A incontinência urinária é um problema médico que envolve a perda involuntária de urina e é visto principalmente em mulheres. Existem vários exercícios pélvicos que poderiam controlar este problema e melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem.

Embora seja bastante comum, a incontinência urinária é agora um tabu, principalmente por causa da vergonha que causa a quem sofre. Para o adulto, é desconfortável estar em público com fraldas protetoras, e é por isso que também é um problema social. As pessoas podem se retirar devido à baixa auto-estima.

Tanto homens quanto mulheres podem sofrer de incontinência . Estimativas científicas indicam que cerca de 200 milhões de pessoas têm essa disfunção. 40% são mulheres com mais de 35 anos. Poucas pessoas admitem sofrer de incontinência nos primeiros meses ou anos do problema.

Existem 3 tipos principais de incontinência urinária: estresse, urgência e mistura.

  • O primeiro é a perda involuntária de urina causada pelo esforço físico. que exerce pressão abdominal.
  • O segundo é a perda de urina após um desejo incontrolável de urinar.
  • Incontinência urinária mista é uma mistura dos dois anteriores.

Como qualquer problema médico, pode prevenir ou controlar graças a exercícios que servem para fortalecer o assoalho pélvico . Os mais usados ​​são os exercícios de Kegel, em homenagem ao ginecologista americano Arnold Kegel. Consistem na contração do músculo pubococcígeo

Recomendamos estes 4 exercícios pélvicos que certamente o ajudarão:

1. Exercício de Kegel Lento

  • Contraste os músculos pélvicos como se quisesse segurar a urina.
  • Mantenha a contração por 5 segundos enquanto respira suavemente.
  • Relaxe-os lentamente enquanto você conta até 5
  • Repita o exercício 10 vezes. Pratique várias vezes ao dia e aumenta progressivamente o tempo de contração .

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2. Exercício de Kegel Rápido

  • Contrate e relaxe o assoalho pélvico o mais rápido que puder.
  • Espere por 2 minutos ou até se cansar.
  • Realize 10 repetições e, conforme os dias passam, aumente o tempo e as repetições

3. Exercício de contração de 4 patas

  • Comece apoiando-se nas mãos e nos pés e depois colando as nádegas nos calcanhares.
  • Estique a cabeça e os braços o máximo que puder, enfiando o queixo no peito.
  • corpo sem tirar os joelhos ou as mãos do chão, você estará em 4 pernas.
  • Inspire lentamente, mantendo a espinha ainda.
  • Contratar o assoalho pélvico, expire muito lentamente e manter a contração ao inserir o abdome ] Realize 3 séries de 10 repetições deste exercício.

4. Exercício de elevação pélvica

  • Deite-se de costas e levante a pélvis enquanto descansa as mãos nos quadris
  • Com as mãos, empurre a pélvis para os pés, de modo que a coluna se estique . 19659006] Segure o alongamento por alguns segundos e descanse a pélvis na cama ou no chão
  • Respire lentamente e contraia o assoalho pélvico, mantenha a contração e depois expire lentamente.

Você pode achar isso um pouco difícil. faça exercícios no começo, mas com o tempo você aprenderá.

Todos esses exercícios servem para aumentar a força e a resistência dos músculos do assoalho pélvico. Quando estes músculos são fortalecidos, é mais fácil controlar a saída da urina .

A chave é praticá-los com frequência. Não importa se você se sentir um pouco melhor: você terá melhores resultados se for consistente e alcançar músculos mais fortes. Além disso, exercícios pélvicos também ajudam a melhorar a vida sexual e prevenir doenças como prolapso uterino.

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Fisioterapia pélvica como opção profissional

 exercícios pélvicos

Às vezes é um pouco difícil realizar exercícios pélvicos sozinho, especialmente porque algumas mulheres não sabem como fazer os movimentos certos.

Nesse caso, você poderia ir a um fisioterapeuta pélvico para ajudá-lo. Este especialista é responsável por estudar, prevenir e tratar todos os tipos de distúrbios da região abdominal, pélvica e lombar.

A fisioterapia é um tratamento não invasivo e muito eficaz para o alívio dos sintomas . Se o problema persistir apesar do tratamento fisioterapêutico, recomenda-se a consulta de um especialista (ginecologista, no caso das mulheres, ou urologista, no caso dos homens).

Se você sofre de incontinência urinária, não desanime. você força para ficar em casa o tempo todo. Dê um passeio para que você se sinta melhor, socialize com seus amigos ou conhecidos e realize estes exercícios simples para melhorar seu problema.

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