O tratamento para o inchaço dos tornozelos depende da sua causa. Se as lesões envolverem os ligamentos ou se houver incapacidade de se mover, é melhor procurar atendimento médico. Por outro lado, se for uma lesão menor ou a sua causa for a retenção de líquidos, basta aplicar algumas dicas para aliviar os tornozelos inchados em casa.

Esse sintoma geralmente afeta adultos mais velhos e mulheres grávidas. No entanto, também é comum em atletas ou pessoas cujos trabalhos envolvem esforço físico. Embora possa estar relacionado a dificuldades circulatórias, traumatismos e infecções, é quase sempre leve e pode ser melhorado com cuidados básicos. Tome nota!

5 dicas para aliviar os tornozelos inchados

Antes de aplicar qualquer recomendação para aliviar os tornozelos inchados é importante determinar a gravidade do sintoma. Se for um inchaço pontual, como aquele produzido pela manutenção da mesma postura ou pelo acúmulo de líquido, alguns exercícios e cuidados podem ser suficientes.

No entanto, se o sintoma for persistente ou acompanhado de dor, hematomas e dificuldades andar, entre outros, é essencial ir ao médico para lhe dar um tratamento mais adequado. O profissional pode determinar o tipo de lesão com um exame físico e testes como a radiografia do tornozelo. Vamos ver algumas dicas para aliviá-lo.

Levante as pernas

Se o trabalho exigir que permaneçamos em pé constantemente, levantar as pernas quando chegarmos em casa nos ajudará a reduzir o inchaço e o desconforto.

dos exercícios que ajudam a aliviar os tornozelos inchados é levantar as pernas acima do coração. Este movimento facilita a circulação das extremidades inferiores para o coração, que ajuda a reduzir a inflamação. Por sua vez, produz uma rápida sensação de alívio em caso de dor ou dormência.

O que você deve fazer?

  • Deite-se em uma superfície confortável, como uma cama ou um colchonete de yoga, e levante as pernas em direção ao corpo.
  • Deixe-os elevados por 10 a 15 minutos e descanse

Descubra: tornozelos inchados: 5 problemas de saúde

2. Exercício moderado

O exercício físico moderado tem efeitos terapêuticos nas lesões que produzem inflamação nos tornozelos. De fato, é um dos melhores hábitos para reativar a circulação sanguínea e prevenir a retenção de líquidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha a prática de 150 minutos de exercício moderado por semana

O que você deve fazer?

  • Se tiver uma lesão no tornozelo, consulte um médico ou fisioterapeuta sobre os exercícios que Ajude com a reabilitação.
  • Evite rotinas de alta intensidade até que a doença esteja completamente aliviada.
  • Opte por atividades moderadas, como caminhar, nadar ou alongar com um elástico.

3. Descanse para aliviar tornozelos inchados

 Mulher com dor no pé
Se o inchaço vem de alta atividade física, o repouso é a melhor recomendação.

Enquanto o exercício moderado ajuda a aliviar os tornozelos inchada, também é conveniente descansar alguns dias. Descanso diminui a pressão causada pelo peso corporal nos tornozelos. Além disso, contribui para o relaxamento muscular e promove a recuperação dos tecidos afetados.

O que você deve fazer?

  • Se você acabou de sofrer uma lesão no tornozelo ou entorse, descanse 2 ou 3 dias. incline-se em seu pé, use muletas.

Veja também: Tornozelos fracos: por que é isso? O que posso fazer?

4. Aplicar gelo

A aplicação de compressas de gelo pode ser muito útil no tratamento do inchaço nos tornozelos. O frio tem um efeito terapêutico que ajuda a diminuir a inflamação. Mesmo, a sua aplicação através de massagens acelera o alívio da dor, contusões e espasmos musculares.

O que você deve fazer?

  • Coloque vários cubos de gelo em um saco ou envolva-os em um pano limpo. ] Em seguida, aplique-o com massagens suaves nos tornozelos.
  • Deixe agir até sentir o pé entorpecido. Em seguida, descanse entre 2 e 4 horas antes de repetir o seu uso.
  • Prolongue o tratamento por 3 ou 4 dias, até que o inchaço seja controlado.

5. Use uma bandagem

 tornozelo enfaixado
O especialista pode recomendar a aplicação de uma bandagem para reduzir a inflamação e limitar o movimento da articulação por um tempo.

Bandagem do tornozelo afetado pode ser o melhor complemento para reduzir o inchaço e hematomas Antes de fazer isso, você pode aplicar uma massagem com pomadas ou óleos antiinflamatórios. É melhor manter o curativo por dois ou mais dias, dependendo da gravidade do inchaço.

O que você deve fazer?

  • Para começar, corte um travesseiro em forma de ferradura de um feltro. Em seguida, coloque-o em torno do lado de fora do tornozelo
  • Em seguida, enrole uma bandagem elástica sem apertar muito o tornozelo.
  • Se você tiver alguma dúvida sobre como fazê-lo, consulte o médico. A bandagem não deve bloquear o fluxo sanguíneo, pois pode piorar o inchaço.

Finalmente, lembre-se de melhorar sua dieta e evitar o consumo excessivo de sal. Este último pode dificultar o tratamento, pois afeta a retenção de líquidos. Além disso, consuma muita água e evite maus hábitos como álcool e tabaco

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