Os vasos sanguíneos saudáveis ​​são vitais. Eles fornecem os órgãos com nutrientes. Se as artérias se tornam calcificadas, o risco de várias doenças aumenta. Como a calcificação inicialmente não causa desconforto e pode passar despercebida, é importante conhecer e evitar fatores de risco.

Fatores que danificam nossas artérias

eles transportam sangue e, portanto, oxigênio e nutrientes por todo o corpo. Devem estar abertos e elásticos para que o sangue atinja todos os órgãos e todas as células do corpo. Martin Halle, diretor médico do Centro de Prevenção e Medicina Esportiva da Universidade Técnica de Munique, nomeia os maiores inimigos das artérias, assim como quatro maneiras de mantê-los saudáveis ​​e elásticos

. Fumar destrói células vasculares

Até mesmo a nicotina presente em um cigarro garante que os vasos se contraiam e que certas regiões do corpo não recebem mais sangue, o que não dura muito tempo. No entanto, o fumo danifica os vasos a longo prazo. Porque ataca a camada interna dos vasos. As células desta camada de revestimento morrem. Isso cria furos e cicatrizes

2. O açúcar no sangue dissolve as células vasculares

Um nível elevado de açúcar no sangue danifica a parede interna dos vasos como um cigarro, adverte Halle, especialista em cardiologia, medicina interna e medicina esportiva. Diabéticos e pré-diabéticos com um alto nível de açúcar no sangue destroem a camada protetora de seus vasos sangüíneos

. O colesterol endurece os vasos

Igualmente arriscados são os níveis consistentemente elevados de colesterol. Porque o colesterol é depositado sob as células vasculares e forma pequenas ilhas que endurecem as artérias

4. A hipertensão faz com que os vasos sanguíneos se rompam

Se os vasos já estão danificados, a pressão arterial alta é permanentemente mais perigosa. Bombeando sangue com mais pressão contra as paredes dos vasos, que podem rasgar

Se vários componentes forem atingidos, o risco de sofrer algum tipo de acidente vascular não aumentará apenas, mas também será aumentado. Isso significa que quem fuma e tem diabetes e pressão alta tem um risco nove vezes maior de doença vascular se comparado a um não-fumante sem diabetes ou hipertensão.

Como prevenir a deterioração dos vasos sanguíneos

mantém nossos copos elásticos. Como o aumento na taxa de pulso durante os esportes estica os vasos, isso inicia certos processos químicos que reparam as células quebradas na parede do vaso. Portanto, esporte pode não só preventivamente manter a saúde das células mas também também pode curá-los.

Esporte que coloca pressão sobre os músculos e ossos, como jogging ou caminhadas rápidas, eles também liberam células-tronco da medula óssea para a corrente sanguínea. Estas são as células primordiais do nosso corpo, que podem ser transformadas em células diferentes. Se eles entrarem nos vasos sanguíneos, eles podem se ligar como novas células vasculares.

Além disso, o esporte reduz os níveis de açúcar no sangue e, portanto, o risco de diabetes. Faz sentido fazer dois passeios por dia ou uma unidade desportiva intensa durante sete a dez minutos, desde que nos faça suar.

Manter o seu peso normal

Tente alcançar ou manter um peso corporal normal. Qualquer pessoa com excesso de peso libera mais substâncias inflamatórias do tecido adiposo para o sangue. Isso danifica a camada interna dos vasos

Dieta com ácidos graxos insaturados

A relação entre uma dieta balanceada e artérias saudáveis ​​é demonstrada por alguns estudos significativos. Mas é importante ter uma dieta com ácidos graxos insaturados, em vez de saturados. Os ácidos graxos saturados são "rígidos", os ácidos graxos insaturados são "flexíveis". Alguns curam as paredes dos vasos, outros os tornam elásticos. As xícaras duras quebram muito mais rápido que as elásticas

Os produtos líquidos à temperatura ambiente consistem em ácidos graxos insaturados (azeite de oliva, óleo de colza, óleo de girassol), produtos duros, ácidos graxos saturados (manteiga, banha) de porco). Peixes, legumes e grãos integrais também contêm bons ácidos graxos insaturados

. Vegetais coloridos

Polifenóis colorem frutas e vegetais. Eles fazem o tomate vermelho, a berinjela roxa e a maçã verde. Eles exercem um mecanismo de proteção em nossas células. Portanto, recomenda-se usar vários tipos diferentes de vegetais ao cozinhar, para um prato tão colorido quanto possível.

4 coisas que destroem suas artérias e como se manter saudável

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