Muitas mulheres quando engravidam são assaltadas pela questão de saber se devem ou não se exercitar. E é normal! Existem muitos estudos que sustentam que o exercício moderado tem muitos benefícios durante e após a gravidez, sim, desde que o seu obstetra lhe dê permissão para realizar este tipo de atividade.

Segundo a Associação Americana de Obstetras e Ginecologistas, o exercício moderado ajudará a reduzir as dores nas costas e ciática, fortalecer os músculos, melhorar a constipação, reduzir o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, prevenir o aumento peso excessivo e ajudá-lo a recuperar seu peso após o parto.

O mais importante é que você faça o exercício com segurança e saúde. Portanto, aqui estão 6 dicas que ajudarão a lidar com isso durante a gravidez:

  1. Realize exercícios moderados. Idealmente, você deve praticar pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana sem fadiga, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta estacionária. Isso significa que você pode conversar enquanto faz o exercício. E para aqueles que nunca se exercitaram antes? Você também pode fazer isso, mas deve começar progressivamente com 5 minutos por dia, adicionando 5 minutos por semana até chegar a 30 minutos. Atividades como yoga, pilates ou exercícios de Kegel também são recomendadas.
  1. Escolha roupas esportivas apropriadas. Com certeza, nos primeiros meses você pode usar sua roupa esportiva habitual, mas chegará a hora em que ela não valerá mais a pena. Recomendamos que você use roupas esportivas especializadas para mulheres grávidas, como Isabel Maternity, da Ingrid & Isabel, disponíveis na Target. Esta coleção adapta-se perfeitamente à sua barriga, evitando a pressão, graças à grande variedade de tamanhos que você pode encontrar em calças ou camisas ou jaquetas. Além disso, são muito confortáveis, funcionais, respiráveis, acessíveis e com designs muito elegantes. Indo para a moda!

  1. Evite exercícios de alto impacto ou mentirosos. São apenas alguns meses! Evite todas as atividades que possam comprometer sua gravidez, como esportes de contato, atividades nas quais você pode cair, como esquiar ou andar de bicicleta, atividades em ambientes quentes, como ioga quente ou Pilates e atividades que envolvem saltar ou levantar pesos pesados. Também evite fazer exercícios que envolvam deitado de costas. Esta posição permite que seu útero pressione uma das veias mais importantes do corpo que é responsável por trazer o sangue de volta ao coração.

  1. Permaneça sempre bem hidratado. Não se esqueça de levar sempre uma garrafa! É muito importante que antes, durante e após o exercício, você beba água. A água é essencial durante a gravidez, uma vez que ajuda a aumentar o volume plasmático e a manter a quantidade de líquido amniótico.

  1. Ouça e observe o corpo. É algo óbvio, mas muito importante! Para praticar esportes, consulte o médico se estiver muito cansado, cansado, com náusea, vertigem, dificuldade para respirar, dores incomuns ou perda de sangue.
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