Os problemas prostáticos afetam 50% dos homens acima de 60 anos . Enquanto o risco de aumento da próstata aumenta com a idade, algumas mudanças saudáveis ​​na dieta e no estilo de vida podem ajudar a reduzir os sintomas. Você quer saber quais são os melhores alimentos para uma próstata saudável? Continue lendo!

Alimentos que ajudam a controlar os sintomas da doença da próstata

Esses alimentos são dedicados a controlar sintomas como inflamação da próstata que causa maior frequência e desejo de urinate.

  • Tomates: rico em licopenos, que conferem a cor vermelha ou variantes diferentes. Possui poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Diferentes estudos associam a ingestão de licopeno a risco reduzido e aumento da prevenção de doenças que afetam a próstata.
  • Espinafre: fornecem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, especialmente ácido fólico ou vitamina B9. Atribuem-lhe propriedades anti-inflamatórias e antitumorais. Além de seu conteúdo em fibras, ao prevenir a constipação, reduz a inflamação da próstata. No entanto, eles têm um alto teor de ácido oxálico, portanto devem ser consumidos cozidos para evitar a formação de oxalatos.

Nutrientes que podem ajudar

Existem nutrientes que podem ser de grande ajuda, como vitamina C e zinco . A vitamina C é encontrada em muitos alimentos, enquanto o zinco não é tão frequente. No entanto, é importante consumir esses alimentos, pois, de acordo com um estudo da Clínica Mayo, os suplementos alimentares de vitamina C e zinco não demonstraram a mesma eficácia.

O zinco ajuda na produção de hormônios sexuais como testosterona e prolactina, melhora o desempenho sexual e regula as funções hormonais e o sistema sanguíneo, ajudando a diminuir a inflamação. A vitamina C promove a absorção do zinco.

  • Frutas cítricas: campeãs da vitamina C. Embora todas as frutas contenham uma parte dessa vitamina, as frutas cítricas são as mais ricas, com a vantagem de poderem ser consumidas. pedaços inteiros ou suco.
  • Amêndoas: são a melhor fonte de zinco, também contêm cálcio, gorduras saudáveis, fibras e proteínas. A quantidade tomada deve ser controlada, uma vez que 100 gramas de amêndoas contêm 610 Kcal. Outros alimentos ricos em zinco são flocos de aveia, peito de frango, fígado bovino e alguns frutos do mar.
  • Vinho tinto: Uma refeição saudável não seria completa sem um copo de vinho. De fato, consumir de quatro a sete copos de vinho tinto por semana reduz as chances de doenças da próstata. É por causa de seu conteúdo em resveratrol um flavonóide não encontrado em outras bebidas.

Agora você sabe como organizar seu menu com alimentos saudáveis ​​para a próstata. Bom apetite!

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