Dietas com baixo teor de sódio são aquelas em que as diretrizes são estabelecidas para limitar o consumo de alimentos que contenham alto conteúdo desse mineral .

ou devem decidir este tipo de dieta são aqueles que sofrem de alguma patologia que piora com o aumento de sódio no sangue . Algumas dessas situações são pessoas que têm pressão alta, alguma doença renal ou insuficiência cardíaca.

Em seguida, veremos alguns pontos importantes sobre dietas com baixo teor de sódio . Vamos começar

Por que precisamos de sódio

A principal contribuição de sódio para a nossa dieta vem da adição de sal à comida.

O sódio representa 50% do composição do sal comum, sendo o material restante o cloro. Portanto, o sal comum é conhecido quimicamente como cloreto de sódio .

O sal é a maior fonte de sódio em nossa dieta. No entanto, existe outra pequena parte deste mineral que é ingerido através das refeições e que é adicionado aos alimentos nos processos de fabricação.

O sódio é indispensável para a vida, mas o organismo só precisa de uma pequena quantidade dele . A ingestão de grandes quantidades de sal pode ser muito prejudicial à saúde.

Este mineral é essencial para o corpo ficar adequadamente hidratado para que as trocas celulares sejam bem-sucedidas e para manter a homeostase. sangue, entre outros

Como posso saber se um alimento é pobre em sódio?

Para saber se um alimento contém alto ou baixo teor de sódio, é importante ler os rótulos deles . Eles mostram as quantidades de sódio contidas no alimento.

A quantidade de sódio é expressa em miligramas (mg). A coluna que aparece no rótulo do alimento expressa como uma porcentagem do valor diário, refere-se à quantidade de necessidades diárias satisfeitas com uma porção do alimento para cada nutriente na lista .

A este respeito , alimentos com baixo teor de sódio são aqueles que têm menos de 5% da porcentagem diária desse mineral. Por outro lado, aqueles que apresentam mais de 20% ou mais são considerados alimentos ricos em sódio

Outras expressões que podem acompanhar a rotulagem dos alimentos são:

  • Sem sódio : menos de 5 mg sódio em cada porção
  • Muito baixo teor de sódio : 35 mg de sódio ou menos por dose.
  • Baixo teor de sódio : 140 mg de sódio ou menos por porção.
  • Redução do sódio ]: pelo menos 25% menos sódio em cada porção do que o tipo normal
  • Sem sal ou sem sal adicional : nenhum sal adicional foi adicionado durante o processamento dos alimentos, embora o próprio alimento pode ainda conter sódio

Vantagens de dietas com baixo teor de sódio

 Alimentos ricos em sódio
Especialmente se sofrermos de hipertensão, dietas Baixo teor de sódio é um dos hábitos saudáveis ​​que devemos adotar [19659007] Como já comentamos, o sal é essencial para a vida mas na medida exata . Os benefícios de reduzir para níveis sustentáveis ​​ou simplesmente aceitar o sal natural dos alimentos são muito altos. Alguns deles são coletados na seguinte lista:

  • Reduz a pressão arterial : o consumo excessivo de sódio pode levar à hipertensão, um fator de risco para doenças cardiovasculares.
  • Redução do risco de certas patologias : obstipação ou retenção de líquidos pode ser beneficiada se adotarmos esses hábitos alimentares.
  • Ajuda a perder peso.

Mostrar também: Como reduzir o consumo de sal sem parar para comer saboroso

Como podemos encontrar o equilíbrio em dietas de baixo teor de sódio?

Dietas livres de sódio podem ser boas para evitar todas as complicações que o excesso de sal provoca no corpo. No entanto, como sabemos, o sódio é essencial para o bom funcionamento do corpo. Portanto, devemos encontrar um equilíbrio.

Algumas recomendações para isso são:

  • Não use sal ao cozinhar : os alimentos já têm sais naturais. Para realçar o sabor deles, eles podem usar vinagres, especiarias ou limão. Assim, você não precisará usar sal.
  • Alterar métodos de cozimento : o processamento de alimentos durante o cozimento é o que muitas vezes elimina muito do seu sabor natural. Aprenda a cozinhar no vapor, em papillotte ou embrulhando a comida em papel manteiga
  • Procure por azeites mais intensos : eles fornecerão mais benefícios associados a isso e darão um toque extra à sua dieta

Finalmente, lembre-se que a redução do teor de sal é um dos objetivos de um estilo de vida saudável projetado pela Organização Mundial da Saúde. Especialmente se você tem uma doença relacionada, seu médico pode lhe dizer a dieta mais adequada para o seu caso.

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