A constipação é uma daquelas desordens gastrointestinais que todos sofremos em algum momento, chegando a se tornar crônicas em alguns casos. É claro que uma dieta rica em fibras, que hidrata bem e se exercita regularmente contribui para melhorar este tipo de problemas, mas também que é necessário saber bem como comemos para evitar todos os alimentos adstringentes que os tornam piores

Neste artigo, coletamos os 5 alimentos que endurecem e retardam o trânsito intestinal e que devemos eliminar ou reduzir em nossa dieta diária, se não formos ao banheiro regularmente. Tome nota e aprenda a se alimentar bem assim você não tem que sofrer efeitos colaterais tão irritantes

A constipação é uma condição gastrointestinal que consiste em um desaceleração do trânsito gastrointestinal e que pode fazer com que nossas fezes sejam reduzidas para menos de três por semana e que estas sejam duras, secas e doloridas. A sensação é geralmente constante inchaço abdominal, além de dor nesta área e fechar como os quadris e tórax

A constipação é muitas vezes apenas um episódio e assim que a causa é detectada e um remédio é aplicado, ele desaparece. Outras vezes, é uma constipação associada a certos momentos, como a gravidez, durante a viagem, nos momentos após a cirurgia, uso de medicamentos como analgésicos ou antidepressivos, etc., e pode até ser uma constipação crônica, se for a situação se prolonga por muito tempo. Este último tipo de constipação sofre de cerca de 15% da população, sendo mais frequente em mulheres e adultos com mais de 65 anos.

5 alimentos que podem causar obstipação

Existe uma grande variedade de alimentos que causa constipação tornando as digestão mais lentas e o trânsito intestinal mais difícil . Entre elas estão substâncias como pectinas e taninos, além de cafeína, álcool, alimentos gordurosos, doces industriais e cereais refinados ricos em amido. Assim, entre os alimentos que endurecem e retardam este trânsito destacam-se:

1. Benefícios da banana

Este é um dos alimentos ricos em taninos que devemos evitar se sofrermos de obstipação. Embora seja altamente recomendado por ter potássio e ser o mais nutritivo, é melhor consumi-lo porque, se for verde, as digestão se tornam mais difíceis, diminuindo a velocidade e causando constipação. É por este motivo que se recomenda comê-lo sozinho, mastigando-o muito bem e sem combiná-lo com frutas ácidas, já que estas dificultam a digestão do amido e dos açúcares da banana.

A maçã

 propriedades da maçã

PosiNote || Shutterstock

A maçã descascada, ralada ou compota tem uma grande quantidade de taninos, sendo mais adstringente. Por outro lado, se o consumimos cru e com a pele, geralmente é um tratamento muito eficaz para tratar a constipação, uma vez que contém fibras insolúveis e ajuda no trânsito intestinal (19459004). Em geral, de uma forma ou de outra, a maçã é ideal para regular o intestino e você pode usá-lo para regular o trânsito intestinal e cuidar da saúde.

A cenoura

Assim como a maçã, os efeitos das cenouras na função intestinal variam, dependendo se ela é consumida crua ou cozida. Se consumida cozida, a cenoura se torna mais rica em pectinas e se torna adstringente. No entanto, se o consumir cru, favorecerá o trânsito intestinal para ter um alto teor de fibra insolúvel. É por isso que, se você tem problemas de constipação, será melhor comê-lo cru e aproveitar todas as suas propriedades para visão, pele ou sistema imunológico.

Pão branco

 pão menos engorda

Pão branco, cereais refinados e alimentos feitos com farinha branca são ricos em amidos e pobres em fibra uma combinação que causa problemas de constipação e estômago, diminuindo o movimento do intestino. Para evitar este tipo de consequências, é melhor optar por pão integral, centeio ou cereais.

Arroz branco

Este tipo de arroz é rico em amido, características que o tornam adstringente e imprudente no combate à prisão de ventre.

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