoas que procuram atendimento médico para lombalgia apresentam lombalgia inespecífica.

Acredita-se que a causa e o agravamento desse tipo de lombalgia sejam uma combinação de fatores, como:

  • Sedentário.
  • Sobrepeso.
  • Medo do movimento.
  • Problemas financeiros, sociais ou familiares.
  • Tendências ansiosas ou depressivas.

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Atualmente, o O tratamento de primeira linha para lombalgia inespecífica é o exercício. Os 3 exercícios para lombalgia com mais evidências científicas são :

1. Fortalecimento muscular

Em geral, o fortalecimento muscular é extremamente benéfico para lombalgia, mas especialmente se for feito um plano de exercícios de corpo inteiro . Além disso, também pode evitar recaídas de lombalgia.

Para fazer um bom plano de fortalecimento muscular, é melhor consultar um personal trainer ou sob a supervisão de seu fisioterapeuta de confiança, caso seus sintomas ser muito intenso.

Exercícios de fortalecimento são benéficos para prevenir e combater a dor lombar.

E quanto ao fortalecimento do núcleo?

Parece que o fortalecimento do núcleo para tratamento dor nas costas ajuda porque significa exercitar-se em geral não porque os abdominais são fracos.

De fato, esses exercícios não são mais eficazes do que qualquer outro a longo prazo . Acredita-se que isso se deva a vários fatores, como:

  • No curso natural da dor lombar, a dor geralmente diminui após algumas semanas, se você se exercita ou não.
  • Fazer exercícios essenciais é para sim, um exercício, proporcionando os benefícios de qualquer outra atividade física (pelo menos a curto prazo).
  • Ao se exercitar, temos mais consciência do que fazemos, evitando os movimentos que aumentam a dor lombar. Isso permite que o corpo diminua a dor por si próprio.

2. Exercício aeróbico

A baixa capacidade aeróbica está diretamente relacionada à dor lombar crônica . O exercício aeróbico, em particular, ajuda a reduzir a dor lombar de várias maneiras:

  • Aumenta o fluxo sanguíneo e a transferência de nutrientes para diferentes partes do corpo, melhorando o processo de cicatrização da lesão (se houver).
  • Reduz a rigidez muscular associada à dor nas costas.
  • 30 a 40 minutos de exercícios aeróbicos aumentam a produção de endorfinas, reduzindo a percepção da dor.
  • Pode impedir a necessidade de usar medicamentos para reduzir a dor

Os resultados são semelhantes, independentemente do tipo de exercício aeróbico, seja de alta ou baixa intensidade. No entanto, a maneira mais segura, fácil e barata de começar a fazer esse tipo de exercício é andar.

De fato, a caminhada pode ser tão eficaz quanto outras terapias não medicamentosas para reduzir a dor, a curto e a longo prazo.

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3. Pilates, ioga ou tai-chi

Este tipo de exercício requer uma combinação de concentração física, mental e espiritual, para que possa ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse associados à lombalgia.

Pilates, yoga e tai-chi provaram ser exercícios para lombalgia, o que pode reduzir a dor e funcionar como uma ferramenta de reabilitação. A escolha dependerá das preferências individuais, pois os três têm evidências científicas a seu favor para o tratamento da dor lombar.

 Menina fazendo Pilates com exercícios de alongamento e relaxamento.
Exercícios de Pilates, em Assim como o yoga e o tai chi são boas alternativas para lidar com a dor lombar. Além disso, eles ajudam a controlar o estresse e a ansiedade associados a essa condição médica.

Exercícios para lombalgia: qual é o melhor?

O melhor é o que você pode fazer de maneira sustentada ao longo do tempo. Então, você gosta de fazer Pilates, ou prefere ter uma rotina semanal de caminhar, ir à academia e fazer ioga, o mais importante é que você goste de fazer isso.

O que todos esses exercícios para dor lombar têm em comum é que você move o corpo . Portanto, não importa o nome da disciplina, você tem a liberdade de escolher. Tente qualquer um destes exercícios para lombalgia e mantenha-se com o que fornece os melhores resultados.

Consulte o seu médico antes de iniciar um regime de exercícios. Se, além da dor lombar, você tiver outros sintomas, como:

  • peso repentino ou nenhuma causa aparente.
  • Dormência, perfurações, sensibilidade insuficiente ou sensibilidade aumentada nas pernas e pés.
  • Febre.
  • Tontura.
  • Vermelhidão na área.
  • História de hipertensão , diabetes, osteoporose, artrite reumatóide ou qualquer outra doença.

Em resumo, o exercício físico é muito benéfico para o tratamento da dor lombar, enquanto o descanso absoluto pode ser prejudicial. Portanto, é conveniente escolher alguma forma de atividade física e mover o corpo evitando esforço excessivo.

Os três exercícios pós-lombalgia com evidências científicas apareceram primeiro no Better with Health.

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