De acordo com pesquisadores do Anderson Cancer Center, em Houston (EUA), os fatores genéticos hereditários são responsáveis ​​por 5-10% dos cânceres, enquanto as causas ambientais representa cerca de 90% dos casos.

Segue-se que uma porção significativa dos cancros (aproximadamente metade) pode ser impedida pela prática de hábitos saudáveis ​​. ] 10 estratégias para prevenir o câncer ” class=”lazyload”/>

5 hábitos saudáveis ​​que previnem o câncer

Ao falar sobre um estilo de vida saudável, a dieta é de vital importância, assim como o exercício físico ou o controle do estresse. 1 Peso em um trecho

Mantenha um peso saudável ao longo da vida . O sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de câncer e recorrências, uma vez que têm sido associados a uma inflamação sistêmica de baixo grau caracterizada por citocinas inflamatórias elevadas.

Esta condição está relacionada ao desenvolvimento de doenças, já que produz uma alteração do sistema imunológico .

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2. Exercício físico todos os dias

Realiza exercício físico diariamente. Ajuda a manter o bom tônus ​​muscular e reduz a gordura corporal .

A gordura está relacionada com até 33% dos cânceres de cólon, mama, rim e trato digestivo O tecido adiposo é hormonalmente ativo e seu excesso modifica o ambiente hormonal do organismo.

Há também evidências para recomendar o exercício físico durante o tratamento oncológico.

3. Pratique o relaxamento

Mantenha um bom gerenciamento do estresse . Dentro dos fatores ambientais, encontramos os fatores psicoemocionais, que também podem desencadear – devido à falta de controle do estresse – um processo de doença.

Daí a importância de executar práticas que ajudem a melhorar o gerenciamento desse estado, como mindfulness os banhos da floresta e um maior contato com a natureza.

 A técnica da caixa para relaxar em 5 minutos [19659013] 4. Menos açúcar </h3/>
<p> Evita açúcar e reduz o consumo de <strong> <a href=alimentos com alto índice glicêmico . Isso inclui sucos de frutas, bebidas esportivas açucaradas, mel, xarope de agave e outros adoçantes.

O adoçante recomendado é estévia e, ocasionalmente, açúcar de coco ou açúcar de palma. Um bom site para conhecer o índice glicêmico de alimentos é o índice glicêmico.

Uma metanálise de 2008, publicada em American Journal Clinical Nutrition associou uma dieta rica em alimentos com alto índice glicêmico com risco aumentado de câncer de cólon, bexiga e endométrio. e cânceres relacionados ao diabetes, enquanto uma dieta com baixo índice glicêmico de alimentos tem sido associada a um risco reduzido de câncer.

Um relatório de 2013 do Instituto Americano de Pesquisa do Câncer e do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer Internacional. , também recomenda reduzir o consumo de alimentos com alta carga glicêmica devido à sua relação no risco de câncer de endométrio.

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5. Mais vegetais

Faça uma dieta baseada principalmente em vegetais e frutas . Um estudo com 31.000 mulheres mostrou uma associação inversa entre o consumo de plantas e o risco de câncer de mama

. Uma metanálise concluiu que o risco de câncer de mama diminuiu significativamente em mulheres com alto consumo de câncer de mama. flavonol (cebola, couve, alho-poró e brócolis) e flavona (salsa, tomilho, aipo e orégano, entre outros).

Também tem sido relacionado com níveis reduzidos de fator de crescimento de insulina sérica ( IGF1), associado a alguns tipos de câncer

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Outros alimentos a considerar são plantas ricas em beta-caroteno como abóbora, cenoura e batata-doce. 19659005] Os vegetais crucíferos (repolho, couve-flor, brócolis, couve, couve de Bruxelas, couve-rábano, rabanete e agrião) parecem ser capazes de modificar o metabolismo dos estrogênios favoravelmente, e também têm já que reduzem a proliferação celular e inibem a expressão de uma prostaglandina inflamatória, a ciclooxigenase-2 (COX-2) nas células cancerígenas.



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