Nosso corpo requer numerosos minerais para que as funções vitais sejam realizadas corretamente. O ferro é um desses microminerais fundamentais para a vida humana, embora, encontrando uma proporção reduzida no corpo humano, é necessário fazer uma contribuição diária para aliviar essas deficiências . Uma das formas de garantir essa ingestão diária é optar por uma alimentação variada e balanceada, sendo inclusive necessário recorrer ao uso oral se estivermos em períodos de privação como anos de idade fértil em mulheres, gravidez ou certas doenças que causam perdas de minerais e vitaminas.

Estas deficiências de ferro são conhecidas como anemia de ferro e são comuns em mulheres em idade fértil. Tenha em mente que a forma de ferro encontrada nos alimentos vegetais é absorvida em quantidades muito baixas, estando presente em alimentos de origem animal, o ferro heme, que é mais bem absorvido. Se você quer enriquecer sua dieta diária com este tipo de mineral, neste artigo oferecemos idéias para preparar cafés da manhã ricos em ferro e ajudar seu corpo a manter os níveis necessários.

Por que você deve incluir ferro em seu café da manhã?

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O ferro intervém em muitos dos processos vitais que ocorrem diariamente em nosso corpo. Entre as funções vitais para as quais é essencial a sua participação na produção de hemoglobina a sua intervenção no transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue além do processo de respiração celular, na formação de colágeno ou na síntese de DNA

É possível encontrar ferro em alimentos variados como carnes vermelhas, espinafre, frango, ovos, mexilhões, fígado, legumes, o germe de trigo ou outros cereais. Sua absorção é aumentada se esses alimentos forem tomados com alimentos que contenham vitaminas como C, B12, B6 ou minerais como cálcio ou fósforo. Tenha em mente que, se você tomar este tipo de alimento rico em ferro com vinho ou café, o grau de absorção é reduzido.

Como preparar o café da manhã perfeito ” width=”750″ height=”478″/>

E por que café da manhã? Bem, porque é a primeira refeição do dia e uma das vezes em que precisamos de mais energia e mais calorias, podemos comer. Além disso, é muito importante ter um bom suprimento de ferro antes de começar a se exercitar ou ir trabalhar ou nossas tarefas diárias. As idéias de café da manhã que pudemos encontrar, recomendadas por especialistas, nos fornecerão pelo menos 30% da cota diária de ferro que precisamos.

1. Iogurte, frutas e cereais

Nada mais rico do que uma boa tigela de iogurte acompanhado de cereais com mel, amêndoas e damasco de pêssego. Esta alternativa lhe dará cerca de 7 mg de ferro

2. Pão integral, queijo, atum e suco de laranja

Desta vez nos damos algo mais suculento e podemos preparar um sanduíche de pão integral com atum, queijo e tomate e acompanhamos tudo com um delicioso suco de laranja ou grapefruit. Um café da manhã mais suculento que irá fornecer-lhe pelo menos um 6 mg de ferro.

3. Um rico espinafre misturado com suco de laranja

O suco de laranja é ideal como companheiro, pois facilitará a absorção completa do ferro e, mais ainda, se, como é o caso, o ferro for proveniente de vegetais. Um ovo mexido de espinafre, alho, cebola e ovo nos dará um café da manhã mais poderoso e rico e quase 7 mg de ferro.

4. Grãos integrais, kiwi e suco de grapefruit

Outra opção dos mais ricos e saudáveis ​​com os quais você também começa o dia com energia e uma quantidade de ferro não insignificante.

O que soa apetitoso? Você vê que comer bem e saudável pela manhã é o mais apetitoso e fácil de preparar.

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