O microambiente intestinal e sua saúde são, atualmente, o centro das atenções de cientistas especializados no assunto. A razão é que este sistema complexo está ligado às funções digestivas do nosso corpo e à sua assimilação. Essas funções devem ser mantidas nas melhores condições para que o resto do corpo funcione corretamente. De acordo com muitos estudos, existem alimentos que facilitam a digestão e ajudam no trânsito e na assimilação de nutrientes, mantendo um equilíbrio adequado na população bacteriana natural do trato intestinal.

Alimentos que facilitam Digestão

A manutenção de uma flora intestinal saudável fortalece o sistema imunológico reduz a inflamação e os fatores de risco para câncer ou doenças cardíacas, além de reduzir significativamente o comprometimento cognitivo potencial. Alguns pesquisadores relacionam uma flora intestinal saudável a uma redução na depressão, ansiedade e outros tipos de distúrbios emocionais.

O iogurte é um produto lácteo muito rico em microorganismos que pode apoiar a saúde do trato intestinal. Ele contém 99% menos lactose do que muitos outros produtos lácteos, por isso é uma opção sem contra-indicações para um grande número de pessoas.

O alho é um prebiótico natural, muito rico em fibras alimentares não digeríveis e um de seus Propriedades é promover o crescimento de microorganismos benéficos no intestino. Também é capaz de limitar as fermentações intestinais que são as causas do inchaço e do mal-estar. O hábito de incluir um dente de alho na dieta é suficiente para desfrutar de seus benefícios.

Óleos e aditivos que melhoram a digestão

O vinagre de maçã é outro de alimentos que facilitam a digestão, porque é rico em enzimas naturais e micronutrientes que promovem assimilação saudável. Esse tipo de vinagre tem um aroma delicado e acidez menos acentuada do que as outras alternativas da mesa e pode ser usado em condimentos ou marinadas.

O gengibre, assim como o vinagre de maçã, é usado desde os tempos antigos por muitas civilizações que conheciam suas qualidades curativas. O gengibre é digestivo, reduz o desconforto gastrointestinal e também estimula o sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo. Ralado ou em fatias finas, é ideal para acompanhar peixes e enriquecer carnes e vegetais.

O óleo de coco é um dos melhores óleos para melhorar a digestão. Além disso, é uma excelente fonte natural de triglicerídeos de cadeia média, ou ácidos graxos, que ajudam eficientemente na absorção de vários micronutrientes.

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