Depois de praticar ioga, a maioria das pessoas se sente melhor. Se já experimentou, saberá que a combinação de ásanas, trabalho respiratório e relaxamento permitem-lhe recuperar, ainda que por um certo tempo, a sua tranquilidade, a capacidade de estar mais presente no que lhe acontece. ao redor e a sensação de estar mais centrado e à vontade em seu corpo

Mas esses efeitos positivos no humor não são apenas um sentimento. Existem numerosos estudos que relacionam a prática de ioga de diferentes estilos com uma melhor saúde mental e até mesmo com a redução dos sintomas depressivos .

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Alguns desses estudos apontam para mudanças que a ioga induz no corpo e em nossa maneira de responder ao estresse, resultando em uma melhora no humor . Aqui estão algumas dessas mudanças:

A ioga aumenta os níveis de GABA associados a um melhor humor

Esta é uma forma possível de a ioga ajudar a reduzir os sintomas de depressão. O ácido gama-aminobutírico (GABA) é um neurotransmissor cerebral que atua no sistema nervoso central, inibindo-o e reduzindo a excitabilidade. Alguns níveis baixos de GABA estão relacionados à insônia e diferentes transtornos de humor como ansiedade, tristeza e depressão. Eles também foram associados à esquizofrenia.

De acordo com um estudo da Universidade de Boston publicado em The Journal of Alternative and Complementary Medicine praticar ioga aumenta os níveis de GABA por vários dias em pessoas que sofrem de depressão. Os pesquisadores acreditam que o aumento é produzido pela estimulação do sistema parassimpático que é alcançado com a combinação de asanas e trabalho respiratório da ioga.

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O que se viu é que o aumento foi mantido até 4 dias após a última sessão praticada, mas que após 8 dias o aumento não era mais significativo. O ponto principal, de acordo com os pesquisadores, é que a prática regular de ioga pode ajudar a aumentar os níveis de GABA, mas a prática regular é necessária para mantê-los elevados. Claro, uma sessão de ioga de 90 minutos por semana é suficiente para conseguir isso.

Em um estudo anterior, publicado na revista Neuropsiquiatria os mesmos pesquisadores também já haviam verificado que os níveis de GABA em pessoas com depressão correspondem aos de pessoas sem depressão após uma intervenção semelhante de ioga de três meses com técnicas de respiração.

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Reduz os níveis de cortisol que aumentam com o estresse

O estresse está intimamente ligado aos sintomas depressivos. Em pessoas com diagnóstico de depressão, é comum que os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse estejam elevados. Vários estudos relacionam a prática de ioga com uma redução nos níveis de cortisol.

De acordo com um estudo da Universidade de Chettinad, em Chenai (Índia), a ioga não apenas reduz os níveis de cortisol, mas também aumenta os do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que geralmente é baixo em pessoas com estresse e depressão.

Durante três meses, os pesquisadores mediram os níveis de cortisol e BDNF em 51 pacientes com depressão divididos em três grupos: alguns tomaram apenas antidepressivos, outros praticavam ioga e os do terceiro grupo combinavam medicação com a prática de ioga.

Os resultados foram claros: foi observada uma correlação entre a redução dos níveis de cortisol e o aumento do BDNF ambos no grupo de participantes que só praticava ioga e quem tomava remédio e praticava ioga, mas não quem só tomava remédio ação, que abre a porta para considerar a ioga como uma ferramenta válida para tratar a depressão tanto em pessoas que tomam medicamentos quanto naquelas que não o fazem .

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Reduz o tamanho da amígdala direita, relacionado às emoções negativas

A amígdala é uma estrutura do cérebro em forma de amêndoa localizada na parte anterior dos lobos temporais. Faz parte do sistema límbico, é responsável por ativar a resposta de luta-fuga em situações estressantes e desempenha um papel essencial na regulação das emoções e da memória emocional.

Para cumprir essas funções Um dos a tarefa da amígdala é estar alerta para possíveis perigos. A amígdala certa cuida dos estímulos externos; a esquerda, dos internos. Em pessoas com depressão, foi observado que a amígdala certa geralmente está aumentada .

Com base em dados coletados para o famoso Estudo de Rotterdam iniciado na década de 1990, que analisa múltiplas variáveis ​​de saúde de mais de 15.000 pessoas com mais de 45 anos, um grupo de pesquisadores liderados por Rinske A. Gotink analisou um subgrupo de 3.742 participantes que praticavam ioga e meditação e que não apenas forneceram informações sobre essa prática, mas também passaram por diferentes ressonâncias magnéticas ao longo dos anos.

O que eles descobriram foi que, independentemente de seu estilo de ioga e da frequência com que praticavam, ioga e meditação regulares estavam associadas a um tamanho menor da amígdala certa e a uma melhor capacidade de controlar o estresse .

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Outras maneiras que a ioga poderia ajudar a melhorar os estados depressivos foram sugeridas, reduzindo os processos inflamatórios associados à depressão ou revertendo os efeitos prejudiciais do estresse nos genes.

Referências

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