Todos nós temos fibra associada a melhores digestões, um melhor funcionamento gastrointestinal, além de muitos mais benefícios para a nossa saúde . Embora essa associação esteja correta, o problema é que também tendemos a pensar que, se quisermos usar fibra, só podemos encontrá-la em cereais à vista e certos tipos de pães, quando a contribuição da fibra que realmente nos interessa e nos trará mais benefícios é em produtos naturais como vegetais e frutas

Tenha em mente que a fibra é eliminada em alimentos processados. Assim, atualmente, e apesar de toda a publicidade gerada em torno dos produtos de fibra, consumimos muito menos fibra do que em outras ocasiões. Se você quer melhorar sua dieta e quer aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, neste artigo oferecemos 4 truques para comer mais fibras sem perceber. Tome nota e melhorar a sua saúde e sua figura apenas tomando mais fibras!

O que é fibra e que benefícios tem para a saúde?

A fibra é um carboidrato de origem vegetal, que pode ser dividido em fibra solúvel e fibra insolúvel. A fibra solúvel favorece que a absorção de nutrientes seja mais lenta mantendo os níveis de insulina em uma área controlada, sem que essa energia seja transformada em uma grande quantidade de gordura. Você pode encontrá-lo em vegetais, legumes e são formados por cadeias de açúcares, como pectinas, frutanos ou carragenatos, entre outros. Esta fibra pode ser fermentada, sendo as bactérias da nossa flora intestinal aquelas que são responsáveis ​​pela sua digestão, além disso atrasa a absorção de carboidratos, diminui o colesterol e regula a insulina.

A fibra insolúvel não é dirigido, mas tem como pontos positivos nos deixar saciados, adicionar viscosidade, prevenir a absorção de gordura e ajudar o trânsito intestinal a ser mais leve e fácil. Este tipo de fibra está presente nas folhas verdes, sementes e farelo.

Entre os benefícios que a fibra proporciona é uma manutenção estável da glicose no sangue, nos fazem sentir mais saciados, prevenir diabetes, reduzir o risco de doença cardiovascular bem como o nível de colesterol no sangue e promover a manutenção de um peso saudável.

 Lista de legumes ricos em fibras

As melhores dicas para comer mais fibras a cada dia

Se você quiser aumentar a quantidade de fibras que consome diariamente, pode usar uma série de truques para incorporá-las sem dificuldade e sem que você quase não perceba. Você simplesmente tem que fazer uma série de pequenas mudanças que começam com:

1. Opte sempre pela versão completa da comida

Ao fazer a compra, opte sempre por alimentos integrais, ou seja, as versões completas de pão, massa ou arroz. Essas variedades farão com que você se sinta mais satisfeito e fará com que você coma quantidades muito menores, além dos benefícios que uma maior quantidade de fibras proporciona.

2. Come vegetais diariamente

Os vegetais de folhas verdes são muito ricos em fibras, sendo interessante observar a quantidade de fibras de cada vegetal antes de planejar sua dieta, e os cardápios e compras da semana. Com essa informação você será capaz de comer mais saudável e você estará adicionando vegetais à sua dieta sem nem perceber.

3. Também escolher legumes como enfeite

A preparação de vegetais não tem que ser incômoda para você. Assim, você sempre pode transformar em vegetais enlatados ou congelados, ambos muito fáceis de preparar e fáceis de adicionar a qualquer guisado ou salada, multiplicando a quantidade de fibras no prato.

4. Use frutas secas, sementes de chia ou flocos de aveia

Com estes truques simples, você adicionará muito mais fibras à sua dieta diária, tornando suas refeições mais saudáveis, sua saúde melhor e mantendo-o em um peso ideal. Escolha estes alimentos para fazer um lanche entre as horas e você estará dando ao seu corpo os níveis de fibra que ele precisa.

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