Se a nossa microbiota intestinal está bem, nosso risco de desenvolver um bom número de doenças é reduzido. O estado da microbiota não é importante apenas para evitar desconfortos e distúrbios digestivos, mas também influencia na imunidade e até no humor.

Um estilo de vida saudável contribui para uma microbiota que apoia a saúde, mas nem sempre seguimos os conselhos e inconscientemente caímos em armadilhas que o prejudicam.

1. Você bebe muito pouco

Você deve beber cerca de 1,5 litros de água ou chá sem açúcar todos os dias. Caso faça muito calor ou faça atividade física intensa, a necessidade pode chegar a 2,5 litros.

A desidratação leve causa boca seca, cansaço, dor de cabeça e dificuldade de concentração. Além disso, o processo digestivo sofre: se bebermos pouca água, o corpo remove a água do intestino e constipação ocorre. A vida das bactérias intestinais também é alterada.

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2. Você come muito pouca fibra

A fibra dietética tem um grande número de efeitos benéficos no funcionamento do corpo. Muitos efeitos são devidos fibra alimenta a microbiota intestinal. Sem fibra, as bactérias intestinais benéficas morreriam.

Os alimentos que fornecem fibras são vegetais, frutas, grãos integrais, legumes e nozes e sementes. Há uma variedade de tipos de fibra, mas esses alimentos podem fornecer todos eles.

A dieta vegetariana baseada em alimentos naturais integrais fornece todas as fibras que você precisa. Por outro lado, uma dieta pode ser deficiente em fibras. predominam os cereais refinados (arroz branco, massas e pães), produtos de origem animal, alimentos ultraprocessados ​​e carnes.

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3. Você mastiga muito pouco

Se você está com fome ou ansioso (a propósito, muitas vezes eles ficam confusos), você pode não mastigar suficientemente cada mordida.

Você tem que se manter fiel ao ditado: “bem mastigado é meio digerido”. Você deve mastigar bem cada mordida, pois a saliva contém enzimas que iniciam o processo digestivo, Eles facilitam a passagem pelo trato gastrointestinal e promovem a absorção de nutrientes.

Outra vantagem de ter tempo suficiente para comer é que após cerca de 15 minutos, você se sente cheio. Então, se você comer mais devagar, você se sentirá satisfeito mais cedo e será mais fácil para você manter seu peso ou perder quilos, se é isso que você está procurando.

4. Você come demais

Um pedaço de chocolate agora, um biscoito depois, um pastel depois… Lanchamos porque não sabemos que nossos intestinos precisam de regularidade e descanso. Eles funcionam muito melhor se comermos todos os dias nos mesmos horários fixos e se deixarmos passar horas suficientes entre uma ingestão e outra.

É necessário que o estômago fique vazio por cerca de quatro horas para que os movimentos peristálticos esvaziem o intestino. Lanches entre as refeições não só adicionam calorias, mas também reduz a diversidade de bactérias benéficas no intestino, de acordo com pesquisa do University Medical Center Groningen (Holanda).

Dicas para uma microbiota saudável

Regenere com probióticos

Se sua flora intestinal for interrompida porque você precisa tomar antibióticos, beber álcool ou ter uma dieta pobre, aumentar a ingestão de fibras pode não ser suficiente para sustentar as bactérias benéficas.

Tomar alimentos probióticos e suplementos pode ajudar. Alimentos probióticos são alimentos fermentados e não pasteurizados que fornecem bactérias vivas, como iogurte e kefir, chucrute caseiro, kombucha ou kimchi. Os suplementos probióticos são vendidos em cápsulas que contêm milhões de bactérias de diferentes cepas.

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Praticar esportes

O exercício é bom para o intestino: ele entra em ação, de modo que a digestão é estimulada e o intestino pode excretar as fezes mais rapidamente.

Além disso, o exercício aumenta as espécies bacterianas com propriedades anti-inflamatórias e diminui as bactérias pró-inflamatórias, potencialmente nocivas. Praticá-lo diariamente melhora a composição microbiana intestinal e previne a obesidade e outras doenças.