Você sente falta de dormir como um bebê? Uma das condições mais importantes para descansar é… fique calmo! Nestes tempos de estresse, emergências de trabalho e problemas familiares, você dorme pouco e mal. Segundo um estudo do Centro de Pesquisa Sociológica (CIS), apenas 35% dos espanhóis vão dormir às 23 horas e, para a Sociedade Espanhola de Sono, metade dorme mal. Claramente é difícil dormirmos se estamos nervosos . Aqui estão as cinco melhores dicas para um sono reparador.

Hábitos saudáveis ​​antes de dormir

Dormir saudável é um hábito que deve ser adquirido na infância . No entanto, a maioria dos pais não insere essas diretrizes simples para as crianças, como dormir sempre ao mesmo tempo e aprender a adormecer com um livro ou relaxar.

Por outro lado, dificuldades dormir se estivermos nervosos pode nos levar a recorrer a medicamentos em vez de adotar práticas que, se você tiver paciência e perseverança, em breve comprovarão sua eficácia. Aqui estão alguns bons exemplos:

  • Coma leve e silencioso. Faça um jantar leve pelo menos uma hora antes de dormir. Escolha pratos que consistem em proteínas e vegetais, sem carboidratos. A hora do jantar é geralmente o único dia em que toda a família se reúne; Deixe os sermões e as críticas por outro tempo. Evite café, álcool e cigarros antes de dormir.
  • Evite telas. As telas emitem luz azul, o que altera o ritmo do sono. Recomenda-se desligar as telas duas horas antes de dormir, para recuperar a produção de melatonina, que precisa de escuridão. Se você precisar trabalhar até mais tarde, instale um filtro laranja.
  • Crie um ambiente confortável. Ventile o quarto diariamente, mesmo que esteja frio. A temperatura interna deve estar fria. Se não puder contar com um quarto escuro e silencioso, use máscaras para os olhos e tampões para os ouvidos. Escolha fibras naturais para tecidos, como lençóis, cortinas ou tapetes; As fibras sintéticas são carregadas com eletricidade estática transmitindo íons positivos para o meio ambiente. Sempre cores claras e calmas.

Relaxamento antes de dormir, se estamos nervosos

Se, apesar de tudo isso chegar à hora de dormir e você se sentir nervoso, tente estas estratégias:

  • Relaxamento e meditação: aprendem e praticam técnicas de relaxamento, meditação ou auto-hipnose. Comece com um minuto de meditação e depois adicione mais tempo. Você também pode tomar um chá sedativo antes de dormir: valeriana, tília, maracujá e lúpulo são as ervas mais usadas.
  • Musicoterapia : Consulte seu médico para usar a música para dormir. Idealmente, sons relaxantes como tigelas tibetanas, sons da natureza ou sons binaurais podem ser usados.

Como você pode ver, dormir se estivermos nervosos não será possível se não acalmarmos nossos nervos. Você pode fazer isso seguindo estas dicas. Conte-nos a sua experiência!

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