O corpo humano precisa de atividade física para que todos os seus órgãos e sistemas funcionem corretamente. Portanto, se mantivermos a mesma postura por um longo tempo, a tensão muscular aumentará, a circulação de fluidos corporais diminuirá e ocorrerá uma asfixia progressiva dos tecidos que levam à dor.

Evite dores musculares com exercícios e alimentos

1. Alongar os músculos

Se você passa o dia sentado no computador, tente levantar-se a cada 2 horas e estique os músculos. Você pode fazer uma pequena caminhada tentando liberar as áreas que você sente mais tensas.

Você também pode fazer alongamentos específicos; Existem exercícios projetados para serem executados na cadeira, no mesmo local de trabalho. Se você quiser ser mais discreto, subir e descer escadas pode ser muito eficaz.

2. Faça uma dieta anti-inflamatória

É conveniente reduzir ou evitar completamente a ingestão de carne vermelha, salsichas, produtos processados, laticínios e açúcar refinado, pois são alimentos que promovem inflamação dos tecidos.

Por outro lado, trata de aumentar o consumo de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (em nozes e sementes de linho) que reduzem a inflamação e, consequentemente, a dor.

3. Aumentar a ingestão de líquidos

Aconselho que você beba, além disso, dois litros de água por dia, em pequenas quantidades. A hidratação favorece a circulação sanguínea, também nas fibras musculares, e ajuda a prevenir contraturas. Ele incorpora o suco de limão no primeiro copo do dia, pois desativa os tecidos e reduz a inflamação.

Uma opção muito boa é beber chá verde durante todo o dia . Além de hidratar, possui uma poderosa ação antioxidante que protege contra certos tipos de câncer e mantém a saúde cardiovascular.

4. Uma infusão calmante

Faça uma infusão de extratos de camomila, maracujá, melissa e valeriana em partes iguais diariamente.

Esta combinação de plantas alivia a ansiedade e alivia a dor graças à sua ação anti-inflamatória e analgésico. Está provado que muitas dores e contraturas estão relacionadas ao grau de estresse sofrido.

5. Micronutrientes

Adicione um suplemento contendo 350 mg de magnésio e 15 mg de vitamina E à sua dieta diária. O magnésio ajuda a reduzir a hipersensibilidade à dor e também é um relaxante muscular, enquanto a vitamina E possui propriedades anti-inflamatórias e vasodilatadoras e atua como antioxidante celular.

    
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