As vitaminas são substâncias inorgânicas que encontramos nos alimentos e que, embora em quantidades muito pequenas, são essenciais para as funções vitais do nosso organismo. Como o corpo não pode sintetizá-los por conta própria, precisamos fornecê-los por meio da dieta.

As recomendações para a ingestão de vitaminas usadas como referência são decididas com base nas quantidades que garantem a contribuição nutricional adequado para uma população específica. Seu objetivo é manter a saúde dessa população, mas também desenvolver políticas públicas de saúde que previnam as doenças carenciais. Por exemplo, o conhecimento desses dados permite orientar a suplementação às gestantes, por protocolo.

Para definir os valores das doses recomendadas, pressupõe-se que as necessidades individuais de cada nutriente seguem uma distribuição estatística normal ao nível da população. Em nosso país, fala-se de Ingestão de Referência Nutricional (INR) e estima-se que cobrem 97-98% da população.

As consequências da deficiência de vitaminas

As vitaminas são boas imprensa, nós os percebemos como positivos. E isso é algo que a indústria alimentar não esqueceu: enriquece todo o tipo de produtos com vitaminas para poderem engrandecer na embalagem que as contém. Isso pode nos levar a pensar que obter níveis adequados de vitaminas é complicado, mas não é. Na verdade, a maioria das frutas e vegetais, sem qualquer rótulo, contém mais vitaminas do que as prometidas pelo ultraprocessamento de plantão, e é aí que devemos procurá-las.

Existem doenças associadas às deficiências vitamínicas que hoje quase desapareceram no mundo industrializado: todos sabemos que a deficiência de vitamina C causa escorbuto e conhecemos as histórias de marinheiros que o padeceram em longas viagens, até descobrirem que levavam um carregamento de citrinos consumir durante a viagem, evitou a doença de forma simples e eficaz (e sem sucos embalados enriquecidos com vitamina C). devido a uma deficiência de vitamina A. . Nesses contextos, também podemos encontrar patologias cardíacas e nervosas causadas por uma deficiência de vitamina B1 (beribéri). Da mesma forma, todos os nutricionistas estudaram que a deficiência de vitamina B3 causa pelagra, mas quase nenhum de nós jamais viu um paciente com essa patologia em nossa prática profissional.

Em nosso contexto, apenas existem algumas vitaminas para as quais temos que prestar um pouco mais de atenção, e alguns deles apenas em períodos vitais específicos ou se sofremos de certas patologias. Também temos suplementos baratos e eficazes que nos permitem prevenir possíveis doenças derivadas de seus déficits, ou superá-los se já apareceram.

4 vitaminas cuja ingestão você deve monitorar

Vitamina D

Seu déficit é todo mais prevalente no mundo industrializado. Às vezes ficamos pouco expostos ao sol porque passamos muito tempo dentro de casa e porque quando saímos usamos protetor solar, que bloqueia a síntese de vitamina D. Bebês recém-nascidos, por exemplo, já estão fornece vitamina D durante os primeiros meses de vida, por protocolo.

O conselho para a população em geral é aumentar a exposição ao sol nas horas de menor radiação, de modo a não queimar e, se possível determinar por análise a níveis desta vitamina, e então considerar sua suplementação e em que dose. Não é prudente tomar suplementos de vitamina D sem orientação profissional, pois seu excesso pode ser prejudicial.

Onde é encontrada?

É a única vitamina cuja principal fonte não é a comida, mas síntese cutânea. No entanto, é encontrada em pequenas quantidades em alimentos de origem animal, bem como em cogumelos e gérmen de trigo.

Artigo relacionado

 menina no sol vitamina d

9 chaves para evitar deficiências de vitamina D


Vitamina B12

Sua deficiência é relativamente frequente, pois pode ser causada por vários fatores digestivos, como hipocloridia estomacal ou medicamentos que a causam (os conhecidos inibidores da bomba de prótons ou "protetores estomacais" ), uma ressecção intestinal ou outros problemas. Também é comum que apareça em idades avançadas.

Causa um tipo de anemia denominado "megaloblástica". As pessoas que precisam deles podem tomar suplementos, por via oral ou injetáveis ​​em alguns casos. É uma vitamina à qual, além disso, os vegetarianos devem prestar atenção especial, porque suas fontes são animais.

Como você a obtém?

Se você segue uma dieta vegetariana, precisa de um Suplementação diária ou semanal (2.000 microgramas).

Artigo relacionado

 Menina com maçã

Qual é o suplemento de vitamina B12 mais apropriado?


Vitamina B9 (ácido fólico)

O conhecido ácido fólico tem um papel importante, junto com a B12, no desenvolvimento da anemia megaloblástica e também é crucial na formação do tubo neural durante a gravidez : se a dieta da mãe for deficiente nessa vitamina, o feto pode desenvolver espinha bífida. Esta é a razão pela qual esta vitamina é suplementada por protocolo a todas as mulheres grávidas, e mesmo antes da concepção, se desejarem engravidar. É uma suplementação muito segura, econômica e eficaz e pode prevenir um defeito congênito grave.

Onde é encontrada?

Em frutas, vegetais, cereais grãos inteiros, nozes e legumes.

Vitamina K

Esta vitamina tem uma função importante na coagulação do sangue e deve ser controlada por pessoas que tomam medicação anticoagulante, uma vez que em altas quantidades pode interferir na eficácia de essas drogas. A população em geral que não toma anticoagulantes não precisa prestar atenção especial a isso.

Em que vegetais é encontrado?

Principalmente em vegetais de folhas verdes escuras (repolho, espinafre, acelga, alface ), crucíferos (brócolis, couve-flor), mirtilos.

Artigo relacionado

 Vitamina K, quais são os tipos e funções

5 coisas que você deve saber sobre a vitamina K


Vitaminas em abundância

O resto das vitaminas, em um contexto como o nosso em que a disponibilidade de alimentos é ampla, é raro que sejam deficientes ou que devam ser controladas dieteticamente, em tudo se a pessoa for saudável.

Comer uma dieta saudável é todo o cuidado que deve ser tomado a esse respeito. Mesmo em dietas que se desviam consideravelmente do padrão considerado recomendável, as deficiências de vitaminas além das já mencionadas são raras.

<! –

->

Comentarios

comentarios