A menos que você seja um profissional médico, quando os hormônios são mencionados na conversa, a maioria das pessoas pensa inicialmente em estrogênio, progesterona, testosterona e, às vezes, tireoide, que são tipicamente associados à puberdade, condições médicas comuns, menopausa e hipotireoidismo. No entanto, existem muitos outros hormônios que desempenham um papel fundamental nas funções metabólicas diárias do corpo .

Embora os hormônios listados acima sejam claramente cruciais para o nosso saúde, existem muitos outros hormônios que, quando desequilibrados, podem tornar muito mais difícil atingir os objetivos físicos, seja para perder peso, melhorar a qualidade muscular ou aumentar a resistência.

Hormônios que podem afetar nossa saúde [19659005] Portanto, e porque nem todos os hormônios podem ser mencionados e referenciados em um artigo, vamos nos concentrar em três hormônios que podem facilmente interferir em nosso progresso.

1. Insulina

Sim, a insulina é um hormônio, um hormônio muito poderoso e importante. Se não for bem regulado, pode ter efeitos devastadores em nosso corpo. A secreção de insulina é regulada pelos alimentos.

Alimentos com maiores quantidades de açúcares simples têm um maior efeito estimulante sobre a secreção de insulina, enquanto alimentos que contêm mais carboidratos complexos e são mais ricos em proteínas produzem níveis mais baixos de secreção de insulina.

¿ Por que isso é tão importante?

A insulina promove o armazenamento de glicose como glicogênio, aumentando a síntese ou produção de triglicerídeos, ao mesmo tempo que inibe a conversão de ácidos graxos em cetoácidos e evita a formação de glicose a partir de aminoácidos. Em outras palavras, a função da insulina é armazenar combustível, seja açúcares no glicogênio ou gorduras no tecido adiposo.

2. Cortisol

A menos que você tenha descoberto a chave para a paz interior e a tranquilidade, em algum momento de sua vida, você lidou com níveis elevados de cortisol. O cortisol é um hormônio do estresse secretado durante períodos de estresse ou coação, como parte de sua resposta de luta ou fuga.

Os picos de cortisol podem ser causados ​​por um trabalho, um relacionamento, uma situação estressante ou simplesmente por falta de sono. Além de ser um hormônio altamente inflamatório, o cortisol também visa aumentar os níveis de glicose no sangue durante os estados de jejum, usando aminoácidos derivados de músculos para criar glicose. Em outras palavras, ele consome músculos como combustível. Isso pode afetar significativamente a atividade metabólica, uma vez que a taxa metabólica depende da massa muscular magra.

3. Glucagon

O inimigo do meu inimigo é meu amigo. O glucagon é o antagonista da insulina. Se a função da insulina é armazenar energia, a função do glucagon é usar nossos próprios estoques de energia como principal fonte de combustível. Isso significa que quando você come alimentos ricos em proteínas e menores quantidades de açúcar, que promovem a liberação de glucagon, é mais provável que você use a gordura armazenada e o glicogênio como sua fonte primária de energia, promovendo assim um peso saudável e preservando os aminoácidos e proteínas, que permitirão que você mantenha seu metabolismo e energia.

10 maneiras de alcançar o equilíbrio hormonal e promover uma boa saúde

  1. Minimize todos os alimentos estimulantes da insulina, incluindo açúcar branco, farinha processada e excesso de álcool.
  2. Aumente o consumo de alimentos estimulantes do glucagon, incluindo proteínas como frango, peixe, peru, queijo cottage, iogurte, carne vermelha magra e ovos.
  3. Apoie sua saúde hormonal com ácidos graxos essenciais. Além de peixes de água fria, nozes e sementes, é aconselhável complementar com um suplemento de óleo de peixe destilado todos os dias.
  4. Mantenha-se hidratado. Beber 2 litros de água por dia é essencial para a energia, vitalidade e saúde geral. Não há desculpas e você deve tornar isso seu hábito.
  5. Beba chá verde. Além de estimular o metabolismo, o chá verde secreta um aminoácido chamado L-teanina, que tende a ter um efeito calmante.
  6. Exercícios, não há como evitar. Os exercícios são, de longe, uma das maneiras mais eficazes de reduzir a resposta ao cortisol.
  7. Durma bem. Uma boa noite de sono pode fazer maravilhas para a secreção adequada de cortisol e perda de peso. Na verdade, pesquisas mostraram que um sono de má qualidade está associado a desejos e fome aumentados, levando ao ganho de peso.
  8. Abrace alguém que você ama, seja seu filho, marido, amigo ou pais. O abraço reduz naturalmente a sua resposta ao cortisol.
  9. Medite e realize atividades que lhe permitam estar em contato consigo mesmo, dar-se ao luxo e mimar-se, isso tem uma resposta muito eficaz para diminuir o cortisol.
  10. Reserve algum tempo para si mesmo. O que quer que você goste de fazer (caminhar, pintar, passar tempo com seus amigos), tente reservar pelo menos 15 a 30 minutos por dia para si mesmo.

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