O açúcar, além de afetar nosso peso, afeta o humor. Quando consideramos reduzir o consumo de açúcar, o processo de transição representa um desafio, já que teremos vários momentos com o desejo de consumir algo doce: como controlar os desejos de açúcar?

Dependência do açúcar existe, e seus efeitos são de tal impacto na saúde que é considerado um vício. O açúcar refinado gera uma dependência química no corpo, por isso sentimos a necessidade de consumi-lo diariamente, mesmo sabendo que não é o melhor.

Aqui estão algumas dicas para saber como controlar os desejos de açúcar ] Nós convidamos você a continuar lendo

Quais são as conseqüências de não controlar o desejo por açúcar

? Deterioração de dentes

Os produtos de açúcar alimentam bactérias que destroem o esmalte dos dentes.

Os responsáveis ​​pela cárie dentária são bactérias que se alimentam de açúcares simples. que produzem um ácido capaz de destruir o esmalte dentário como explica Carole Palmer, professora da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Tufts (EUA)

. Fome descontrolada

Cientistas americanos mostraram, depois de conduzir vários estudos, que a frutose (um tipo de açúcar simples) influencia a leptina, um hormônio que controla a sensação de fome . O consumo crônico de frutose causa resistência à leptina, o que contribui para que uma pessoa perca o controle da fome

. Ganho de peso

 Mulher em uma balança com uma maçã em uma mão e uma rosca na outra
Alimentos ricos em açúcares simples aumentam desproporcionalmente seu conteúdo calórico.

Vários estudos mostram que alimentos ricos em açúcares também é em calorias, mas tem pouca capacidade de satisfazer a fome . Por outro lado, produtos que contêm poucos açúcares contribuem para mudanças no corpo.

Segundo eles, pessoas que desejam perder peso são aconselhadas a começar reduzindo o consumo de alimentos ricos em açúcar embora cientistas eles também concordam que a obesidade é uma doença multifacetada e que não apenas o consumo excessivo de açúcares contribui para o seu desenvolvimento

. Diabetes

O principal fator causador do diabetes é o consumo de refrigerantes, bebidas energéticas, refrigerantes e doces. As pessoas que consomem uma ou duas latas dessas bebidas diariamente correm um risco muito maior de desenvolver doenças como a diabetes tipo 2.

Além do diabetes, o consumo de refrigerantes, sendo rico em açúcar, também causa ganho de peso.

Leia também: Como e por que reduzir o consumo de refrigerantes

5. Desnutrição

Pessoas que extraem 18% de suas calorias do consumo de açúcar sofrem deficiências de elementos essenciais para a saúde, como ácido fólico, cálcio, ferro e vitamina A e C.

para controlar os desejos de açúcar

1. Consumir mais proteína

 Alimentos proteicos para controlar os desejos de açúcar
Alimentos proteicos ajudam a controlar os picos de açúcar e os desejos

Substituir alimentos açucarados por proteína é uma das melhores maneiras de estabilizar os níveis de açúcar no sangue. De fato, dependendo da comida, uma refeição rica em proteína pode reduzir a absorção de açúcar e prevenir picos de glicose que, por sua vez, reduzem seus desejos.

Tomar mais proteína não significa que você tenha que comer bifes o dia todo Você também pode escolher leguminosas, lentilhas, feijões, peixe, ovos e produtos lácteos que também sejam boas fontes de proteína

. Aumentar a ingestão de fibras para controlar o apetite ao açúcar

As prateleiras dos supermercados estão cheias de alimentos ricos em fibras. Mas se você quiser se livrar dos desejos, você deve optar por alimentos que são ricos em fibras naturais solúveis, como nozes, sementes de linho, frutas vermelhas e cenouras.

comida diminui a taxa de digestão, que por sua vez estabiliza os níveis de açúcar no sangue. Este processo efetivamente reduz picos de açúcar, bem como o risco de diabetes

Outro benefício de dietas ricas em fibras é que você se sentirá saciado por mais tempo, já que a comida não é digerida tão rapidamente

3. Ele prefere comidas amargas

Quando você gosta de algo doce, uma das melhores maneiras de combater esse desejo é procurar rapidamente algo amargo. Além disso, muitos alimentos amargos são ricos em probióticos ou ácidos orgânicos, então você ajudará o crescimento de boas bactérias.

Adicionar limão ou lima à água também pode ajudar. Os ácidos desses frutos ajudam a retardar a digestão, mantendo os níveis de açúcar no sangue e impedindo a formação de picos.

Leia também: 8 alternativas naturais para substituir o açúcar

4. Descanse bem

 Mulher descansando na cama
Quando estamos cansados, tendemos a recorrer mais rapidamente a fontes de açúcar.

Quando estamos cansados, tendemos a ir a produtos açucarados para mitigar a exaustão. Portanto, se você garantir um bom descanso, estará eliminando um fator que estimula o consumo de açúcar.

Distrair para controlar os desejos de açúcar

Sempre que você desejar algo doce, tente pensar em outra coisa. Os desejos, em geral, têm uma duração de 10 a 20 minutos, por isso, se você conseguir se distrair, é provável que você saia. Quanto mais você colocar em prática esse hábito, mais fácil será livrar-se dos desejos indesejados.

Como você pode ver, o consumo excessivo de açúcar é prejudicial à saúde humana. Portanto, esperamos que essas 5 dicas para controlar o desejo por açúcar sejam úteis.

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